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Confira dicas para encontrar vagas de emprego no exterior usando o LinkedIn

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Outubro de 2021 às 21h20

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O LinkedIn já se estabeleceu como a rede social dedicada a contatos profissionais com seus 575 milhões de usuários. Então, nada mais natural do que usá-la na busca por emprego. Profissionais qualificados podem ser notados por recrutadores que frequentam a rede.

Para quem quer trabalhar fora do Brasil, a plataforma pode ser um ótimo ponto de partida: em um mundo tão conectado, vagas em empresas de todo o mundo podem ser preenchidas por candidatos de qualquer lugar. É preciso, no entanto, deixar o espaço atraente. Separamos algumas dicas para isso. Veja a seguir!

Invista na bio

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Uma boa apresentação é essencial. Experiências e competências profissionais devem estar bem detalhadas na página. Para atrair empresas estrangeiras, é importante ter uma versão em inglês — uma opção é anexar o currículo em inglês. Assim, qualquer recrutador que se interessar pode conhecer as habilidades do candidato e saber se seu perfil se encaixa na vaga.

Além disso, a versão em inglês demonstra o domínio do idioma. "Os recrutadores costumam utilizar palavras-chave para encontrar os profissionais na rede”, comenta Cristiano Soares, country manager da Deel, startup de gestão de contratos e pagamentos para equipes internacionais.

Nesse sentido, a boa escolha de termos na hora de construir o perfil pode ajudar bastante. “O texto de apresentação deve ter, ainda, os interesses no momento e deixar claro a intenção de trabalhar fora do Brasil", completa Soares.

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Faça networking

Uma boa ideia é entrar em contato com as empresas que em que gostaria de trabalhar. Muitas companhias têm páginas para compartilhar conteúdos úteis e, principalmente, vagas abertas. Assim, quando a oportunidade surgir, basta preencher os dados e seguir o caminho solicitado.

Segundo Soares, fazer networking é essencial. “Vale adicionar pessoas que moram nos países em que quer viver e atuam na mesma área”, ensina. “Puxe assunto, interaja com as publicações e tire dúvidas sobre como aproveitar as oportunidades", pontua.

Produza conteúdo

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Ser ativo no compartilhamento de conhecimentos e informações relevantes sobre a área em que atua é um diferencial importante. “Se possível, produza conteúdos em inglês e outros idiomas em que seja fluente”, indica Soares.

Segundo ele, essa iniciativa atrai seguidores, colegas de profissão e recrutadores para o perfil do candidato. Por isso, é importante propor debates que possam levar a boas conversas com os contatos.