A Diplomata: tudo o que sabemos até agora sobre a 4ª temporada
Por Paulinha Alves |

Chegaram à Netflix na última quinta-feira (16) os oito episódios da terceira temporada de A Diplomata, série de drama e suspense político que é uma das mais elogiadas e populares da atualidade.
- 10 séries de suspense e drama político como A Diplomata disponíveis em streaming
- Tudo sobre Polaris: Conspiração Política, novo thriller coreano do Disney+
Oitava série atualmente mais vista da plataforma no Brasil, a produção terminou com um gancho chocante que abre espaço para desdobramentos. Uma história que os fãs já podem começar a esperar com ansiedade, já que a gigante de streaming deu luz verde para uma quarta season do show.
Para quem ainda está em êxtase com as reviravoltas dos últimos episódios e as traições do final da temporada, o Canaltech preparou um guia de tudo o que já sabemos sobre o quarto ano do seriado, incluindo o que ficou em aberto, novos dramas já revelados, atores que retornam e quando a season estreia. Confira!
Atenção: o texto abaixo contém spoilers da 3ª temporada de A Diplomata.
O que ficou em aberto no final da 3ª temporada?
Após receber uma dica de Hal e convencer Trowbridge a enterrar seu submarino com concreto no fundo do oceano, impedindo assim que a arma nuclear Poseidon caia nas mãos de algumas superpotência, Kate se vê aliviada pelo Reino Unido e os Estados Unidos finalmente chegarem a um acordo.
A euforia vem seguida também da decisão de dar uma nova chance ao marido – uma resolução a qual chega após ter uma conversa franca com Dennison sobre escolhas e perdão.
Isso leva a embaixadora a fazer as pazes com Hal e escolher voltar com ele para Washington por algum tempo. O que parece indicar um final feliz para uma temporada conturbada, até Callum avisar a protagonista de que os russos provavelmente descobriram a presença do submarino britânico e roubaram sua poderosa arma, já que os níveis de radiação ao redor da embarcação caíram drasticamente.
Desesperada, Kate corre para avisar Hal e, consequentemente, a presidente Grace sobre a situação, mas se vê de repente enxergando um cenário muito maior e mais problemático quando Todd, com ciúmes da esposa, comenta tê-la questionada sobre sua relação com Hal. O personagem conta que Kate negou qualquer envolvimento com o vice, e que explicou que a relação dos dois não era de intimidade, mas sim de “uma trama silenciosa para dominar o mundo”.
É aí então que Kate percebe que Hal e Gracie na verdade foram os responsáveis por roubar o Poseidon. A personagem entende que a presidente dos Estados Unidos mentiu ao dizer que enviou drones não tripulados à embarcação. Grace não apenas roubou a arma, como pretende deixar que o Reino Unido acredite que a culpa é dos russos e vice-versa, de maneira até mesmo a desencadear um ataque entre as nações.
Chocada, a embaixadora tenta argumentar com Hal sobre a gravidade da situação e sobre o fato de ter sido usada por eles para dar andamento ao plano, mas termina a temporada sendo silenciada pelo marido que avisa que ela não vai contar sobre isso a ninguém.
O que vem por aí em A Diplomata?
Até o momento, a sinopse da 4ª temporada da série ainda não foi revelada, mas a criadora do show, Debora Cahn, já adiantou que os espectadores devem ficar preocupados (no bom sentido) com o que vem por aí.
“Há muita coisa com que se preocupar", contou ao Tudum. “Pode ser bem assustador quando você vê quem toma o poder e tem a sensação de que eles podem estar fazendo um abuso horrível dele.”
Vale lembrar que esse, inclusive, não é o primeiro ato chocante de Grace, já que a presidente é a verdadeira responsável pela explosão do HMS Courageous, e que Hal, além de ter enganado a própria esposa, pode ter dado a ideia para desencadear uma briga de proporções bélicas.
Resta agora saber como Kate vai lidar com tudo isso ao longo dos próximos episódios.
Quem retorna para a série?
Além de Keri Russell (The Americans) e Rufus Sewell (Cidade das Sombras) como a dupla de protagonistas Hal e Kate Wyler – agora nos papéis de embaixadora/segunda-dama e vice-presidente dos Estados Unidos, respectivamente –, os nomes recorrentes do show devem reprisar seus papéis no novo ano.
Entre eles estão Ali Ahn (Agatha Desde Sempre) como Eidra Park, a chefe de estação da CIA; Ato Essandoh (A Vigia) como Stuart, o vice-chefe da missão da embaixada dos EUA em Londres; Rory Kinnear (Penny Dreadful) como Nicol Trowbridge, primeiro-ministro do Reino Unido; e David Gyasi (Inferno na Fronteira) como Dennison, Secretário de Relações Exteriores do Reino Unido.
A grande novidade, no entanto, fica a cargo dos até então atores convidados Allison Janney (West Wing) e Bradley Whitford (West Wing), que na terceira temporada deram vida à Grace Penn, presidente dos Estados Unidos, e Todd Penn, seu marido, e foram agora anunciados como membros fixos do show.
Quando estreia a 4ª temporada?
A quarta temporada de A Diplomata ainda não tem data oficial para chegar ao streaming, mas levando em conta os lançamentos das suas duas últimas seasons (lançadas, respectivamente, em outubro de 2024 e outubro de 2025) é de se esperar que o mesmo aconteça com o próximo ano, previsto para outubro de 2026.
As três temporadas de A Diplomata estão disponíveis completas na Netflix.
Leia também: