Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Drácula: A Última Viagem do Demeter | Navio existiu de verdade?

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Agosto de 2023 às 19h05

Link copiado!

Divulgação/Dreamworks Pictures
Divulgação/Dreamworks Pictures

Mesclando fantasia e terror, o longa Drácula: A Última Viagem do Demeter chega aos cinemas brasileiros no dia 24 de agosto contando a história de um navio e seus marujos que, além de enfrentar os perigos do mar, ainda têm que lidar com a presença do vampiro mais temido de todos os tempos. O tal navio que ganha protagonismo na trama é Demeter, uma embarcação de madeira criada por Bram Stoker e totalmente ficcional.

Feito com o intuito de transportar cargas e objetos, ele é usado para levar algumas caixas da Romênia para Londres, mas nunca chega ao seu destino final, pois é devastado, junto com a tripulação, por Drácula.

Continua após a publicidade

Apesar de se parecer muito com navios usados no século 19, época em que se passa o filme, Demeter não foi inspirado em nenhuma embarcação específica e é totalmente fruto da imaginação de Bram Stoker. O autor o descreve com mais detalhes no capítulo The Captain’s Log, do seu livro Drácula, e foi justamente essa parte do clássico que serviu de inspiração para o diretor noroguês André Ovredal e a Dreamworks Pictures criarem a história do filme.

Vale dizer também que o nome Demeter não foi escolhido aleatoriamente. Na mitologia grega, ele diz respeito à deusa da agricultura, responsável pelo cultivo de grãos e que detém o ciclo da vida e da morte. Fazendo uma comparação simples, vemos que o navio de Stoker é responsável por transportar cargas, geralmente de grãos, de um país para outro e ainda está atrelado ao fim da vida dos seus tripulantes.

Qual é a história de Drácula: A Última Viagem do Demeter?

Estrelado por Javier Botet no papel de Drácula, o longa conta a história de um grupo de marinheiros comandados pelo capitão Eliot (Liam Cunningham) que embarcam no Demeter para transportar uma carga rapidamente e ganharem uma boa quantia de dinheiro. Quem também entra na embarcação é Clement (Corey Hawkins), um médico negro inglês que, apesar da boa educação, não consegue emprego na área devido à sua cor de pele.

Afoito para voltar ao seu país, ele também parte com os outros e se surpreende ao descobrir que, em uma das caixas, havia uma mulher quase morta. Ele cuida dela e, depois de se recuperar, a tal moça conta a todos que o mal também embarcou com eles. Esse mal é ninguém menos que Drácula, um vampiro com sede de sangue que fará a vida de cada um deles um inferno.

Continua após a publicidade

Com bons momentos de sustos e cenas dramáticas bem construídas, Drácula: A Última Viagem do Demeter aposta na novidade, já que conta um capítulo da história pouco conhecido pelo público. No elenco ainda estão David Dastmalchian, Chris Walley e Aisling Franciosi. Quem quiser dar uma chance à história, pode assisti-la nos cinemas.