Publicidade

Crítica | Por Trás de Seus Olhos manipula o espectador para surpreender no final

Por| 24 de Fevereiro de 2021 às 12h55

Link copiado!

Divulgação: Netflix
Divulgação: Netflix
Tudo sobre Netflix

Quando o livro Por Trás de Seus Olhos, da autora Sarah Pinborough, foi lançado em 2017, muito se falou sobre ele, sua premissa intensa e as diversas reviravoltas que somente um bom suspense pode trazer. Se tornando um sucesso quase que instantâneo, quase quatro anos depois a história foi adaptada para a mais nova minissérie da Netflix, que recebeu o mesmo título da publicação.

Ao ler a sinopse de Por Trás de Seus Olhos, há de se esperar uma trama com muito romance, drama e frustrações extraconjugais. Porém, ao assistir aos últimos episódios, fica claro que o que está por vir não é bem o que estávamos imaginando. A produção foca na vida de três pessoas: Adele (Eve Hewson), esposa de David (Tom Bateman), e Louise (Simona Brown), secretária do homem, que trabalha como psicólogo. Adele, ao desconfiar do envolvimento de David com Louise, se aproxima dela até elas virarem melhores amigas.

Continua após a publicidade

Atenção: esta crítica contém spoilers da minissérie Por Trás de Seus Olhos!

O primeiro encontro entre David e Louise é digno de uma comédia romântica. Eles se conhecem em um bar, onde estavam sozinhos, passam uma boa parte da noite conversando e, na hora de ir embora, eles se beijam e ele literalmente sai correndo dizendo que aquilo era errado. No dia seguinte, Louise descobre que David é o seu novo chefe, sendo ela então a sua nova secretária. Além disso, ela descobre também que ele é casado com Adele.

O encontro entre as duas também aconteceu por acaso, com elas se esbarrando na rua e Adele forçando o desenvolvimento dessa amizade. A série se passa em Londres, uma cidade grande, o que nos faz questionar qual seria a probabilidade de isso realmente ter acontecido por acaso. É quando o espectador começa a fazer seus próprios questionamentos: Adele sabe do beijo? Ela foi atrás de Louise de propósito? Como ela descobriu onde ela estaria? Como ela sabe que ela se envolveu com o marido?

Continua após a publicidade

Conforme a amizade vai se desenvolvendo e o "affair" de Louise com David vai se prolongando, flashbacks do passado começam a trazer uma luz sobre a história do casal que, convenhamos, se mostra ser a personificação do estranho desde o início. Isso porque David parece não suportar mais Adele, enquanto ela age com indiferença para o tratamento recebido por ele. Por Trás de Seus Olhos consegue trazer nessas primeiras cenas algumas respostas, mas nenhuma delas concretas para que o mistério seja, de fato, desvendado, o que acaba prendendo a nossa atenção em todos os minutos.

Nossas impressões iniciais são de que Adele é louca e David está mentindo para protegê-la, ou porque tem medo dela. Depois, pensamos que a mulher é uma prisioneira de David, que a mantém sempre sedada e que casou com ela por algum motivo envolvendo a fortuna que ela teve desde sempre, e que herdou após a morte dos pais. Ao longo dos episódios, a série vai nos dando dicas que a história não se trata apenas de um dramalhão ou uma novela mexicana feita na Inglaterra. Eles nos enganam muito bem, pois essas abordagens costumam ser usadas em produções "pé no chão", que não envolvem situações fora do ceticismo.

Continua após a publicidade

Louise sofre de algo chamado terror noturno, um transtorno real em que a pessoa tem pesadelos constantes ao dormir, e eles são tão aterrorizantes que geram gritos, medos e perturbações. O problema ficou ainda mais intenso quando ela conheceu Adele, que se mostra empática e se oferece para ajudar a amiga, sugerindo um método que parece algo como uma meditação transcendente que a permite escolher o que sonha. A série, então, volta para o passado, mostrando Adele no início de relacionamento com David e a amizade com Rob (Robert Aramayo), trazendo mais indícios de uma história de paranormalidade.

Os dois últimos episódios de Por Trás de Seus Olhos são os mais impactantes, com todas as reviravoltas aparecendo uma atrás da outra, deixando todos os julgamentos feitos anteriormente de fora. As cenas de Louise controlando os seus sonhos e aparecendo em uma espécie de universo paralelo enquanto sonha não eram por acaso. Conforme os segredos de Adele e David são revelados e Louise não consegue não se envolver, a trama se transforma completamente, como se uma chave tivesse sido virada, de um drama para um thriller psicológico intenso.

A paranormalidade escolhida pela autora da história é a projeção astral, quando uma pessoa consegue tirar a sua consciência do corpo físico para navegar pelo plano espiritual, o que Adele, na verdade Rob, vinha fazendo desde o início. Quando finalmente entendemos o que estava acontecendo, é impossível não ficar boquiaberto e ter um sentimento que se aproxima da agonia, afinal nada acaba bem. Durante os poucos segundos em que tudo é revelado, muitos detalhes começam a fazer sentido. Um dos questionamentos feitos durante os episódios é sobre o título da trama. Por Trás de Seus Olhos, mas dos olhos de quem? Em inglês, a tradução do livro é Por Trás dos Olhos Dela. Mas, de quem, Adele ou Louise? Agora, temos uma explicação.

Continua após a publicidade

A minissérie nos engana por um bom tempo, de uma forma que lembra a série The Undoing, da HBO, quando a trama tenta nos fazer acreditar que o óbvio não é o que acontece, quando na verdade é. No caso de Por Trás de Seus Olhos, o óbvio fica escancarado várias vezes e nós acreditamos fielmente que desvendamos o mistério, mas definitivamente estávamos errados, com o absurdo tomando conta da conclusão. A forma em que o final é entregue consegue tornar a produção um bom exemplo de thriller psicológico que realmente cumpre o que o termo promete, afinal uma reviravolta agoniante é mais empolgante do que ter conclusões óbvias.

A minissérie Por Trás de Seus Olhos já está disponível na Netflix.