Publicidade

Documentário usa realidade virtual para levar público às ruínas de Chernobyl

Por| 04 de Dezembro de 2015 às 13h21

Link copiado!

Documentário usa realidade virtual para levar público às ruínas de Chernobyl
Documentário usa realidade virtual para levar público às ruínas de Chernobyl

Já vimos a realidade virtual ser usada para nos levar ao mundo de jogos ou criar universos fantásticos do cinema. No entanto, a tecnologia tem potencial para fazer muito mais que isso. Afinal, a ideia de levar o usuário a visitar diferentes locais sem sair do lugar pode ser aplicada também em trabalhos mais documentais, conduzindo-o a lugares do nosso planeta que você nunca imaginou visitar — incluindo alguns bem perigosos e desolados.

É mais ou menos isso o que o estúdio polonês Farm 51 quer fazer. Com o chamado Chernobyl VR Project, a produtora quer se aproveitar da tecnologia para levar as pessoas a conhecerem a famosa cidade-fantasma que foi destruída após um acidente em uma usina nuclear. Varrida pela radiação, tudo o que restou em Chernobyl foi o abandono e uma paisagem digna de um filme pós-apocalíptico. E, se tantas pessoas se empolgam com o universo dos jogos Fallout, por que não usar o VR para passar por um lugar em que aquilo realmente aconteceu?

Para esse ousado projeto, o Farm 51 conseguiu acesso especial para entrar na chamada Zona de Exclusão de Chernobyl e capturar imagens bastante raras que mostram o que restou do lugar após o incidente de 1986. Foram dezenas de horas no local para fotografar e filmar a paisagem em alta definição e capturar todos os detalhes do cenário de desolação. Todo o material foi escaneado e usado para criar um mundo tridimensional no qual as pessoas vão poder passear pela área restrita como se estivessem lá — mas sem se preocupar com qualquer vestígio de radioatividade.

Continua após a publicidade

Só que a ideia do Chernobyl VR Project não é ser apenas um Google Street View pós-apocalíptico. Na verdade, a proposta do estúdio é fazer um documentário baseado em realidade virtual. Isso significa que há uma linha narrativa a qual o público deve acompanhar e, pelos olhos de um sobrevivente, vão passeando pelas ruínas da usina e da própria cidade-fantasma. Isso é algo que certamente vai despertar a atenção e a curiosidade de muita gente, já que o acidente ainda é bem marcante e repleto de muitas lendas e especulações, mesmo depois de quase 30 anos.

Por enquanto, o projeto ainda não tem data para ser lançado. No entanto, a Farm 51 revelou que a ideia é lançar o documentário para as várias plataformas de realidade virtual do mercado; o que significa que esse passeio macabro deve funcionar tanto no Gear VR, lançado pela Samsung há algumas semanas; quanto nos vindouros Oculus Rift, PlayStation VR e Valve Vive.

Fonte: The Farm 51 (YouTube), Game Informer