Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

La Casa de Papel Temporada 5 | Data de estreia, trailers, o que esperar e mais

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Agosto de 2021 às 20h00

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

Quem diria que uma das séries mais populares da Netflix não seria dos Estados Unidos? Quando La Casa de Papel chegou ao streaming em 2017, o sucesso foi instantâneo: de repente, todo mundo torcia para os vilões da história ao invés dos mocinhos — e mesmo que o show tenha dado o que falar na época, os spoilers permaneciam controlados, o que tornou o título ainda mais atrativo para quem não conhecia a trama.

Foram quatro temporadas repletas de aventuras, suspense e momentos de tirar o fôlego. Embora parte do público ache que a história devia ter acabado na segunda temporada, uma coisa é certa: não importa quantos episódios a Netflix lance, La Casa de Papel sempre terá um apelo popular. Com data marcada para chegar ao fim, a produção é uma das mais esperadas do ano e terá um lançamento mais do que especial: dividido em duas partes com um intervalo de três meses.

Continua após a publicidade

Pensando em aquecer as suas expectativas e te preparar para tudo o que está por vir, o Canaltech preparou um guia completo sobre tudo o que você precisa saber sobre a temporada 5 de La Casa de Papel.

ATENÇÃO! Essa matéria pode incluir spoilers das quatro temporadas de La Casa de Papel. Se você ainda não está em dia com a série, leia por sua conta e risco.

Continua após a publicidade

La Casa de Papel Temporada 5: elenco

O elenco da quinta temporada de La Casa de Papel permanece praticamente o mesmo, mas há alguns detalhes interessantes a serem discutidos: por mais que Nairóbi tenha falecido na quarta temporada do show, a atriz Alba Flores está creditada no primeiro episódio do Volume 1 da nova temporada. Não se sabe, no entanto, se a participação será algum tipo de flashback ou uma cena inédita que os fãs ainda não conferiram. Vamos esperar pra ver.

Entre os novos rostos no elenco, há os atores Patrick Criado, Miguel Ángel Silvestre e José Manuel Seda. O trio desempenhará papéis muito diferentes nos novos episódios, cujas participações desencadearão desdobramentos interessantes. Criado dará vida ao jovem Rafael, filho de Berlim, e é descrito como um rapaz de 31 anos que se graduou como engenheiro da computação no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês). Conforme revelado pela Netflix, ele "fará de tudo para ser um homem diferente do que seu pai foi".

Já vetereno da Netflix e estrela de Sky Rojo e Sense8, Silvestre fará sua estreia na trama espanhola como René, ex-namorado de Tóquio. Para quem não se lembra, logo na primeira temporada a personagem estava fugindo da polícia e escondida num trailer, triste porque acabara de presenciar o assassinato do amor de sua vida. Ela não sabe que ele ainda está vivo, o que indica que além da aparição de René ser um plot twist na história, ainda balançará o coração de Tóquio, visto que foi somente por conta dele que ela entrou na vida do crime.

Continua após a publicidade

Por fim, mas não menos importante, José Manuel Seda interpretará Sagasta em dois episódios da quinta temporada. O personagem é o comandante das Forças Especiais do Exército espanhol, descrito como um "líder natural" e "imbatível" quando coloca o uniforme. De personalidade muito forte e jeito frio, implacável e analítico, sua presença pode ajudar ou atrapalhar muito o andamento da missão dos nossos heróis na quinta temporada.

Na página oficial de La Casa de Papel no IMDb, a seguinte lista aparece relatando os nomes presentes na quinta temporada do show:

  • Úrsula Corberó como Tóquio
  • Álvaro Morte como Professor
  • Itziar Ituño como Raquel Murillo
  • Pedro Alonso como Berlim
  • Miguel Herrán como Rio
  • Jaime Lorente como Denver
  • Esther Acebo como Estocolmo
  • Enrique Arce como Arturo Román
  • Darko Peric como Helsinque
  • Alba Flores como Nairóbi
  • Fernando Soto como Ángel
  • Mario de la Rosa como Suárez
  • Paco Tous como Moscou
  • Hovik Keuchkerian como Bogotá
  • Rodrigo De la Serna como Palermo
  • Najwa Nimri como Alicia Sierra
  • Luka Peros como Marsella
  • Fernando Cayo como Coronel Tamayo
  • Antonio Romero como Antoñanzas
  • Olalla Hernández como Amanda
  • Carlos Suárez como Miguel Fernández
  • Patrick Criado como Rafael
  • Miguel Ángel Silvestre como René
  • José Manuel Seda como Sagasta
Continua após a publicidade

La Casa de Papel Temporada 5: enredo

"Quando você está presa há 100 horas, amarrada e a ponto de morrer [...] 100 horas parecem 100 anos", diz Tóquio na prévia liberada pela Netflix no início de agosto [topo desta matéria]. Basicamente, a nova temporada da trama espanhola seguirá os personagens numa emboscada quando o reservatório de águas pluviais foi descoberto, enquanto o Coronel Tamayo prepara o exército para entrar no Banco da Espanha. Além de se tratar de um dos momentos de maior incerteza para La Banda, a gangue está contra a parede e parece que chegou ao fim da linha.

A atmosfera de toda a quinta temporada de La Casa de Papel parece ser de tirar o fôlego. Com 28 segundos de puro suspense num teaser liberado em julho pela Netflix, a prévia é gravada em apenas uma imagem contínua e mostra o Professor amarrado em correntes que vão se revelando conforme a movimentação da câmera. Ele parece angustiado, e logo é mostrado a inspetora Alicia Sierra.

Continua após a publicidade

Na mesma ocasião, o serviço de streaming liberou a sinopse oficial da parte 5 da série:

"Já faz mais de 100 horas que a missão no Banco da Espanha começou. O grupo de assaltantes conseguiu resgatar Lisboa, mas não há motivos para comemorar — muito pelo contrário: o momento é de tensão e luto. O Professor foi capturado por Sierra e, pela primeira vez na vida, ele não tem um plano de fuga. E quando parecia que a situação não tinha como piorar, aparece um inimigo muito mais poderoso do que qualquer outro que já enfrentaram: o exército. O maior roubo da história está chegando ao fim — e aquilo que começou como um assalto está prestes a se transformar em guerra".
Continua após a publicidade

Preparem os lencinhos: as lágrimas estão por vir

O momento é de muita tensão, luto e despedida: o grupo ainda não se recuperou da morte de Nairóbi, mas não há tempo para chorar. Apesar de terem conseguido resgatar Lisboa, eles devem completar a missão de resgate do Professor, que pela primeira vez na vida não tem um plano cheio de detalhes e plot twists para ser salvo. O clima no trailer já é de despedida e além de diálogos emocionantes, como o do Professor com a equipe, dizendo frases como "é possível que seja a última vez que falo com vocês", a Netflix não economizou nas imagens com os personagens chorando e se abraçando.

Tóquio também chega a fazer menções à morte de Nairóbi, considerado um dos principais momentos da temporada anterior. Ao que tudo indica, será uma temporada de muitas emoções tanto para os fãs quanto para o elenco, que diz "adeus" a um dos maiores sucessos do serviço de streaming. "Decidimos trabalhar em um gênero bélico extremo e colocar o grupo em uma situação sem saída. No Volume 2, focamos mais na parte emocional dos personagens, é uma viagem sentimental que vai nos conectar diretamente com a despedida", revelou Álex Pina ao Adorocinema sobre a última temporada de La Casa de Papel.

Puro sigilo e ramificações dos acontecimentos

Continua após a publicidade

No mais, a Netflix está sendo muito econômica quando se trata dos acontecimentos previstos para a quinta temporada de La Casa de Papel — o que é compreensível visto que a série está se aproximando do fim e todo e qualquer spoiler pode ressoar como uma bomba. "O plano agora é resistir" se tornou a frase-chave da temporada final.

Entre as principais expectativas dos fãs, um dos maiores questionamentos das duas últimas temporadas é a gravidez da inspetora Alicia Sierra, que já está esperando o nascimento de seu bebê há algum tempo. A história da personagem pode ser repleta de altos e baixos nos novos episódios, visto que ela pode dar à luz a qualquer momento (considerando a duração do assalto) e sua fuga das autoridades da Espanha. Não se sabe ao certo, no entanto, o que a motivou a apontar uma arma para o Professor e o que pode resultar disso: uma chantagem para entrar no grupo ou o assassinato de um dos personagens mais queridos da trama?

Continua após a publicidade

La Casa de Papel Temporada 5: produção e mais detalhes

Uma das maiores curiosidades da quinta temporada de La Casa de Papel é justamente a decisão do streaming de dividi-la em duas partes. Seria essa uma escolha para adiar o clima de despedida para os fãs, talvez? O criador do show, Álex Pina, chegou a comentar esse formato de lançamento num comunicado oficial liberado pela Netflix:

"Quando começamos a escrever a Parte 5, no meio da pandemia, sentimos que precisávamos mudar o formato tradicional de uma temporada com dez episódios. Por isso, usamos todas as ferramentas que tínhamos à nossa disposição para criar a sensação de um final de temporada logo no volume 1".

A quinta temporada terá 10 episódios ao todo, com uma hora de duração cada. Cinco episódios serão liberados no Volume 1, enquanto o restante chega no fim do ano, no Volume 2.

Continua após a publicidade

La Casa de Papel e a pandemia da COVID-19

Assim como diversas outras produções, a pandemia da COVID-19 afetou fortemente a produção da quinta temporada de La Casa de Papel. Isso ficou muito nítido num vídeo liberado pela própria Netflix mostrando os bastidores do último episódio e a equipe gravando ainda sob as normas de higiene e distanciamento social.

Apresentado por Pedro Alonso, o Berlim, o vídeo percorre o set de filmagens da última temporada da série e interage com todos os envolvidos na produção — enquanto cria situações de humor pelo ator ter um péssimo senso de direção no meio de tantos cenários. Na mídia, também é possível ver o elenco fotografando as imagens promocionais da Parte 5.

Continua após a publicidade

La Casa de Papel Temporada 5: data de lançamento

Vale destacar que, uma vez que La Casa de Papel se trata de um conteúdo com o selo original do streaming, a nova temporada chegará ao catálogo global ao mesmo tempo, em todos os territórios. Sendo assim, a primeira parte da 5ª temporada de La Casa de Papel chega à Netflix em 3 de setembro às 4h (horário de Brasília). Para os demais fusos do Brasil, é importante atentar-se nos seguintes horários:

  • 5h FNT (Fernando de Noronha)
  • 3h AMT (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul)
  • 2h ACT (Rio Branco)

A segunda parte da temporada 5 de La Casa de Papel também já tem data confirmada para chegar à Netflix: dia 3 de dezembro, às 4h (horário de Brasília). Mesmo com a continuação já batendo à porta, você pode maratonar a série completa na Netflix.