Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Flamin' Hot | Conheça o filme que conta a criação do Cheetos Picante

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Junho de 2023 às 13h00

Link copiado!

Divulgação/Star+
Divulgação/Star+

Aguardado por muitos, o filme Flamin'Hot: O Sabor que Mudou a História finalmente chega ao streaming do Star+ no dia 9 de junho, contando a trajetória de Richard Montañez, um zelador da Frito Lay que transformou o icônico salgadinho Flamin' Hot Cheetos em um fenômeno de vendas.

A obra é baseada em fatos verídicos e no livro Um menino, um burrito e um biscoito: de zelador a executivo, escrito pelo próprio Montañez. Na obra ele conta como, por meio das suas raízes mexicanas, decidiu acrescentar pimenta na receita original do salgadinho e o transformou em um dos mais consumidos do mundo.

Continua após a publicidade

O livro e o filme também retratam como o, então, faxineiro ascendeu na empresa e chegou ao cargo de diretor de marketing multicultural da Frito-Lay. Confira a sinopse oficial:

"A história de Richard Montañez, o zelador da empresa de salgadinhos Frito Lay, da PepsiCo, que canalizou sua herança, cultura e culinária mexicano-americana junto com sua família, para criar o Flamin' Hot Cheetos, um sabor de lanche rápido que revolucionou a indústria alimentícia e se tornou um fenômeno global no ramo."

Quem está no elenco de Flamin' Hot?

Para dar vida a essa história, o longa contou com Jesse Garcia (Narcos: México) como o protagonista e Annie Gonzalez como sua esposa. Além deles, completam o time Dennis Haysbert (Lúcifer), Emilio Rivera (O Padrinho) e Tony Shalhoub (Carros).

A direção ficou com Eva Longoria, atriz que já participou de Brooklyn Nine-Nine e Desperate Housewives. Em entrevista à imprensa dos Estados Unidos, ela contou que dirigiu o filme em meio à pandemia do coronavírus e que acredita que a trama surpreenderá o público.

"Tenho Flamin' Hot para ser lançado, esse é o outro longa-metragem que também dirigi durante o COVID. É fantástico, um filme biográfico sobre Richard Montañez, o homem que criou o Flamin' Hot Cheetos. É uma história linda e inspiradora e não é o que você espera. Não é o que você pensa."
Continua após a publicidade

Flamin' Hot destaca latinos frente às câmeras

Outro ponto que chama atenção no filme do salgadinho Flamin Hot Cheetos é o fato dele retratar a cultura latina dentro dos Estados Unidos. Assim como o protagonista do filme, a diretora Eva Longoria também tem raízes mexicanas, e comentou o assunto com a imprensa local.

“Agora todos podem celebrar a alegria, o poder e o coração deste filme que também eleva os latinos tanto na frente quanto atrás das câmeras”.

A história real do inventor do Flamin Hot Cheetos

Continua após a publicidade

Apesar de Montañez garantir que foi o inventor do Flamin Hot Cheetos, ainda não há um consenso de que ele realmente seja o "pai" do salgadinho apimentado. Isso porque em 2021 surgiram algumas controvérsias na história do ex-zelador, quando uma denúncia foi veiculada alegando que ele não tinha tanto envolvimento na criação do novo sabor do Cheetos.

No mesmo ano, um relatório investigativo produzido pelo veículo estadunidense Los Angeles Times garantia que o funcionário não participou da criação do lanche. O documento foi produzido com base em entrevistas de mais de uma dúzias de ex-funcionário da Frito-Lay e em registros de arquivos da empresa. A própria companhia enviou um comunicado ao veículo.

"Nenhum de nossos registros mostra que Richard estava envolvido de alguma forma no mercado de testes Flamin' Hot. Entrevistamos várias pessoas que estiveram envolvidas no mercado de teste, e todas elas indicam que Richard não estava envolvido em nenhum cargo no mercado de teste. Isso não significa que não celebramos Richard [...] mas os fatos não apoiam a lenda urbana."
Continua após a publicidade

A investigação, no entanto, apontou que Montañez estava envolvido no lançamento de outro produto, o Sabrositas, que era direcionado para o público latino e incluía Flamin' Hot e Chile Fritos.

Apesar disso, Montañez continuou mantendo sua versão e escrevendo seu segundo livro de memórias, o Flamin' Hot: The Incredible True Story of One Man's Rise from Janitor to Top Executive (sem título em português).

Na época da reportagem (em 2021), Richard chegou a postar um vídeo em suas redes sociais onde comentava o fato. Na publicação ele dizia:

Continua após a publicidade
"Eu quero que você faça isso: escreva sua história, porque se você não o fizer, outra pessoa o fará. Lembre-se disso. E lembre-se também disso, a melhor maneira de destruir uma mensagem positiva é destruir o mensageiro. Nunca permita que isso aconteça com você. Eu certamente não vou permitir que isso aconteça comigo."

De acordo com ele, o filme passará a importante mensagem de que é sempre importante registrar a sua história e seus feitos. Atualmente Richard dá palestras sobre o tema e tem em seu Instagram mais de 83 mil seguidores (até o fechamento dessa publicação).

Quando e onde assistir à Flamin'Hot: O Sabor que Mudou a História?

Continua após a publicidade

Quem ficou empolgado com a trama e com as polêmicas e deseja ver o filme, poderá assisti-lo a partir do dia 9 de junho no Star+.