Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 filmes sobre rock disponíveis em plataformas de streaming

Por| 13 de Julho de 2020 às 20h20

Link copiado!

Montagem: Laísa Trojaike/Canaltech
Montagem: Laísa Trojaike/Canaltech

Nesta segunda-feira (13) o Brasil também comemora o Dia Mundial do Rock, mas como não podemos ir a algum show, separamos algumas dicas para trazer os shows para dentro de casa. A nossa lista de 10 filmes sobre rock não é a dos melhores filmes, mas do que há de mais interessante nos streamings, então é claro que grandes títulos como Pink Floyd - The Wall acabaram ficando de fora.

Trouxemos filmes para conhecer mais e se divertir com o rock, que não é apenas um gênero, mas também modo de vida, posicionamento social, estética e atitude. Então temos desde filmes sobre bandas de rock, documentário ou ficção, a títulos que usam o gênero musical e chegaram a criar canções originais que hoje fazem parte de muitas playlists dos fãs. E, claro, não poderiam faltar os musicais que usam as melhores faixas das nossas bandas favoritas para contar uma história.

Esta lista também não evitou trazer títulos mais antigos, já que os fãs de rock estão acostumados com a estética e linguagem de bandas de décadas passadas, que são os principais temas dos filmes escolhidos, ou seja, hoje estamos falando de rock raiz. Com isso, ficaram de fora ótimos títulos do metal, como Metallica Through the Never, ou do indie, como Frank. Faltou algum que você gosta muito? Então deixe a indicação nos comentários!

Continua após a publicidade

10. Raul: O Início, o Fim e o Meio

Não são muitos os filmes sobre os nossos ícones do rock e, embora tenhamos filmes sobre Cazuza, Legião Urbana, Erasmo Carlos, Titãs, Mamonas Assassinas e outros, o escolhido para a lista é o pai do rock nacional, Raul Seixas.

Com roteiro de Leonardo Gudel, que divide a direção com Walter Carvalho, Raul - O Início, o Fim e o Meio é um documentário sobre a ascensão de Raul e sobre sua morte precoce com apenas 44 anos. O melhor do documentário são as imagens raras de arquivo que foram compiladas no filme e que podem ser muito emocionantes para quem queria ver mais de Raul Seixas.

Continua após a publicidade

Raul - O Início, o Fim e o Meio está no catálogo da Netflix.

9. Escola de Rock

Escola de Rock é daqueles filmes que vemos mais de uma vez e não nos cansamos de assistir, um clássico das declarações de amor ao rock, reprisado inúmeras vezes na TV, à cabo e aberta. A direção é de Richard Linklater, hoje mais conhecido por Boyhood: Da Infância à Juventude, e o filme é estrelado por Jack Black, um roqueiro raiz inclusive fora das telas, já que é um dos membros da banda Tenacious D, cujo longa não apareceu nessa lista por motivos de não estar disponível para streaming (mas vale a pena conferir).

Continua após a publicidade

Na trama, Dewey Finn (Jack Black) é expulso da sua banda e acaba se tornando professor de uma escola privada de elite. Dividido entre o dever e a paixão, ele transforma seus alunos em estrelas do rock, com muitos ensinamentos sobre o gênero e um discurso verdadeiramente apaixonado. Escola de Rock pode ser visto pelos assinantes do Telecine.

8. Tommy

Um garoto com surdez, mudez e cegueira psicossomáticas se torna um mestre do pinball e, posteriormente, a figura de um culto. Ápice do absurdo, o filme de Ken Russell é baseado na ópera rock da banda The Who.

Continua após a publicidade

A trilha sonora traz músicas originais, além de outras do The Who que não estavam no álbum Tommy. No elenco, Ann-Margret interpreta Nora (papel que lhe rendeu um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar) e Roger Daltrey, vocalista do The Who, como Tommy. O filme tem ainda as presenças dos outros membros da banda John Entwistle, Keith Moon, e Pete Townshend, e nomes como Elton John, Eric Clapton e Jack Nicholson.

Tommy está no catálogo da Amazon Prime Video.

7. Rock of Ages

Continua após a publicidade

É o melhor musical que poderiam ter feito? Não. A adaptação da peça da Broadway é um filme mais ou menos, mas ainda assim muito empolgante, sobretudo pela presença de medalhões como Nothin' But A Good Time, Hit Me With Your Best Shot, More Than Words, I Wanna Rock, I Wanna Know What Love Is, Pour Some Sugar On Me, Rock You Like a Hurricane, We Built This City e outras tantas canções.

O elenco é o outro motivo para assistir ao filme, sobretudo pelo hilário Alec Baldwin e por Tom Cruise como o grande rockstar da trama, com ambos os atores parecendo que estão se divertindo muito com seus papéis, o que deixa tudo ainda mais descontraído e voltado para o entretenimento mais que para a homenagem. Para assistir Rock of Ages, basta acessar o HBO GO.

6. Gimme Shelter

Continua após a publicidade

Nem tudo no rock é curtição. Esse documentário traz uma história trágica que aconteceu em meio a um dos maiores eventos da carreira dos Rolling Stones. Quatro meses após Woodstock, a banda britânica decidiu encerrar sua visita aos EUA com um grande show gratuito em Altamont Speedway, na Califórnia. Só esse evento já seria o suficiente para fazer um documentário, mas essa história não é somente a celebração de uma das maiores bandas de rock da história.

O evento gratuito atraiu mais de trezentas mil pessoas e, dentre elas, estava Meredith Hunther, um jovem negro, acabou assassinado por um membro do clube de motociclistas Hell's Angels, contratado para fazer a segurança do evento.

Gimme Shelter está disponível no catálogo do Looke.

Continua após a publicidade

5. La Bamba

Aqui a lista fica trágica mais uma vez. Ritchie Valens estava apenas iniciando sua carreira no rock and roll quando teve sua vida tragicamente interrompida por um acidente de avião que levou também Buddy Holly e The Big Bopper, em um evento que ficou conhecido como “o dia em que a música morreu".

Levando a música mais famosa de Valens como título, La Bamba celebra a carreira do jovem músico e tem direção de Luis Valdez, conhecido como o pai do teatro mexicano nos Estados Unidos. No elenco, Lou Diamond Phillips interpreta Ritchie Valens e nos dá um personagem com o qual se emocionar.

Continua após a publicidade

Para bailar la bamba, o filme está disponível no catálogo da Netflix.

4. The Wonders - O Sonho Não Acabou

You, doing that thing you do
Breaking my heart into
A million pieces, Like you always do

Continua após a publicidade

Há quem conheça essa música sem conhecer o filme. Há quem pense, inclusive, que a banda The Wonders existiu de verdade. Mas não.

Dirigido, escrito e estrelado por Tom Hanks, The Who - O Sonho Não Acabou é uma grande homenagem às boy bands do princípio do rock. Formação clássica com bateria, baixo, guitarra e vocal, um produtor ambicioso e um hit chiclete. A história de The Wonders é cativante, divertida e sensível, algo bem… Tom Hanks, e está disponível para streaming no Telecine.

3. The Rocky Horror Picture Show

Continua após a publicidade

Há vários musicais com rock, mas nenhum é tão cultuado quanto The Rocky Horror Picture Show, cujas músicas, todas originais e escritas por Richard O'Brien (sim, o Riff Raff), formam um perfeito musical de terror.

Um dos pontos altos do filme é a entrada de Tim Curry como Dr. Frank-N-Furter com a música Sweet Transvestite. As canções e o próprio filme são tão rock and roll que ninguém menos que Mick Jagger, vocalista do The Rolling Stones, queria interpretar o Dr. Frank-N-Furter.

The Rocky Horror Picture Show pode ser assistido pelos assinantes do Telecine.

2. Across the Universe

O romance musical embalado por canções dos Beatles poderia ser algo absolutamente piegas se tivesse caído nas mãos erradas, mas é uma grande obra-prima dirigida pela shakespeariana diretora de Frida, Julie Taymor.

Across the Universe, que leva no título uma canção dos Beatles, acompanha um jovem inglês que vai aos EUA e acaba vivendo um romance ambientado na contracultura e nas lutas políticas pelo fim da Guerra do Vietnã. Os nomes dos jovens? (Hey) Jude e Lucy (in the sky with diamonds).

Across the Universe está disponível no catálogo do HBO GO.

1. O Último Concerto De Rock

Não é novidade que um dos maiores (se não o maior) cineasta da atualidade é um adicto por música, tendo produzido diversos documentários sobre gêneros diversos. Um dos seus trabalhos mais importantes com o tema é também um dos materiais audiovisuais mais importantes do rock.

O filme registra o concerto final da lendária banda The Band, mas, além das participações especiais lendárias, o resultado é tão impactante que o próprio filme passou a ser cultuado. Infelizmente o filme é bastante pouco conhecido aqui no Brasil, mas para a nossa sorte, ele está disponível para streaming no Telecine.

Documentários seríssimos, registros raros, musicais marcantes, biografias e até uma falsa biografia estão entre os títulos que selecionamos para comemorar o Dia Mundial do Rock de um jeito menos rock and roll: em casa assistindo a um filme