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Fórmula E apresenta “o carro de corrida mais eficiente do mundo”

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Maio de 2022 às 12h50

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Divulgação/Fórmula E
Divulgação/Fórmula E

A experiência de sustentabilidade e velocidade da Fórmula E promete se tornar ainda maior com a apresentação do que a organização da categoria chamou de “o carro de corrida mais eficiente do mundo”. Os novos monopostos, que serão usados a partir da próxima temporada da modalidade, têm novo design e prometem ser até quatro segundos mais velozes que os atuais.

A inspiração aerodinâmica vem dos jatos de combate, com os veículos que serão usados pelas equipes deixando de lado as calotas e proteções nas rodas para assumir um design com arestas pontiagudas e asas diagonais frontais e traseiras. A referência também se traduz em um carro mais leve e rápido, que consome menos energia em um motor elétrico de 350kW, capaz de atingir até 320 quilômetros por hora.

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A promessa da Fórmula E é de uma competição com ainda mais ultrapassagens a partir de 2023, com um carro estável e focado nas corridas de rua que compõem boa parte das provas da categoria. A apresentação do novo carro, inclusive, aconteceu em uma das provas desse tipo mais prestigiadas do mundo, o ePrix de Mônaco, que aconteceu no último sábado (30).

O foco na sustentabilidade vem com as estatísticas da unidade de potência, com os novos motores capazes de converter 90% de sua energia em poder mecânico, contra apenas 40% de um componente convencional. Além da bateria em si, o carro também reaproveitará a energia dos freios dianteiros e traseiros, com estes, inclusive, não contando mais com versões hidráulicas como acontece até esta temporada.

Além disso, a organização da categoria também pensou no reaproveitamento, com um planejamento de segunda vida para baterias, pneus e componentes usados na Fórmula E. Eles usam mais materiais reciclados e naturais, inclusive com partes dos atuais carros de segunda geração sendo usados para compor os veículos da terceira.

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A ideia é atingir um ideal de emissão zero de carbono, sendo a primeira categoria de automobilismo a fazer isso.

Corridas roda a roda

As novidades empolgaram os pilotos, que já estão acostumados às ultrapassagens e disputas agressivas e gostam da ideia de que isso aconteça mais e mais. Mesmo sem as proteções nas rodas e com mais cara de monopostos, os carros de terceira geração da Fórmula E prometem competições mais ágeis e ultrapassagens bonitas.

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Os chassis e as especificações dos carros são as mesmas para todas as equipes, o que faz com que elas sejam parelhas e acirrem a disputa. Além disso, existem zonas especiais de ataque que fornecem poder adicional para a bateria, enquanto os fãs também podem votar em seus pilotos preferidos para que eles tenham vantagens especiais.

Como sempre, o objetivo da competição é demonstrar o potencial dos veículos elétricos e empurrar toda essa indústria para a frente. Um dos focos principais, por exemplo, está nos sistemas de reaproveitamento de energia, com a dinâmica vistas nas pistas sendo estudada de perto para aplicação em carros de passeio.

Hoje, dois brasileiros correm na Fórmula E: Sérgio Sette Câmara e Lucas di Grassi. A categoria também tem veteranos da F1 como Antonio Giovinazzi, Pascal Wehrlein e Jean-Éric Vergne, o único bicampeão da categoria.

Fonte: Formula E #1, #2