Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BBB 22 | Conheça O Círculo, filme do Cinema do Líder desta quarta (16)

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Fevereiro de 2022 às 19h00

Link copiado!

STX
STX

Parte das regalias de ser líder no BBB 22 é participar do Cinema do Líder, uma regalia para descansar a cabeça do jogo assistindo a um bom filme ou série. E nesta quarta (16), o título escolhido foi o ficção científica O Círculo.

Dirigido por James Ponsoldt, O Círculo é uma adaptação do best-seller escrito por Dave Eggers e que tem potencial de agradar os fãs de ficções científicas com um futuro distópico. No filme, acompanhamos a jovem Mae Holland, uma profissional contratada para trabalhar na empresa de internet mais poderosa do mundo: O Círculo.

Continua após a publicidade

A trama de O Círculo

Localizada num campus da Califórnia, a companhia incorporou tecnologias de ponta que conectam e-mails, redes sociais, sistema de compra e até mesmo operações bancárias em um só sistema operacional, montado para cada usuário. Esse sistema, obviamente, cria uma identidade digital, que pode ser encontrada online.

Além disso, também há o poderosíssimo Eamon Bailey, CEO d'O Círculo. Logo em uma de suas primeiras reuniões com Mae na empresa, o executivo introduz aos colegas o SeeChange, um dispositivo que usa pequenas câmeras colocadas em qualquer lugar para fornecer vídeo de alta qualidade em tempo real.

Continua após a publicidade

A empresa vende a ideia como a nova era de civilidade e transparência: com os dados agora digitais, os usuários podem acessar suas atividades diárias, compras e outros detalhes de suas vidas nesse sistema operacional. Quando Mae é contratada, ela se vê deslumbrada e empolgada com a possibilidade de estar perto de pessoas tão poderosas, e é por isso que topa ser cobaia do SeeChange o que a faz expor sua vida ao mundo 24 horas por dia.

Porém, à medida que ela se envolve cada vez mais com as atividades da companhia no campus, mais se vê isolada do mundo real e exterior. Muito disso tem a ver com a superexposição a que Mae se submete em prol do SeeChange, afastando familiares e amigos de sua vida.

Logo, o que começa com muito entusiasmo e uma trajetória ambiciosa e idealista de uma jovem sonhadora, acaba se tornadno numa trama de suspense que coloca em jogo dados, segurança e privacidade. O Círculo tem a intenção de discutir sobre redes sociais e limites desde 2013 com a publicação do livro, e 2017 com a adaptação para os cinemas.

Continua após a publicidade

Morreu na praia

Em 2014, Tom Hanks foi o primeiro membro do elenco anunciado para estrelar O Círculo, que até então contava apenas com o envolvimento de Ponsoldt como diretor e roteirista. Emma Watson e John Boyega levaram pouco mais de um ano para terem seus nomes vinculados ao projeto.

O longa começou a ser filmado em 2015 e passou por refilmagens em 2017. No mesmo ano, o filme foi exibido pela primeira vez no Festival de Cinema de Tribeca, até ser lançado nos cinemas de todo o mundo em abril.

Continua após a publicidade

No final das contas, O Círculo teve uma bilheteria global de US$ 40 milhões contra um orçamento de US$ 18 milhões. No entanto, a recepção do público e da crítica especializada viu o longa como um verdadeiro fracasso: com 147 reviews, o índice de aprovação do filme é de apenas 16% no Rotten Tomatoes, sendo a segunda pior avaliação na filmografia de Tom Hanks na plataforma.

O consenso, tanto da crítica quanto do público, que esperavam ver a combinação de Emma Watson e Tom Hanks nas telas, foi justamente sobre essa frustração. Apesar do filme reunir um elenco impressionante, o que era para ser um thriller digital acabou sendo um longa-metragem sem rumo e com uma exploração rasa de temas oportunos.

Continua após a publicidade

A exibição do filme no Big Brother Brasil 2022, no entanto, gerou identificação entre os confinados na casa, principalmente com a personagem Mae, que teve de filmar sua vida durante 24 horas por dia.

O Círculo será exibido no Cinema do Líder na Globo nesta quarta (16) depois do BBB 22. O filme também pode ser assistido no NOW.