Empreender é como video game: aproveite cada fase para alcançar seus sonhos

Por Renato Ribeiro | 16 de Julho de 2020 às 10h00
reprodução

Empreender não é e nunca foi tarefa fácil. Além das dificuldades inerentes à atividade, o destino ainda decide nos presentear com novos desafios (ex: pandemia, instabilidade econômica e política etc.). Fazendo uma analogia rápida com um game, parece que neste ano entramos na fase do “chefão” e por mais que nos esforcemos, nunca chegamos ao final, só vai aumentado o nível de dificuldade. De qualquer forma, evoluímos a cada novo obstáculo - tudo bem que nesse ano de 2020 pulamos da fase 3 para a 10 em um piscar de olhos -, mas quem continua no jogo é porque quer aprender a "brincar".

Se você não se sente um(a) empreendedor(a), por favor, não entre nessa, pois é um caminho de riscos e sem volta. Não conheço ex-empreendedor(a), parece que tá no sangue dessa galera querer ir além dos limites em busca de propósitos, sonhos ou simplesmente: fazer. Sentir-se útil para um, milhares ou, quem sabe, impactar de forma positiva bilhões de pessoas? Estas são algumas das infinitas vontades dos empreendedores. Alguns sonhadores, outros fazedores, também existem os inovadores. O fato é que todos têm um pouco de loucura ou genialidade, chame como quiser esta vontade de querer ser e fazer diferente.

Agora, se você é um(a) empreendedor(a), aproveite ao máximo cada fase, ganhe experiência com novos desafios, sem querer pular o trajeto. Compreenda e aceite o momento de pensar pequeno, conhecer mais sobre as oportunidades locais, estar próximo ao seu cliente validando ideias em pequenos projetos (MVP), sem aplicar muito esforço e recurso. Saiba que existem momentos para aprender e outros de expansão, isso faz parte de um ciclo natural do empreendedorismo para os que possuem resiliência e muita dedicação. Logo você estará pronto(a) para pensar grande, de forma global, experimentando diversos caminhos, automatizando processos e, o mais importante, sabendo estabelecer parcerias construtivas, que o ajudarão a superar barreiras e chegar em novas fases de crescimento.

Para aqueles que se sentem como uma pecinha redonda em um buraco quadrado, aproveite a fase maluca que estamos vivenciando e saia da sua zona de conforto. Este é o momento em que tudo e todos podem mudar sem grandes julgamentos, afinal, o mundo está passando por grandes transformações também!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.