Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Imposto de renda 2022 libera declaração pré-preenchida; veja como acessar

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Março de 2022 às 12h00

Link copiado!

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Imposto de Renda 2022 veio com uma novidade: a funcionalidade de pré-preenchimento da declaração. Na verdade já existia, mas era limitada a quem tinha certificado digital; agora todos com conta de nível ouro ou prata na plataforma gov.br também podem ter acesso. Com a ferramenta, é possível recuperar os dados da declaração do ano anterior.

De acordo com a Receita Federal, quem usa a funcionalidade da declaração pré-preenchida tem menos chance de errar o preenchimento e cair na malha fina — o grupo de pessoas com incoerências no documento. Portanto, usar o recurso amplia a possibilidade de receber a restituição do IR mais rapidamente.

São duas as formas de realizar a declaração: por meio do Programa Gerador de Declaração (PGD), ou no ambiente “Meu Imposto de Renda”, acessível pelo portal da Receita Federal, pelo e-CAC e pelo aplicativo (iOS | Android). O preenchimento pode ser realizado em múltiplas plataformas, podendo o contribuinte começar, por exemplo, no e-CAC e terminar no aplicativo.

Continua após a publicidade

Como ter conta ouro ou prata no gov.br para o Imposto de Renda

O gov.br é uma plataforma de unificação dos canais digitais do Governo Federal. Por meio de login com CPF e senha, a pessoa tem acesso a centenas de serviços e documentos. Os níveis dependem do grau de validação dos dados do cidadão. Quanto maior a segurança da validação dos dados da pessoa, maior o nível da conta.

  • Nível bronze: é a primeira conta criada pelo contribuinte com o preenchimento do cadastro via formulário online para validação dos dados na Receita Federal ou INSS.
  • Nível prata: quando o usuário faz o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br (iOS | Android) para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou realiza a validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado.
  • Nível ouro: quando a pessoa faz o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral ou realiza a validação dos seus dados com certificado digital compatível com o ICP-Brasil.
Continua após a publicidade

A conta para acesso ao gov.br pode ser criada aqui. O prazo de envio da Declaração do IRPF 2022 começou no dia 7 de março e vai até o dia 29 de abril. A estimativa da Receita Federal é receber 34,1 milhões de declaração neste ano.

Fonte: Serpro (via press release), Governo Federal