Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dirty John | O que é verdade e o que é ficção na série criminal da Netflix?

Por| 01 de Setembro de 2020 às 12h49

Link copiado!

Divulgação: Netflix
Divulgação: Netflix
Tudo sobre Netflix

Em agosto, a série Dirty John, produção de crime real original da Netflix, ganhou uma nova temporada para contar a história de um crime diferente. Porém, muitas pessoas começaram a maratonar a trama agora, descobrindo com a primeira temporada todos os abusos cometidos pelo golpista John Meehan, que na vida real enganou várias mulheres e tornou a vida delas um inferno.

A série mostra como Meehan (interpretado por Eric Bana) conheceu Debra Newell (Connie Britton) e o desenrolar de uma história tão bizarra quanto assustadora que aconteceu de verdade, há quatro anos. Mas, para adaptar um caso real para a ficção, nem tudo o que é mostrado realmente é o que aconteceu, e nem tudo o que de fato aconteceu é escolhido para entrar na trama.

Continua após a publicidade

Se você começou a assistir à série agora e está se perguntando o que é real e o que é ficção na primeira temporada de Dirty John, o Canaltech preparou uma lista com os detalhes principais do que aconteceu e o que foi inventado na produção.

Atenção: esta matéria contém spoilers da primeira temporada de Dirty John!

A história

Continua após a publicidade

Dirty John é uma série original da Netflix, mas foi adaptada do podcast homônimo de true crime, que, por sua vez, foi inspirado em uma série de artigos que Christopher Goffard escreveu para o L.A. Times. Na trama da plataforma de streaming, acompanhamos a história de quando John Meehan, então com 55 anos, conheceu Debra Newell em um aplicativo de paqueras, ainda em 2014.

Logo de início, as filhas de Debra não gostam de John e suspeitam que havia algo de errado com ele. Ao longo de dois anos, a série mostra como todas as trapaças e todos os seus crimes do homem foram descobertos para, então, fechar com as consequências que tudo isso levou: a morte de John.

O que é real?

Muitos detalhes e acontecimentos foram retratados fielmente pela série da Netflix, veja quais são:

Continua após a publicidade

1. A irmã de Debra, infelizmente, foi assassinada pelo marido

A história de Dirty John traz um fato triste, que em determinado momento é usado por John para provocar a família de Debra. Cindi, sua irmã, foi assassinada pelo próprio marido, Billy, com o drama sendo mostrado na série e parcialmente reconstituído.

Outro fator dessa história que também foi mostrado fielmente foi o fato de que a mãe de Debra e Cindi, Arlane Hart (Jean Smart), perdoou o genro pelo assassinato da filha, dizendo que ainda o ama e testemunhando a favor do assassino por acreditar que ele "não estava bem da cabeça".

2. As mentiras de John foram exatamente as mesmas

Continua após a publicidade

Para mostrar quem John Meehan realmente era, a trama decidiu retratar fielmente todas as mentiras do sociopata, como fingir ter ido trabalhar no Iraque como médico ou ainda contar que era um médico anestesiologista, quando na verdade era enfermeiro especializado. Com essa mentira, ele aproveitava para roubar remédios dos hospitais em que trabalhou, tornando-se viciado nessas drogas.

3. John roubou o carro de Debra para incendiá-lo

Na série, revoltado por Debra terminar a relação pela segunda vez, John rouba o carro da então esposa para colocar fogo nele. Isso realmente aconteceu, em agosto de 2016, e, assim como na trama, ele foi visto em câmeras de segurança retirando o veículo de onde estava estacionado. Naquela época, Debra estava cansada de todos os problemas trazidos por John e sua sociopatia e tentava, a todo custo, levar uma vida normal.

Continua após a publicidade

4. Debra se apaixonou rápido por John

Foi necessário apenas dois meses para que Debra aceitasse se casar com John, com a série representando o que realmente aconteceu: ela se apaixonou rápido. Eles moraram juntos na casa de praia de Debra e suas filhas não gostavam daquela situação de jeito nenhum.

5. Terra realmente matou John pensando em zumbis

Ao final da temporada, vemos que Terra, interpretada por Julia Garner, matou John a facadas após ele ir atrás dela para matá-la e isso realmente aconteceu. Enquanto se defendia, era possível ver que ela, assim que conseguiu pegar a faca, estava disposta a acabar com todo o sofrimento da mãe e da família matando John.

Continua após a publicidade

Quando estava sendo interrogada no hospital, com apenas alguns ferimentos, Terra contou à polícia que se inspirou nas histórias de zumbi enquanto matava John, afinal foi o instinto de sobrevivência dizendo algo como "é ele ou eu".

Isso aconteceu na vida real, com Terra dizendo que já havia se perguntando como sobreviveria a um ataque zumbi, caso acontecesse. Graças à sua adoração pela série The Walking Dead, ela sabia que ele precisava morrer para que ela ou alguém da família não fosse morta, então uma das 13 facadas foi em um dos olhos de John para que atingisse o cérebro.

Continua após a publicidade

O é ficção?

Alguns detalhes foram alterados pela produção da série da Netflix, mas são pequenos e não fizeram muita diferença para o andamento da história.

1. Debra não sabia do vício de John em drogas

Quando Debra resolve dar uma segunda chance a John, ela também o ajuda a fazer uma desintoxicação para se livrar das drogas de vez. Com isso, ele tem graves quadros de abstinência, com a esposa sempre ao lado ajudando.

Continua após a publicidade

No entanto, nada disso aconteceu, pois Debra nunca havia presenciado qualquer sinal do uso de drogas injetáveis por John. Ela contou em entrevistas que já havia visto prescrições de remédios, mas que achava ser para ajudar em dores de um pós-operatório.

2. Debra tem quatro filhos, não três

A trama mostra bastante da vida das filhas Terra e Veronica, e brevemente do terceiro filho, mas Debra tinha mais uma filha que não apareceu na trama. Isso porque, segundo a criadora, Alexandra Cunningham, a série não tinha os direitos de vida para falar sobre essa filha mais velha na produção por ela não ter participado do podcast que deu origem à série.

Continua após a publicidade

3. Veronica e Tony têm outros nomes na vida real

Veronica, ou Ronnie, uma das filhas de Debra, interpretada por Juno Temple, na verdade se chama Jacqueline. De acordo com Cunningham, a decisão partiu da própria Jacqueline, que fez esse pedido para que a história ficasse o mais completa possível.

Além da filha, o sobrinho de Debra, Toby Sellars (Kevin Zegers), que perdeu a mãe assassinada pelo próprio pai, também tem outro nome: Shad Vickers. O personagem foi arrastado pelas filhas de Debra para ajudar a descobrir quem era John de verdade.

As duas temporadas de Dirty John estão disponíveis na Netflix.