Os 5 melhores filmes vikings que você deve assistir
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |

Muito embora a cultura nórdica nunca tenha saído de moda no mundo pop, a estreia de O Homem do Norte reacendeu o interesse do público sobre os povos escandinavos, suas tradições, crenças e todo o aspecto histórico envolvendo os guerreiros do norte e as invasões aos reinos europeus durante a Alta Idade Média.
- 15 séries históricas incríveis que você precisa assistir
- O Soldado que Não Existiu | A história real por trás do novo filme da Netflix
Basta ver o quanto de produções em diferentes meios temos falando sobre esse período. De séries como a própria Vikings aos videogames com Assassin’s Creed: Valhalla e o vindouro God of War: Ragnarok, a verdade é que o imaginário em torno desses povos nunca saiu de moda e o novo filme de Robert Eggers apenas reforça isso.
Assim, se você foi ao cinema e saiu empolgado com a saga de vingança do príncipe escandinavo e quer mergulhar um pouco na cultura nórdica, o Canaltech selecionou 5 dos melhores filmes vikings para você assistir. São títulos de gêneros bem diferentes e que mostram o quanto, mesmo em meio à neve e ao gelo, esses povos ainda são capazes de render muita coisa boa.
5. A Lenda de Beowulf
Uma das melhores formas de entender a cultura nórdica é a partir de seus mitos e contos. E um dos mais famosos até hoje é a história de Beowulf, um poema épico datado do século VII que conta a história de um herói lendário que habitou a região que hoje corresponde à Dinamarca — e a animação A Lenda de Beowulf reconta esse clássico de forma bastante fiel.
Lançado em 2007, um dos grandes destaques do filme foi a tecnologia utilizada, que transformou todos os atores em uma animação tão realista quanto estranha, mas que funciona dentro da proposta épica e mágica do conto original. Dirigido por Robert Zemeckis, o longa traz muito do imaginário escandinavo da época ao mostrar os feitos do herói Beowulf contra monstros e demônios em sua jornada para se tornar rei.
A Lenda de Beowulf está disponível na HBO Max e para compra e locação no iTunes, Google Play e Amazon.
4. Como Treinar Seu Dragão
Se você está mais interessado na ambientação escandinava do que realmente no aspecto histórico da coisa, a animação Como Treinar seu Dragão é uma ótima forma de se divertir com a temática nórdica — além de ser uma ótima maneira de apresentar todo esse universo de guerreiros viking para os pequenos, por exemplo.
A história aqui é bem simples: um jovem garoto filho do líder de uma vila viking que não leva muito jeito como guerreiro caçador de dragões e que, por isso mesmo, decide provar seu valor indo atrás da fera que contos dizem ser a mais letal e terrível. Contudo, ao encontrar o tal animal, percebe que as coisas não são bem assim e sua vida vira de cabeça para baixo quando uma amizade improvável surge a partir disso.
Como Treinar Seu Dragão está disponível na Netflix e para compra e locação no Claro Video, Google Play, Amazon e iTunes.
3. As Aventuras de Erik, o Viking
Essa é uma pequena trapaça, mas que vale muito a pena. Isso porque o clássico As Aventuras de Erik, o Viking é um filme muito complicado de se encontrar por não estar disponível em plataformas de streaming ou vídeos sob demanda, sendo mais fácil encontrá-lo em alguma locadora velha ou no acervo de algum colecionador. Ainda assim, ele é tão bom que merece seu lugar nesta lista.
Produzido pela icônica trupe do Monty Python, o filme traz a comédia típica do grupo ao explorar os costumes nórdicos a partir da figura de Erik, um guerreiro que mata uma mulher sem querer e que, a partir disso, precisa seguir em uma jornada pelos mares do Norte para encontrar um artefato místico. E tudo isso mesclando o bom humor com boas doses de absurdo e de um grande cuidado de recriar elementos históricos — assim como eles já tinham feito com A Vida de Brian e Em Busca do Cálice Sagrado, por exemplo.
Para isso, o filme se apoia em muitos dos contos escandinavos e no trabalho do diretor Terry Jones — que também escreveu um livro infantil baseado nessa história —, o que faz dessa interpretação viking algo bem peculiar.
2. O Guerreiro Silencioso
O Guerreiro Silencioso não é um filme tão conhecido por aqui, mas tem seu valor. Até porque ele é um filme dinamarquês protagonizado por um então não muito conhecido Mads Mikkelsen e que passou um tanto despercebido no Brasil.
Ainda assim, o longa é uma ótima forma de mergulhar nesse mundo nórdico pelo simples fato de ter sido produzido por um país que faz parte dessa história. Assim, acompanhamos a jornada de um guerreiro mudo de um olho só (Mikkelsen) que possui uma força absurda e, por isso mesmo, é temido por todos por ser considerado um guerreiro incontrolável.
Só que isso não o impede de ser capturado e ser feito de escravo por anos, até que finalmente consegue escapar com a ajuda de um garoto. Assim, ao lado desse aliado improvável, ele parte em uma nova jornada para saber quem realmente é.
O Guerreiro Silencioso está disponível no Prime Vídeo, NetMovies e no Looke.
1: O 13º Guerreiro
A última coisa que a gente pensa quando olha para o pôster de O 13º Guerreiro é sua relação com o mundo escandinavo, já que Antonio Banderas está bem longe de um guerreiro nórdico tradicional. Contudo, o filme é muito interessante justamente por mostrar um encontro de dois povos que quase nunca é retratado no cinema: os vikings com os árabes.
Assim, temos Banderas vivendo um nobre árabe que é exilado e acaba tendo contato com um grupo de nórdicos. O problema é que esses guerreiros estão enfrentando estranhas criaturas sobrenaturais e o herói se alia a eles na tentativa de acabar com essa estranha ameaça.
E por mais que a sinopse soe um tanto quanto absurda, ela tem um quê histórico interessante, já que é uma interpretação do poema de Beowulf, expandindo o conto original e abarcando outros povos e culturas à história.
O 13º Guerreiro está disponível no Star+.