Publicidade

Compras.gov.br melhora acesso de usuários com atualização de interface

Por  • Editado por  Claudio Yuge  | 

Compartilhe:
Reprodução/Serpro
Reprodução/Serpro

Nesta terça-feira (8) foram lançadas atualizações de interface para o Compras.gov.br, antigo Comprasnet 4.0, sistema de compras oficial do Governo Federal. Entre as novidades, estão a implementação de funcionalidades que facilitam a participação dos micro e pequenos negócios como fornecedores de produtos e serviços para a administração pública.

O acesso ao ambiente online do Compras.gov.br está entre os sistemas atualizados, e agora usuários já cadastrados no Gov.br entram automaticamente com o mesmo login, garantindo um acesso mais rápido de fornecedores ao cadastramento no Compras.gov.br. Além disso, a novidade também elimina a necessidade de obtenção de certificado digital, nem apresentação de documentação física nas unidades de registro.

As novidades no Compras.gov.br também estão presentes no aplicativo oficial do sistema, que leva o mesmo nome e já está disponível na App Store e Google Play, com download gratuito. No programa, é possível fazer o credenciamento SICAF, assim como o cadastramento das linhas de fornecimento, para receber notificações específicas das suas áreas de atuação cadastradas. Ainda no primeiro semestre de 2022, os empresários poderão enviar propostas e lances usando o aplicativo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Sistema de Compras passou por uma atualização de design e funcionalidade, apresentando uma nova área de trabalho mais simples e intuitiva. As salas de disputa entre compradores e fornecedores estão mais organizadas, com horários de início e fim automatizados, nova interface de chat, entre outras melhorias na experiência para o usuário. Além disso, a melhoria também introduziu preferência automática para as Micro e Pequenas Empresas (MPE), nas aquisições na plataforma que tenham valores abaixo de R$ 80 mil.

Universo de oportunidades se abre com atualização do Compras.gov

Para Denise Donati, analista de desenvolvimento territorial do Sebrae, a mudança cria um universo de oportunidades que serão amplamente usufruídas pelos pequenos negócios de todo país. “Temos agora um mercado específico, consideravelmente amplo, que será atendido por empresas de menor porte. São negociações de baixo risco para os empreendedores, com uma sistemática de vendas simplificada”, afirma.

Por fim, a especialista, que também coordena o projeto de Compras Governamentais do Sebrae, destaca que com as melhorias de usabilidade do site, é fundamental que os empreendedores busquem conhecimentos de como participar do mercado das compras governamentais que movimenta, nas três esferas de governo, cerca de R$ 500 bilhões de reais/ano.

“O Sebrae oferece cursos gratuitos sobre o tema compras governamentais e irá disponibilizar um tutorial sobre o aplicativo, que é a porta de entrada para se tornar um fornecedor público. Se pensarmos que há poucos anos, um empresário chegava a terceirizar o serviço de cadastramento e participação em licitações, e que agora ele pode fazer isso com o próprio celular, temos muito que comemorar”, finaliza Donati.