Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BBB 22 | Conheça O Ódio que Você Semeia, filme do Cinema do Líder da semana

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Março de 2022 às 20h00

Link copiado!

20th Century Studios
20th Century Studios

Os confinados do BBB 22 tiveram uma sessão do Cinema do Líder um tanto quanto pesada nesta semana. Isso porque o filme escolhido pela produção do programa foi o longa O Ódio que Você Semeia, uma história que retrata justamente a questão racial nos Estados Unidos e toda a violência que os negros sofrem no dia a dia.

Lançado em 2018, o filme é baseado no livro homônimo de Angie Thomas e que chegou a liderar a lista de mais vendidos do The New York Times. Apesar disso, a adaptação para os cinemas passou quase despercebida por aqui e foi justamente o reality show o responsável por colocar os holofotes sobre sua história forte e mensagem mais do que relevante.

Continua após a publicidade

Por isso mesmo, espere assistir a um filme que carrega um sentido muito mais poderoso do que um elenco mais estrelado. Dirigido por George Tillman Jr. (Homens de Honra), ele é estrelado por nomes não muito conhecidos do público geral, como Amandla Stenberg (Jogos Vorazes) e Amanda Hall (Todo Mundo em Pânico). Talvez o rosto mais conhecido seja mesmo o de Anthony Mackie (Falcão e o Soldado Invernal), embora ele seja muito mais um coadjuvante do que uma das estrelas da película.

A história de O Ódio que Você Semeia

Como o próprio título já deixa bem claro, a história de O Ódio que Você Semeia trata justamente de racismo e da corrente de violência que acompanha o preconceito. Só que o que torna o longa tão diferente de outras produções que seguem a mesma temática é a sua abordagem: toda a trama é contada a partir do ponto de vista de uma adolescente, que se vê obrigada a lidar com uma realidade dura e cruel à medida que precisa lidar com as questões típicas da sua idade.

Continua após a publicidade

Assim, acompanhamos a história de Starr Carter (Stenberg), uma jovem negra de apenas 16 anos que vê seu melhor amigo ser morto por um policial branco no que deveria ser uma abordagem comum de trânsito. E toda a tensão da trama gira em torno do fato de ela ser a única testemunha do caso e ter que revelar à Justiça o que realmente aconteceu — mesmo sofrendo todo tipo de chantagem e ameaça para se manter em silêncio.

E é aí que o roteiro ganha força e se difere de muitas outras obras do gênero. É a partir do trágico episódio que Starr começa a encarar a verdadeira face do racismo que, até então, sempre lhe pareceu algo distante e até inofensivo. A partir do momento que a própria polícia tentar forjar um crime que não aconteceu para justificar o assassinato de seu amigo, a adolescente também passa a ser alvo de comentários e ataques da sociedade.

Continua após a publicidade

Dessa forma, a jovem passa a assumir o protagonismo dentro da comunidade ao se transformar na voz que escancara a injustiça — um papel que ela nunca quis para si, ainda mais nessa idade. Contudo, ela logo aprende que, justamente por ser uma menina negra, existem certas lutas que são impossíveis de evitar.

Soco no estômago

Embora tenha tido uma passagem bastante discreta pelos cinemas, O Ódio que Você Semeia foi muito bem-recebido pela crítica. Os principais elogios são justamente à sua mensagem bastante forte e o modo como ela é abordada, sobretudo ao trazer a discussão racial e suas implicações para o contexto da juventude, mostrando que o preconceito e a violência não perdoam nem mesmo os mais jovens.

Continua após a publicidade

Outro ponto bastante elogiado é a atuação de Amandla Stenberg, que consegue segurar muito bem essa responsabilidade e entrega uma protagonista que se transforma à medida em que passa a entender a gravidade da situação à sua volta e a crueldade do mundo.

Diante disso tudo, o longa tem uma incrível média de 97% no Rotten Tomatoes, que agrega críticas de diversos veículos mundo afora.

Onde assistir a O Ódio que Você Semeia?

O Ódio que Você Semeia é o filme do Cinema do Líder desta quarta-feira (16), na Rede Globo, e começa logo depois do BBB 22. Infelizmente, o filme ainda não está disponível em nenuma plataforma de streaming nem vídeo sob demanda no Brasil.