Chaves pode ganhar nova série produzida pela Disney
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |

A Disney deve produzir uma nova versão do Chaves, o clássico seriado mexicano reprisado à exaustão no Brasil e que faz parte da infância de gerações de brasileiros. De acordo com o jornal argentino Clarín, a Disney e o Grupo Chespirito fecharam um acordo e devem anunciar a nova versão do seriado nas próximas semanas.
- Chaves: filho de Roberto Bolaños anuncia nova série inspirada na obra original
- Prime Video está exibindo todas as temporadas de Chaves e não avisou ninguém
- Disney+ anuncia 70 produções originais com foco na América Latina
Ainda segundo o periódico, a série deve ser disponibilizada no Disney+ e faria algumas mudanças significativas no formato. A maior delas seria trazer os personagens principais sendo interpretados por crianças e não mais por adultos, como era no Chaves original. Não se sabe até o momento se haverá uma Chiquinha, já que os direitos da personagem não pertencem mais ao Grupo Chespirito, mas à atriz Maria Antonieta de las Nieves após uma disputa judicial.
Além disso, a Disney estuda adotar um novo nome para o programa para mostrar que se trata de uma nova versão e que a escolha mais provável deve ser algo próximo a A Vizinhança do Chaves. O plano inicial, de acordo com o Clarín, é que sejam duas temporadas, mas o sucesso e a boa recepção podem fazer com que o programa ganhe mais episódios.
E não seria apenas a nova versão da série que chegaria ao streaming do Mickey. Segundo o jornal argentino, a Disney ainda traria todos os episódios do seriado clássico para a plataforma — algo que, no Brasil, desde o ano passado vem sendo disputado por várias empresas, como Globo e SBT. Atualmente, ele está disponível no Prime Video.
Por mais que a notícia tenha pego todo mundo de surpresa, ela faz muito sentido para todos os lados, principalmente se levarmos em conta a popularidade da série Chaves em toda a América Latina e o interesse da Disney de produzir cada vez mais conteúdos voltados para mercados específicos.
Também é importante lembrar que, em 2020, o clássico seriado deixou de ser exibido no SBT depois de décadas. Isso aconteceu por causa de uma disputa entre a rede Televisa e o Grupo Chespirito. Conforme foi detalhado na época, a rede mexicana não quis renovar o contrato com o grupo, o que fez com que os direitos sobre todas as produções criadas por Roberto Bolaños voltassem para seus herdeiros. Com isso, foi possível negociar livremente com a Disney, ao que tudo indica.
E se o anúncio da nova série realmente vier nos próximos dias, como sugere o Clarín, a notícia chegará em uma data mais do especial: o primeiro episódio de Chaves foi exibido pela primeira vez em 20 de junho de 1971, então a novidade seria uma forma de celebrar os 50 anos do personagem.
Vale lembrar, contudo, que esta não seria a primeira tentativa de renovar a série. Em 2006, nas comemorações dos 35 anos de El Chavo del Ocho, uma versão animada dos personagens foi lançada na TV mexicana e disponibilizada para o mundo. Apesar de manter boa parte do espírito do programa original e render 135 episódios, o desenho não conquistou os fãs brasileiros por causa das mudanças, principalmente ao substituir a Chiquinha e a Dona Neves por causa da briga entre Bolaños e a intérprete das personagens.
Fonte: Clarín