Crítica Desejo Sombrio | Temporada 2 tem mais mistério, mas é desnecessária

Crítica Desejo Sombrio | Temporada 2 tem mais mistério, mas é desnecessária

Por Natalie Rosa | Editado por Jones Oliveira | 08 de Fevereiro de 2022 às 21h10
Netflix

Em julho de 2020, no auge da pandemia, um novo drama mexicano estreou na Netflix: Desejo Sombrio. Protagonizada por Maite Perroni, ícone adolescente dos anos 2000, a série trouxe para a plataforma de streaming uma história muito envolvente, cheia de mistérios e cenas bastante sexuais.

A fórmula, já conhecida em grandes novelas do país de origem, deu tão certo que a Netflix apostou em uma segunda temporada, que já está disponível em 15 episódios. A trama retoma a história depois de um certo tempo, mas sem deixar de evidenciar que o desejo sexual tem parte na culpa de todos os acontecimentos mais sombrios da primeira temporada.

Um novo mistério cerca Darío Guerra na temporada (Imagem: Divulgação/Netflix)

Atenção: esta crítica pode conter spoilers da segunda temporada de Desejo Sombrio!

Na segunda temporada de Desejo Sombrio, Alma Solares (Maite Perroni) e Darío Guerra (Alejandro Speitzer) permaneceram um tempo separados e voltam a se relacionar, contra tudo e todos. É claro que eles se unem em meio a uma tragédia, que se torna o grande enredo da série: a morte de Julieta (Ariana Saavedra).

Na sua despedida de solteira, a jovem teria se suicidado ao se jogar do topo de um prédio. Porém, em pouco tempo, as suspeitas apontam para Darío ou Alma, e a série se concentra em tentar resolver mais um mistério, misturando investigação criminal com erotismo. A cada andamento do processo de investigação, a trama inclui suas já conhecidas cenas de sexo, que são muito bem coreografadas e ensaiadas.

Julieta é a nova vítima de Desejo Sombrio (Imagem: Divulgação/Netflix)

Quem Matou Julieta?

A saída para que a segunda temporada de Desejo Sombrio fizesse sentido é continuar fazendo jus ao nome, criando um mistério em torno de relações proibidas. Se nos episódios iniciais fosse possível sentir empatia por Darío, nos novos é impossível defendê-lo. A criadora da série, Leticia López Margalli, se juntou aos roteiristas para criar mais uma história complexa e com ainda mais camadas.

Somos enganados por Darío do começo ao fim, o que acontece com a invenção de um suposto sósia do personagem, que também pode ser o seu irmão gêmeo que teria morrido ainda bebê. A desconfiança é apresentada no começo da série, sendo finalizada nos últimos episódios, até que a verdade realmente é revelada.

Tudo isso, no entanto, se confunde com a investigação da morte de Julieta, deixando a trama como um todo em uma grande incógnita.

Para explicar o que aconteceu naquele dia, no topo do prédio, Desejo Sombrio mergulha na vida de Darío, voltando ao passado e desenterrando cada momento delicado da sua vida sórdida. Somos apresentados a novos personagens que estão ligados diretamente ao protagonista e que contribuíram para suas ações do presente.

Por fim, a série conseguiu misturar todos esses ingredientes e não colocar toda a culpa em cima de apenas uma pessoa, trazendo um mistério complexo, mas de fácil entendimento.

Alma consegue controlar os desejos para resolver o mistério (Imagem: Divulgação/Netflix)

Revelação

A série mexicana conseguiu construir muito bem o mistério em torno do novo caso, se concentrando não só em responder a uma pergunta, no caso sobre quem teria matado Julieta. Em vez disso, a produção mexicana se direciona a uma reviravolta digna para Alma. A personagem foi capaz de controlar a sua atração por Dário e não se entregar por completo nesse romance problemático. Por ser a última temporada, a trama traz um desfecho satisfatório de justiça.

Ainda assim, a segunda temporada de Desejo Sombrio foi desnecessária. Apesar da primeira temporada ter acabado com gancho para uma segunda, a invenção de um novo crime deixou a premissa inicial da trama de lado, apesar de ainda se apoiar no erotismo, sendo um pouco menos dramática e indo direto ao ponto. É como se estivéssemos assistindo a uma nova série, de outro gênero.

Porém, já que está feita e finalizada, ao menos tivemos um andamento e conclusão satisfatórios.

Desejo Sombrio está disponível na Netflix em duas temporadas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.