Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 cenas famosas do cinema que são pura tecnologia

Por| Editado por Bruno Salutes | 26 de Fevereiro de 2022 às 14h00

Link copiado!

Envato/twenty20photos
Envato/twenty20photos

Luz, câmera, ação! O cinema pode nos levar para lugares incríveis, né? Entrar na sala de cinema e sentir aquela emoção e em frente a telona não tem preço! Muitos filmes ficam marcados na memória com cenas inesquecíveis e algumas delas só são possíveis graças a tecnologia, sabia?

Por isso, hoje vim mostrar para vocês cinco cenas famosas do cinema que só foram possíveis com o empenho dos artistas responsáveis por efeitos visuais. Então, peguem a pipoca e aproveitem a leitura nas próximas linhas!

Jurassic Park (1993)

Vocês se lembram daquela cena em Jurassic Park quando o T-Rex sai da jaula? Foi marcante para todo mundo, né? Para essa cena foi usado um animatrônico, robô que imita um ser vivo, com um pouco de computação gráfica e um ótimo trabalho de iluminação.

O filme todo é bem marcante ao ser a primeira vez que seres vivos feitos em computação gráfica foram representados de forma realista, o que garantiu o Oscar e BAFTA de Melhores Efeitos Visuais do ano. Mais do que merecido, né?

Matrix (1999)

Aquela cena do Neo em cima do prédio desviando dos tiros impressiona até hoje, né? Mas vocês sabem como ela foi feita? A equipe de produção construiu um cenário inteiro em computação gráfica e colocou várias câmeras ao redor do ambiente para capturar a cena em todos os ângulos. Incrível, né?

O efeito chamado bullet time, que diminui a velocidade para que as pessoas vejam acontecimentos que não seria possível normalmente, foi pensado especialmente para o filme e vários filmes seguiram a tendência nos anos seguintes.

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

O terceiro filme da série é cheio de cenas marcantes, mas aquela da batalha em frente de Minas Tirith é sensacional! Ela foi quase toda feita em computação gráfica, devido ao grande número de pessoas e orcs presentes na cena.

Algumas pessoas podem dizer que elas não são tão reais quanto as cenas que vemos atualmente, mas quando se pensa nas ferramentas e na disposição dos artistas da época foi algo realmente incrível, né?

Avatar (2009)

Vocês sabiam que Avatar foi gravado com câmeras 3D? É difícil falar de uma cena só, já que o filme é praticamente todo pensado em tecnologia! Os atores utilizaram roupas especiais, chamados de MoCap Suit - sigla para motion capture suit, algo como roupa para captura de movimentos- para ajudar os efeitos visuais a terem um movimento realista.

A partir disso, o Weta Digital, estúdio responsável pelos efeitos visuais do filme, criou Pandora, planeta onde se passa a história, fauna e flora locais, além dos incríveis Na'vi que deixou todo mundo impressionado! Incrível, né?

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Concluímos a lista com Vingadores: Guerra Infinita, que marcou com o realismo na criação de Thanos, protagonista do filme. Aquela cena em Titã deixou todo mundo impressionado e os artistas conseguiram isso criando vários modelos do personagem que foram usados em diferentes cenas.

Foi usada uma nova tecnologia para capturar as expressões faciais do ator Josh Brolin para que todas as emoções do personagem fossem as mostradas com a maior realidade possível. Imagina o trabalhão que isso deu, gente! Além disso, um estudo extenso sobre textura e a pele em um ambiente 3D foi feita para ainda mais realismo. Incrível!

Já assistiu esses grandes filmes? Tá esperando o quê, gente? Corre lá e apreciem essas belas obras que mostram avanços na tecnologia no cinema!