Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Eireli foi substituída pela Unipessoal Ltda; entenda como funciona

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Abril de 2022 às 12h00

Link copiado!

Eireli foi substituída pela Unipessoal Ltda; entenda como funciona
Eireli foi substituída pela Unipessoal Ltda; entenda como funciona

Escolher a modalidade da empresa é algo que precisa ser planejado de acordo com suas necessidades e riscos. A grande maioria das pessoas prefere as categorias mais simples: Microempreendedor Individual (MEI) e Microempresa (ME). Mas existem outras a se considerar, como Sociedade Limitada Unipessoal, ou Unipessoal Ltda, que no ano passado passou a substituir a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli).

O que era a Eireli?

A Eireli era um modelo de empresa surgido em 2012. Ela permitia apenas um sócio, e sua principal marca era distinguir entre o patrimônio pessoal do empreendedor e o atrelado ao negócio. Isso quer dizer que este sócio não poderia ter seus bens pessoais afetados pelas atividades e dívidas da empresa. Por exemplo, não seria preciso usar sua casa e carro para pagar uma dívida ou multa de trabalho.

Continua após a publicidade

Esta categoria não exigia um limite de faturamento anual, como ocorre no MEI ou ME, por exemplo. Mas para abrir um negócio nessa modalidade, era necessário o empresário declarar um capital social — valor colocado à disposição da empresa — equivalente a 100 salários mínimos.

O que é Unipessoal Ltda?

Já a Sociedade Limitada Unipessoal, criada por lei em 2019, também permite que o empresário atue sem sócios, sem comprometer o patrimônio pessoal e sem limite de faturamento. Mas sua principal diferença para a Eireli é que não exige capital mínimo para constituir a empresa. Além disso, só era permitido à mesma pessoa ser titular de apenas uma Eireli. Na Sociedade Limitada Unipessoal, isso não é exigido.

Para oficializar uma Unipessoal, é preciso seguir estes passos: encontrar um contador qualificado, fazer um contrato social, tirar o CNPJ e a inscrição estadual e municipal da empresa, e solicitar a emissão do alvará de localização e funcionamento.

Continua após a publicidade

O que houve com a Eireli?

Nota-se que o capital mínimo cobrado pela categoria Eireli para abrir a empresa era algo que pesava a favor da Unipessoal, além da exigência ao empresário de ser dono de apenas uma Eireli. Em resumo, a Unipessoal Ltda. aposentou a Eireli.

Foi por isso que em agosto do ano passado foi publicada a Lei 14.195, que decretou o fim da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Todas as Eirelis foram, assim transformadas em Unipessoais independentemente de qualquer alteração em seu ato constitutivo.

Continua após a publicidade

Fonte: Jornal Contábil, Governo Federal