Atriz de Smallville pega 3 anos de prisão por participar do culto NXIVM
Por Natalie Rosa • Editado por Jones Oliveira |
A atriz Allison Mack foi sentenciada a três anos de prisão por participar de um culto que fez sucesso nos Estados Unidos há alguns anos. A condenação acontece meses depois de o caso ganhar ainda mais espaço na mídia depois que a HBO lançou um documentário que conta quais foram as ações ilegais da ex-atriz de Smallville na seita NXIVM.
- Crítica | The Vow explica a seita assustadora que envolveu atriz de Smallville
- Os 10 melhores documentários sobre crimes para assistir no Amazon Prime Video
- Os Meninos de Altamira: a história macabra do próximo documentário do Globoplay
Mack, de 38 anos, admitiu em abril de 2019 praticar os crimes de extorsão e conspiração para recrutar mulheres para a seita liderada por Keith Raniere, que foi condenado a 120 anos de prisão. O líder recebia as mulheres recrutadas por Allison e as transformava em escravas sexuais.
Antes mesmo da sentença, Mack redigiu uma carta pedindo perdão às vítimas, dizendo que "se jogou" nos ensinamentos de Keith. "Eu acredito, de todo o meu coração, que essa mentoria estava me levando a uma versão melhor e mais iluminada de mim mesma. Esse foi o maior erro e arrependimento da minha vida", disse a atriz. "Peço desculpas a todas vocês que eu trouxe ao NXIVM. Me desculpe se eu te expus aos esquemas emocionalmente abusivos e nefastos de um homem pervertido", completou.
Allison Mack, que ficou mais conhecida em Hollywood por atuar na série Smallville, chegou a se refugiar no México com Keith para fugir da polícia, mas até o dia do julgamento viveu com a família na Califórnia fazendo trabalhos de buffet e estudando em cursos universitários.
A história do culto NXIVM é retratada nos documentários The Vow, da HBO, e Seduced: Inside the NXIVM Cult. A seita começou em 1998 como um grupo de autoajuda, recrutando mais de 16 mil pessoas, incluindo artistas de Hollywood, como Allison Mack. A atriz se tornou uma das principais recrutadoras de Keith, que selecionava mulheres para serem escravas sexuais do líder. Todas eram marcadas com as iniciais do criminoso como parte do ritual.
O documentário The Vow estava disponível no HBO GO, mas, com a migração para o HBO Max, o título ainda não chegou à nova plataforma de streaming. Já Seduced: Inside the NXIVM Cult pode ser assistido no StarzPlay.
Fonte: BBC