Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bem-Vindo à Terra | Will Smith vai aos confins do planeta em série documental

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Dezembro de 2021 às 11h00

Link copiado!

Kyle Christy/National Geographic/Divulgação
Kyle Christy/National Geographic/Divulgação
Will Smith

Bem-Vindo à Terra, a nova série documental da National Geographic, chega ao Disney+ nesta quarta-feira (8) com uma proposta curiosa: levar um herói dos cinemas para uma aventura real. Protagonizado por Will Smith, o programa vai colocar o ator em pontos extremos do planeta para desvendar alguns dos mistérios naturais da Terra.

E quando a gente diz extremo, não é exagero. São visitas a vulcões em atividade, desertos vivos e à profundidade abissal de grandes lagos que revelam um pouco da dimensão do planeta de que a gente nem sempre se dá conta. E a ideia da série é justamente mostrar o quanto somos pequenos diante disso tudo ao mesmo tempo em que revela o quão belo esses mistérios são.

Continua após a publicidade

Acostumado a viver heróis nas telonas, o ator precisou contar com um time de aventureiros de verdade para visitar esses lugares, como o doutor em engenharia e explorador Albert Lin — que não escondeu sua empolgação de ter Smith ao seu lado nessa expedição. “Ele era o herói da minha infância. Eu cresci vendo Um Maluco no Pedaço e MIB: Homens de Preto”, conta o pesquisador. “E, de repente, ele estava me oferecendo o barbeador no meio de uma tempestade de areia no deserto da Namíbia”.

Ainda assim, a verdade é que Lin é o mais perto de ser um herói de verdade. Ele é especialista no uso de tecnologias para mapear lugares inacessíveis, o que inclui cidades escondidas e civilizações perdidas, o que faz dele um Indiana Jones do mundo real. E esse know how foi usado para criar algumas das situações presentes em Bem-Vindo à Terra, como o episódio dedicado a mostrar como as dunas se movem em um dos maiores desertos do planeta.

“Minha experiência como explorador é sobre usar tecnologias para fazer com que vejamos coisas que vão muito além da nossa visão”, explica. “E nós levamos isso para a série para observarmos fenômenos que acontecem à nossa volta, mas indo além do que os nossos olhos podem ver”. Segundo ele, é a partir disso que ele e Will Smith visualizaram o quanto o mundo está em constante transformação e o quanto isso impactou a ambos.

Continua após a publicidade

Experiência multissensorial

A bióloga marinha Diva Amon também participou da série documental e disse ter se surpreendido com muitas das coisas que presenciou durante as filmagens, mesmo tendo uma vasta experiência em exploração submarina, incluindo na Antártida e nas fossas Marianas. “A cada momento das gravações, tínhamos novos modos de explorar, de ver e sentir o planeta”, conta a pesquisadora. “Foi tudo muito novo e empolgante de uma forma que eu nunca tinha experimentado antes”.

E ela cita como alguns desses momentos estarão presentes em Bem-Vindos à Terra. Segundo ela, os episódios vão mostrar desde como é o fundo do mar nas Bahamas e toda a sua fauna, observar a bioluminescência de animais no fundo dos oceanos até nadar com centenas de arraias para entender o seu movimento.

Continua após a publicidade

Isso tudo cria o que a também bióloga e ativista ambiental Cristina Mittermeier chama de viagem multissensorial pelo planeta. A exploradora acompanhou Will Smith em um dos episódios e explica que a proposta central do documentário é justamente mostrar ao público como é possível sentir e descobrir o mundo a partir dos sentidos. “Cada episódio vai se focar em um aspecto, como visão, audição e olfato, mas sempre se perguntando sobre aquilo que não sabemos sobre o nosso planeta”.

Primeiro passo

E mais do que apenas mostrar as curiosidades e belezas escondidas do nosso mundo, todos os exploradores concordam que a principal proposta de Bem-Vindo à Terra é despertar o público, a partir de uma forma mais lúdica, a pensar e discutir a questão ambiental. Tanto que eles comemoram o envolvimento e engajamento de Will Smith em um projeto como esse também por causa do impacto que isso pode trazer em seus fãs.

Continua após a publicidade

“Ele tem um interesse genuíno pelo que está acontecendo em nosso planeta. Isso partiu dele”, conta Mittermeier, que também é cofundadora de uma organização não governamental focada na proteção dos oceanos. “Ele sabe que tem o poder de influenciar outras pessoas para saberem e se preocuparem mais com essa questão ambiental”.

Outro ponto que os exploradores esperam que Bem-Vindo à Terra consiga alcançar é inspirar as pessoas a explorarem mais o mundo e vejam o quanto é possível fazer, quebrando inclusive barreiras sociais.

Um dos participantes do programa, Dwayne Fields, se tornou um aventureiro profissional após se envolver com gangues e com o mundo do crime quando jovem, no Reino Unido, e usa essa sua experiência em projetos sociais que liderou a partir de então.

Continua após a publicidade

Segundo ele, a expectativa é que a série sirva de inspiração para despertar uma nova geração de exploradores, pesquisadores e aventureiros. “Eu espero que a série abra as portas para uma nova geração de Dwayne Fields, Diva Amon e Albert Lins. Que as pessoas vejam pessoas como nós fazendo coisas incríveis e percebam que podem fazer igual”, diz. “A ideia é que, depois de verem pela TV, as pessoas queiram ver esse mundo com os próprios olhos”.

Os seis episódios de Bem-Vindo à Terrachegam ao Disney+ nesta quarta-feira (8).