Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica Desejo Sombrio | Temporada 2 tem mais mistério, mas é desnecessária

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Fevereiro de 2022 às 21h10

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

Em julho de 2020, no auge da pandemia, um novo drama mexicano estreou na Netflix: Desejo Sombrio. Protagonizada por Maite Perroni, ícone adolescente dos anos 2000, a série trouxe para a plataforma de streaming uma história muito envolvente, cheia de mistérios e cenas bastante sexuais.

A fórmula, já conhecida em grandes novelas do país de origem, deu tão certo que a Netflix apostou em uma segunda temporada, que já está disponível em 15 episódios. A trama retoma a história depois de um certo tempo, mas sem deixar de evidenciar que o desejo sexual tem parte na culpa de todos os acontecimentos mais sombrios da primeira temporada.

Continua após a publicidade

Atenção: esta crítica pode conter spoilers da segunda temporada de Desejo Sombrio!

Na segunda temporada de Desejo Sombrio, Alma Solares (Maite Perroni) e Darío Guerra (Alejandro Speitzer) permaneceram um tempo separados e voltam a se relacionar, contra tudo e todos. É claro que eles se unem em meio a uma tragédia, que se torna o grande enredo da série: a morte de Julieta (Ariana Saavedra).

Na sua despedida de solteira, a jovem teria se suicidado ao se jogar do topo de um prédio. Porém, em pouco tempo, as suspeitas apontam para Darío ou Alma, e a série se concentra em tentar resolver mais um mistério, misturando investigação criminal com erotismo. A cada andamento do processo de investigação, a trama inclui suas já conhecidas cenas de sexo, que são muito bem coreografadas e ensaiadas.

Continua após a publicidade

Quem Matou Julieta?

A saída para que a segunda temporada de Desejo Sombrio fizesse sentido é continuar fazendo jus ao nome, criando um mistério em torno de relações proibidas. Se nos episódios iniciais fosse possível sentir empatia por Darío, nos novos é impossível defendê-lo. A criadora da série, Leticia López Margalli, se juntou aos roteiristas para criar mais uma história complexa e com ainda mais camadas.

Somos enganados por Darío do começo ao fim, o que acontece com a invenção de um suposto sósia do personagem, que também pode ser o seu irmão gêmeo que teria morrido ainda bebê. A desconfiança é apresentada no começo da série, sendo finalizada nos últimos episódios, até que a verdade realmente é revelada.

Continua após a publicidade

Tudo isso, no entanto, se confunde com a investigação da morte de Julieta, deixando a trama como um todo em uma grande incógnita.

Para explicar o que aconteceu naquele dia, no topo do prédio, Desejo Sombrio mergulha na vida de Darío, voltando ao passado e desenterrando cada momento delicado da sua vida sórdida. Somos apresentados a novos personagens que estão ligados diretamente ao protagonista e que contribuíram para suas ações do presente.

Por fim, a série conseguiu misturar todos esses ingredientes e não colocar toda a culpa em cima de apenas uma pessoa, trazendo um mistério complexo, mas de fácil entendimento.

Continua após a publicidade

Revelação

A série mexicana conseguiu construir muito bem o mistério em torno do novo caso, se concentrando não só em responder a uma pergunta, no caso sobre quem teria matado Julieta. Em vez disso, a produção mexicana se direciona a uma reviravolta digna para Alma. A personagem foi capaz de controlar a sua atração por Dário e não se entregar por completo nesse romance problemático. Por ser a última temporada, a trama traz um desfecho satisfatório de justiça.

Ainda assim, a segunda temporada de Desejo Sombrio foi desnecessária. Apesar da primeira temporada ter acabado com gancho para uma segunda, a invenção de um novo crime deixou a premissa inicial da trama de lado, apesar de ainda se apoiar no erotismo, sendo um pouco menos dramática e indo direto ao ponto. É como se estivéssemos assistindo a uma nova série, de outro gênero.

Porém, já que está feita e finalizada, ao menos tivemos um andamento e conclusão satisfatórios.

Continua após a publicidade

Desejo Sombrio está disponível na Netflix em duas temporadas.