Globo de Ouro | NBC desiste da transmissão em protesto contra a organização
Por Felipe Gugelmin • Editado por Claudio Yuge |

Uma das maiores redes de televisão dos Estados Unidos, a NBC revelou nesta segunda-feira (10) que desistiu de transmitir a cerimônia do Globo de Ouro em 2022. A decisão surge em protesto contra a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), entidade organizadora do evento, após uma reportagem do Los Angeles Times revelar que não havia negros entre seus membros.
- Oscar 2021 | As surpresas e as decepções da cerimônia
- 5 filmes vencedores do Oscar para assistir no Disney+
- 5 filmes vencedores do Oscar para assistir no Paramount+
Publicada em fevereiro deste ano, a matéria mostra que atualmente a HFPA possui um total de 87 membros — entre eles, uma ex-Miss Universo, uma socialite conhecida por seu gosto por peles e joias e um ex-fisiculturista russo que estrela em filmes de baixo orçamento. A reportagem também revelou que é costume que integrantes da organização representem diversos países, mesmo aqueles com os quais não possuem nenhuma ligação.
A NBC afirma que está disposta a repensar seu posicionamento, mas somente se o grupo conseguir provar que realmente está comprometido com as mudanças profundas com as quais se comprometeu após a reportagem do Los Angeles Times. “No entanto, uma mudança dessa magnitude exige tempo e trabalho, e sentimos fortemente que a HFPA precisa de tempo para fazer isso da forma certa. Assim, a NBC não vai transmitir o Globo de Ouro de 2022”, afirma o comunicado emitido pela empresa.
Promessa de mudanças profundas
Além da transmissora, empresas como a Netflix e a Amazon anunciaram que cortaram laços com a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. No início de maio, o quadro de diretores da HFPA decidiu iniciar uma grande reforma estrutural, que envolve a admissão de 20 novos membros ainda em 2021, com foco específico no recrutamento de pessoas negras. Além disso, a associação eliminou o requisito que obrigava os candidatos a morar na Califórnia e expandiu a escolha para jornalistas que não trabalham em meios impressos.
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
A HFPA também instituiu um novo código de conduta que proíbe o recebimento de itens promocionais e vai mudar a maneira como viagens de cobertura são realizadas e afirmou que vai instituir um novo tipo de gerência com características mais profissionais. No entanto, o anúncio não foi o suficiente para aplacar as críticas de atores como Mark Ruffalo, Jeniffer Aniston e Scarlett Johansson, e a desistência da NBC — uma das mais tradicionais parceiras do evento — traz um duro golpe para o futuro do Globo de Ouro como premiação.
Fonte: CNET, Los Angeles Times