Microfranquias crescem com ajuda da tecnologia e custam a partir de R$ 4,8 mil
Por Márcio Padrão • Editado por Claudio Yuge |

Grandes franquias podem ser negócios lucrativos, mas um tanto caros de início. Para se ter uma ideia, um franqueado do McDonalds paga uma taxa de franquia de R$ 250 mil, fora os demais gastos que elevam o total do investimento para algo entre R$ 1,6 milhão e R$ 2,5 milhões. Já uma microfranquia custa até R$ 105 mil para ser aberta.
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Este é o teto atualizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2021 para iniciar um negócio do tipo. Algumas microfranquias importantes do mercado hoje são a rede de reforço escolar Kumon e a Pit Stop Skol, de quiosques de cerveja. Mas existem hoje microfranquias com investimento a partir de R$ 4,8 mil, incluindo algumas que podem ser gerenciadas de sua própria casa.
A ABF divulgou há alguns dias um levantamento realizado com 450 microfranquias. O segmento subiu de 28,9% de participação em 2020 para 36,9% em 2022. Além disso, a quantidade de redes com o modelo cresceu 39,8% de 2021 para este ano.
Um dos motivos para a alta é que a entidade elevou no ano passado o teto do investimento do que considera uma microfranquia: antes, era de até R$ 90 mil. O outro é que a tecnologia permite a criação de modelos de negócio mais compactos, baseados em residências e com atuação online.
Para a diretora de microfranquias da ABF, Adriana Auriemo, os tipos de negócio sem ponto físico de venda já estavam em ascensão, mas a pandemia deu um impulso ainda maior. "Com destaque para o home based, que diminui muito o investimento inicial e proporciona também uma melhor integração com a vida pessoal. Nesta área, observamos muitas franquias de representação comercial e prestação de serviços, inclusive os digitais”.
Como funciona uma microfranquia?
As microfranquias não demandam uma administração complexa como a de uma franquia convencional, como uma loja física de cosméticos. Elas podem não precisar de um grande número de funcionários, ou mesmo nenhum além do próprio empreendedor. É possível classificá-la como pequeno negócio no Simples Nacional, encontrar linhas de crédito com taxas atrativas e suporte da franqueadora.
Para Claudio Tieghi, ex-diretor da ABF e especialista em franchising da Kick Off Consultores, a microfranquia ganhou impulso devido à crise econômica. "Esta pode ser uma grande oportunidade de investimento para quem quer começar o próprio negócio, sobretudo para quem está vindo do mercado formal de contratação, pois a operação home based não exige que o franqueado abra uma loja ou um escritório."
Segundo a ABF, os segmentos que concentram o maior número de microfranquias são serviços e outros negócios (27,4%); alimentação (16,2%); e saúde, beleza e bem-estar (15,5%). O investimento inicial médio varia de R$ 43 mil a R$ 55 mil, e o prazo médio de retorno varia de sete a 16 meses, enquanto nos modelos tradicionais esse intervalo é de 17 a 28 meses.
Ranking das maiores microfranquias de 2022
- Pit Stop Skol - 1.880 unidades
- Prudential - 1.646 unidades
- Kumon - 1.550 unidades
- Acqio - 869 unidades
- +Ágil - 554 unidades
- Clube Turismo - 538 unidades
- Solarprime - 468 unidades
- Maria Brasileira - 415 unidades
- Bem Safe - 368 unidades
- Bluesun do Brasil - 366 unidades
Microfranquias com investimento inicial até R$ 30 mil
Paper Pão
Microfranquia home based especializada em publicidade e propaganda em sacos de pão. O franqueado lucra com a venda dos espaços publicitários e tem como atribuição a gestão de sua unidade e captação de clientes. Investimento inicial: R$ 4,8 mil.
UltraEco
A marca trocou a água pela cera na lavagem de carros. Nos últimos anos, deixou de utilizar mais de 10 milhões de litros de água. Investimento inicial: R$ 6,4 mil.
Foccus Cegonhas
Franquia de caminhões-cegonha. Após adquirir o negócio, o franqueado pode atuar no home based, cuidando de toda a parte comercial; ou no modelo base, onde o empreendedor também dá apoio à logística, contribuindo com vistoria, armazenamento de veículo e prestadores de guincho. Investimento inicial: entre R$ 5 mil e R$ 10 mil.
Guia-se
Microfranquia de marketing digital. O franqueado é responsável por prestar consultoria em criação de sites, desenvolvimento de lojas virtuais, links patrocinados e mídias sociais, entre outros serviços. Investimento inicial: R$ 28,9 mil.
Carga Phone
Microfranquia de totem de recarga de celular com mídia indoor. Possui um suporte comercial que ajuda o franqueado na parte prática e implantação do aparelho, entre outros apoios. Investimento inicial: R$ 13 mil.
Laav
Oficina de funilaria e pintura automotiva. O franqueado fica responsável pelo gerenciamento do negócio de sua unidade, além de receber a estrutura necessária para administrar a oficina. Investimento inicial: R$ 29,9 mil.