Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ex-Rappa Marcelo Falcão inova e lança clipe inédito em realidade virtual

Por| 20 de Agosto de 2021 às 12h40

Link copiado!

Divulgação/Marcelo Falcão
Divulgação/Marcelo Falcão

Marcelo Falcão, o lendário ex-vocalista do grupo carioca O Rappa, lança nesta sexta-feira (20) o clipe de seu novo single, “Em busca da luz”. O que a princípio seria apenas mais um lançamento de um artista consagrado, acaba sendo bem mais que isso e ganha ares tecnológicos graças à realidade virtual.

O vídeo de pouco menos de quatro minutos de duração pode ser explorado em 360° direto no YouTube e a experiência fica ainda mais divertida e imersiva quando vista com o apoio de algum dispositivo apropriado, como um óculos VR. Assistir no PC ou no celular “puro” mesmo, entretanto, também consegue entregar um alto grau de exploração virtual.

O vídeo de “Em busca da luz” está repleto de ilustrações que, apesar do apelo tecnológico, foram feitas de maneira totalmente analógica. Os responsáveis pelas imagens que permeiam toda a exibição são os artistas Camila Duarte e Rafo Siqueira. A direção de arte do clipe ficou por conta de Gabriel Tatu Otero, da Colla ART.

Continua após a publicidade

Como de praxe em clipes de 360°, aqui também a ideia é dar autonomia ao espectador, que pode escolher para onde olhar durante a reprodução como se estivesse passeando presencialmente por uma sala de exibição multimídia.

Tecnologia e engajamento

E a pegada aqui tem um apelo conectado não apenas com as novas tecnologias, mas também com as discussões do nosso tempo. A canção e o clipe trazem referências claras a questões sociais atuais, como a crise gerada pela pandemia da COVID-19 e o movimento Vidas Negras Importam.

Continua após a publicidade

Para Falcão, cuja trajetória artística está repleta de alguns marcos da história videomusical brasileira, como o premiadíssimo clipe de “Minha Alma”, de 2001, aproveitar novas tecnologias para misturar arte e questões sociais é um caminho natural.

“A tecnologia tem avançado muito e cada vez mais rápido. Acredito que seja natural acabar integrando ela a todas as áreas de trabalho”, comenta o artista em conversa com o Canaltech. “E nada melhor do que trazer a inovação tecnológica junto com a inclusão social, que é a base desse novo trabalho”, complementa o antigo frontman d’O Rappa.

O vídeo traz ainda uma parceria com o PicPay que permite os espectadores usar QR Code exibido na tela para realizar doações à Central Única das Favelas, a CUFA, organização não governamental que trabalha na capacitação de pessoas oriundas das periferias de diversas cidades brasileiras.

O clipe de “Em busca de luz” já está disponível no YouTube e parte do valor arrecadado com as visualizações também será destinado à CUFA.