Publicidade

Marighella é alvo de boicotes no IMDb — de novo

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Outubro de 2021 às 16h20

Link copiado!

Globo Filmes
Globo Filmes
Tudo sobre IMDb

Finalizado em 2018, mas com estreia marcada apenas para a semana que vem, Marighella é sem dúvidas um dos filmes nacionais mais esperados pelo público. Dirigido por Wagner Moura e tendo sua estreia no Festival de Berlim há dois anos, o longa está passando (novamente) por uma onda de boicotes virtuais, concentrada na plataforma IMDb, base de dados online de informação sobre cinema e televisão.

Até o momento desta publicação, o filme conta com mais de 33 mil avaliações de nota 1 no agregador do portal, contra menos de 11 mil que avaliaram a produção com uma nota 10. Em um índice final, o IMDb reconhece que apenas 23% do público gostou de fato de Marighella, o que afeta a nota final do título na plataforma, que registra 3,6 de 10 pontos.

Continua após a publicidade

É a segunda vez que isso ocorre com o filme de Wagner Moura. Em 2019, após a primeira exibição em Berlim, Marighella sofreu ataques envolvendo sua avaliação no IMDb, recebendo uma enxurrada de críticas baixas. Na ocasião, o filme teve menos de dois pontos em sua nota final, mas a plataforma logo interveio no caso e suspendeu as críticas, além de apagar várias delas de seus registros.

"Não vou entrar na lata de vermes política em que este filme se tornou, vou julgá-lo pelos seus próprios méritos: a atuação é muito fraca e a direção é a pior que já vi em algum tempo. O enredo é remendado, com atalhos que o confundem. Não há uma mensagem geral que este filme envie, por favor, assista a este filme, para que você possa ver com seus próprios olhos como ele é terrível", diz uma das avaliações de uma estrela no IMDb.

Continua após a publicidade

Estreia foi adiada diversas vezes

Marighella estava inicialmente previsto para ser lançado nos cinemas em 2019, mas sua data de estreia foi adiada diversas vezes, seja pela pandemia da covid-19 como também pelas burocracias envolvendo a Agência Nacional de Cinema (Ancine). Confira a sinopse oficial do longa:

"1969. Marighella não teve tempo pra ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar. Do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação. Em “Marighella”, filme dirigido por Wagner Moura, o inimigo número 1 do Brasil tenta articular uma frente de resistência enquanto denuncia o horror da tortura e a infâmia da censura instalados por um regime opressor. Em uma experiência radical de combate, ele o faz em nome de um povo cujo apoio à sua causa é incerto — enquanto procura cumprir a promessa de reencontrar o filho, de quem por anos se manteve distante, como forma de protegê-lo".
Continua após a publicidade

O filme é estrelado por Seu Jorge, Adriana Esteves, Ana Paula Bouzas, Bella Camero, Herson Capri, Humberto Carrão, Jorge Paz e Luiz Carlos Vasconcelos. A distribuição fica por conta da Downtown Filmes e Globo Filmes. 

Marighella chega aos cinemas em 4 de novembro.

Fonte: SBT