Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Marvel Studios já está espalhando os mutantes pelo seu universo cinematográfico

Por| 27 de Fevereiro de 2020 às 12h13

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

Desde que o chefão do Marvel Studios, Kevin Feige, anunciou no meio do ano passado que “não tinha dado tempo de falar sobre os mutantes” durante a Comic-Con International: San Diego, todo mundo ficou com a “pulga atrás da orelha”. Afinal, o sonho de dez entre dez fãs dos X-Men é vê-los integrados ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês). Mas… E se isso já estiver acontecendo? É o que tudo indica e o Canaltech junta as peças para você.

Antes de mais nada, vale lembrar que Feige sempre conseguiu manter segredo sobre os filmes do Marvel Studios. Mas, agora, a situação é diferente: tem muito mais gente envolvida em um número maior de filmes, além das atrações no Disney+. O executivo anda bem mais atarefado ultimamente e houve grande aumento de pessoas na produção, desde o cabeleireiro até o figurinista.

Continua após a publicidade

Com isso, jornalistas que têm certo prestígio na indústria e conseguiram antecipar várias acontecimentos, a exemplo de Mikey Sutton e Daniel Richtman, têm falado sobre rumores que apontam para uma possível “invasão mutante” nos próximos meses.

Todas as próximas atrações devem mencionar mutantes

A começar pelo próximo longa do Marvel Studios, Viúva Negra, que estreia em abril. Este é o projeto mais longo atualmente em andamento, então é possível que ainda não faça parte da “ofensiva mutante” que Feige deve lançar a partir do verão estadunidense, em maio. Então, pode ser que na aventura de Natasha Romanoff tenhamos apenas alguma citação ou referência a um evento mutante.

Continua após a publicidade

Já em Falcão e o Soldado Invernal, previsto para agosto, a coisa deve ficar mais séria. Uma bandeira de Madripoor, uma famosa ilha fictícia que aparece recorrentemente nas histórias de Wolverine (ele chegou a morar lá por um tempo) e dos X-Men, foi flagrada durante as gravações do seriado. Veja abaixo a lua vermelha e a cabeça de um leão com uma estrela, que é o símbolo do país:

Há pouco tempo, tivemos a confirmação de que Novos Mutantes, filme que já está criando teia de tão atrasado, finalmente veria a luz do dia, também em abril, no mesmo mês de Viúva Negra. O título de “terror com super-herói” chegou a ser confirmado no MCU, mas posteriormente outras fontes disseram que ele somente “teria alguma conexão”, algo pouco relevante para a cronologia até agora.

Mais recentemente, aumentaram os boatos sobre uma possível participação de Patrick Stewart e Hugh Jackman como versões de seus personagens icônicos, Professor Xavier e Wolverine, em uma rápida aparição em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (previsto para 5 de maio de 2021). Eles estariam em uma das Terras paralelas do MCU, possivelmente a que vai abrigar tudo o que foi lançado pela Fox Films.

Continua após a publicidade

Já em janeiro, o vazamento que animou os fãs aborda a possibilidade de Vampira ser a grande antagonista de Capitã Marvel 2. Isso não somente seria muito fiel às revistas como também construiria um interessante background para as duas personagens no MCU.

E, nesta semana, Daniel Richtman afirmou que o personagem Wiz Kid, um mutante cadeirante criado no final dos anos 80 com poderes de manipulação de materiais inorgânicos, estaria confirmado em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (com lançamento marcado para 2021). É, meus amigos, a “invasão” já começou.

Continua após a publicidade

Mas como os X-Men seriam introduzidos?

Espalhar os mutantes pelo MCU e somente depois explicar a existência dos mutantes parece ser a decisão mais acertada aqui. Isso porque Feige vem mexendo na fundação desse universo com a chegada dos Eternos e será muito mais fácil explicar que os Filhos do Átomo já estão aqui — e multiplicando-se — do que dizer que eles vieram de outra dimensão, por exemplo.

Ao que tudo indica, Os Eternos deve mostrar porque a Terra é infestada de superseres e meta-humanos. Além dos experimentos de Celestiais e da presença dos Kree por aqui, pode ser que o MCU siga um soft reboot que a Marvel Comics realizou há dois anos: a Casa das Ideias revelou que o corpo de um Celestial foi absorvido pelo planeta — e isso seria a causa do gene X, que é a razão dos mutantes existirem.

Continua após a publicidade

Então, mostrar que os mutantes estão por aí em toda a parte pode nos dar realmente a sensação de que eles já existiam, mas que não faziam questão de serem notados. Além disso, a SHIELD e os Vingadores ficaram ocupados com suas próprias ameaças e poderiam não perceber que os “mutunas” vivem no planeta — afinal, se eles também não notaram os Eternos e, possivelmente, os Inumanos ou os heróis de rua da Netflix, isso não chega a ser um absurdo. E, veja bem, eles teriam tido contato íntimo com dois Filhos do Átomo, pois os “milagres” Wanda e Pietro Maximoff seriam revelados como Homo Superior.

Indo mais longe, poderíamos até mesmo acreditar que o Professor Xavier e outros telepatas tenham ajudado os mutantes a ficarem longe dos holofotes — e isso, por si só, já mostraria a extensão dos poderes do líder dos X-Men.

O mais provável é que Feige aos poucos jogue mutantes desconhecidos em várias atrações e traga algum conhecido de peso para aumentar a visibilidade. Como Deadpool 3 deve estrear em 2023, pode ser que vejamos uma grande parte da comunidade mutante aparecendo até essa data — e aí sim vermos a ascensão dos X-Men e a razão da equipe existir.

MCU será um lugar muito mais perigoso nos próximos anos

Continua após a publicidade

Mas por que os X-Men devem existir? Bem, inicialmente eles foram criados para ser uma escola e um abrigo para as pessoas que não são aceitas em sociedade, devido ao preconceito e discriminação contra os mutantes. Longe dos olhos do público, a equipe também era um grupo de combate aos terroristas Homo Superior. E isso deve ser mantido.

Para chegarmos a isso, é preciso lembrar da escalada de pânico vivida pela população mundial desde o primeiro filme do Homem de Ferro. A Terra sofreu várias invasões alienígenas (Vingadores, Capitã Marvel, Pantera Negra), teve um território basicamente dizimado e arrancado do solo (em Vingadores: A Era de Ultron), viu seus heróis lutarem contra si mesmos (Capitão América: Guerra Civil), sua maior organização de proteção cair (em Capitão América: Soldado Invernal e Agentes da SHIELD) e, mais recentemente, descobriu que o queridinho Amigão da Vizinhança é um (suposto) assassino e um garoto adolescente (Homem-Aranha: Longe de Casa).

A descoberta da existência dos Eternos e a possível chegada dos Inumanos não deve aliviar essa situação, ainda mais no caso de termos uma adaptação da saga Invasão Secreta, em que vários governantes, celebridades, heróis e vilões revelam-se réplicas criadas pelos extraterrestres Skrulls. Isso tudo deve aumentar exponencialmente a desconfiança da população diante dos superseres.

Continua após a publicidade

Com a manifestação de poderes mutantes sem controle e pessoas desfiguradas pelas ruas, o clima de tensão e ódio deve aumentar. E esse cenário seria perfeito para a introdução dos X-Men — e de uma certa família de heróis, pois o Quarteto Fantástico poderia representar “a família perfeita” e o rosto amigo que a sociedade vai precisar. Isso já naturalmente criaria um atrito entre os dois grupos… mas é papo para uma outra rodada.

E aí, convencidos de que já temos mutantes no MCU? Deixe sua opinião sobre isso!