O que é IRC?

Por Ultra Downloads
IRC no Mac OS X

Atualmente temos dezenas de comunicadores instantâneos bastante robustos e fáceis de se utilizar, como MSN Messenger, Google Talk (Gtalk) e Yahoo! Messenger, onde basta criar uma conta e adicionar seus amigos para começar a usar. Mas, antes de eles se tornarem famosos, os usuários de internet utilizavam um outro meio para se comunicar: o IRC.

Sigla de Internet Relay Chat, o IRC é um protocolo de comunicação que foi utilizado para bate papo em tempo real e que permitia tanto conversas públicas quanto privadas. Desenvolvido por Jarkko Oikarinen em 1988, o sistema necessitava um servidor ligado 24 horas para manter a comunicação, na época hospedado dentro de Universidades.

Antes restrito a um pequeno grupo de usuários, o IRC começou a se expandir rapidamente a partir de 1994 quando servidores públicos e gratuitos como o Freenode, Quakenet e Undernet começaram a permitir que qualquer usuário que possuísse uma conexão com a internet pudesse fazer parte do serviço. No Brasil era muito comum que as pessoas utilizassem o BrasNET para conversar com amigos e colegas de trabalho.

Lembra do mIRC?

O maior e mais conhecido programa utilizado para se conectar a um servidor é o mIRC, cliente de Windows que possuía suporte a scripts que permitiam aos usuários jogar partidas de jogos de cartas ou xadrez e realizar enquetes específicas. Entre 2002 e 2004 os IRCs comeraçam a entrar em decadência dando lugar a comunicadores instantâneos de fácil configuração, como o ICQ e MSN Messenger.

Eles não precisavam de um conhecimento prévio para serem configurados, e se tornaram populares para o grande público que não preciava lidar com detalhes técnicos da configuração inicial. O IRC nunca retomou sua popularidade, mas ainda é utilizado para finalidades específicas, como troca de informações entre desenvolvedores de Linux (onde é utilizado o Xchat), compartilhamento de arquivos e por hackers para troca de informações livre de interceptações.

IRC no Windows XP

Lembra do tempo em que o IRC era o comunicador padrão entre os usuários? Conte para nós!