Microfranquias crescem com ajuda da tecnologia e custam a partir de R$ 4,8 mil
Por Márcio Padrão | Editado por Claudio Yuge | 30 de Junho de 2022 às 19h20
Grandes franquias podem ser negócios lucrativos, mas um tanto caros de início. Para se ter uma ideia, um franqueado do McDonalds paga uma taxa de franquia de R$ 250 mil, fora os demais gastos que elevam o total do investimento para algo entre R$ 1,6 milhão e R$ 2,5 milhões. Já uma microfranquia custa até R$ 105 mil para ser aberta.
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Este é o teto atualizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2021 para iniciar um negócio do tipo. Algumas microfranquias importantes do mercado hoje são a rede de reforço escolar Kumon e a Pit Stop Skol, de quiosques de cerveja. Mas existem hoje microfranquias com investimento a partir de R$ 4,8 mil, incluindo algumas que podem ser gerenciadas de sua própria casa.
A ABF divulgou há alguns dias um levantamento realizado com 450 microfranquias. O segmento subiu de 28,9% de participação em 2020 para 36,9% em 2022. Além disso, a quantidade de redes com o modelo cresceu 39,8% de 2021 para este ano.
Um dos motivos para a alta é que a entidade elevou no ano passado o teto do investimento do que considera uma microfranquia: antes, era de até R$ 90 mil. O outro é que a tecnologia permite a criação de modelos de negócio mais compactos, baseados em residências e com atuação online.
Para a diretora de microfranquias da ABF, Adriana Auriemo, os tipos de negócio sem ponto físico de venda já estavam em ascensão, mas a pandemia deu um impulso ainda maior. "Com destaque para o home based, que diminui muito o investimento inicial e proporciona também uma melhor integração com a vida pessoal. Nesta área, observamos muitas franquias de representação comercial e prestação de serviços, inclusive os digitais”.
Como funciona uma microfranquia?
As microfranquias não demandam uma administração complexa como a de uma franquia convencional, como uma loja física de cosméticos. Elas podem não precisar de um grande número de funcionários, ou mesmo nenhum além do próprio empreendedor. É possível classificá-la como pequeno negócio no Simples Nacional, encontrar linhas de crédito com taxas atrativas e suporte da franqueadora.
Para Claudio Tieghi, ex-diretor da ABF e especialista em franchising da Kick Off Consultores, a microfranquia ganhou impulso devido à crise econômica. "Esta pode ser uma grande oportunidade de investimento para quem quer começar o próprio negócio, sobretudo para quem está vindo do mercado formal de contratação, pois a operação home based não exige que o franqueado abra uma loja ou um escritório."
Segundo a ABF, os segmentos que concentram o maior número de microfranquias são serviços e outros negócios (27,4%); alimentação (16,2%); e saúde, beleza e bem-estar (15,5%). O investimento inicial médio varia de R$ 43 mil a R$ 55 mil, e o prazo médio de retorno varia de sete a 16 meses, enquanto nos modelos tradicionais esse intervalo é de 17 a 28 meses.
Ranking das maiores microfranquias de 2022
- Pit Stop Skol - 1.880 unidades
- Prudential - 1.646 unidades
- Kumon - 1.550 unidades
- Acqio - 869 unidades
- +Ágil - 554 unidades
- Clube Turismo - 538 unidades
- Solarprime - 468 unidades
- Maria Brasileira - 415 unidades
- Bem Safe - 368 unidades
- Bluesun do Brasil - 366 unidades
Microfranquias com investimento inicial até R$ 30 mil
Paper Pão
Microfranquia home based especializada em publicidade e propaganda em sacos de pão. O franqueado lucra com a venda dos espaços publicitários e tem como atribuição a gestão de sua unidade e captação de clientes. Investimento inicial: R$ 4,8 mil.
UltraEco
A marca trocou a água pela cera na lavagem de carros. Nos últimos anos, deixou de utilizar mais de 10 milhões de litros de água. Investimento inicial: R$ 6,4 mil.
Foccus Cegonhas
Franquia de caminhões-cegonha. Após adquirir o negócio, o franqueado pode atuar no home based, cuidando de toda a parte comercial; ou no modelo base, onde o empreendedor também dá apoio à logística, contribuindo com vistoria, armazenamento de veículo e prestadores de guincho. Investimento inicial: entre R$ 5 mil e R$ 10 mil.
Guia-se
Microfranquia de marketing digital. O franqueado é responsável por prestar consultoria em criação de sites, desenvolvimento de lojas virtuais, links patrocinados e mídias sociais, entre outros serviços. Investimento inicial: R$ 28,9 mil.
Carga Phone
Microfranquia de totem de recarga de celular com mídia indoor. Possui um suporte comercial que ajuda o franqueado na parte prática e implantação do aparelho, entre outros apoios. Investimento inicial: R$ 13 mil.
Laav
Oficina de funilaria e pintura automotiva. O franqueado fica responsável pelo gerenciamento do negócio de sua unidade, além de receber a estrutura necessária para administrar a oficina. Investimento inicial: R$ 29,9 mil.