Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

6 livros inspiradores para quem quer empreender

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Abril de 2023 às 14h23

Link copiado!

Reprodução/freestocks.org
Reprodução/freestocks.org

Existe uma vasta gama de materiais didáticos sobre o mundo dos negócios que está disponível para todos aqueles que desejam começar a empreender ou então que pretendem se aprofundar. Manter o hábito de estudar é fundamental para empresários, pois os mantém atualizados e competitivos.

Além de adquirir conhecimento, o hábito da leitura traz outros benefícios para os leitores, aumentando o raciocínio lógico, a criatividade, desenvolvendo o pensamento crítico e estimulando a capacidade de concentração. Visando incentivar este hábito, lideranças de empresas de sucesso compartilharam suas sugestões de leitura para aqueles que desejam conhecer mais sobre empreendedorismo, experiência do cliente, inovação no mundo dos negócios e mais, confira:

6 livros que todo empreendedor deveria ler

Continua após a publicidade

1. Princípios, por Ray Dalio

Ray Dalio, também conhecido como "Steve Jobs dos investimentos", é fundador da famosa gestora Bridgewater Associates e aponta algumas técnicas para auxiliar que qualquer pessoa ou empresa alcance seus objetivos. Segundo Bruna Havresko, CEO e fundadora da Modab, em Princípios, Dalio fala sobre as "verdades fundamentais", que funcionam como parâmetros para a tomada de decisões.

“Empreender é um desafio contínuo, ainda mais quando somos mulheres e nos colocam à prova a todo momento. Mas é possível mergulhar nesse universo buscando apoio em materiais sobre como criar, gerenciar e consolidar um negócio. Diversos livros que abordam empreendedorismo tem me acompanhado durante toda minha trajetória, e ‘Princípios’ tem sido o principal”, conta a fundadora da Modab, em e-mail enviado ao Canaltech.

2. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo, por Michael Solomon

O livro, que está em sua 11ª edição, apresenta os melhores e mais recentes insights sobre o comportamento dos clientes, acompanhados de estudos de casos e exemplos. Solomon ainda analisa como o marketing digital derrubou muitas barreiras causadas pelo tempo e pela distância.

Esta é uma indicação de Eric Vieira, head de e-commerce da FCamara, que afirma que "o perfil dos clientes vem mudando dia após dia, e tanto varejistas iniciantes quanto veteranos devem se inteirar dessas movimentações e buscar insights para aprimorar seus negócios e aprofundar conhecimentos. Isso pode ser feito inclusive a partir de séries, filmes, podcasts e livros, como a obra de Michael Solomon, que traz a análise a partir do marketing digital”.

3. A experiência Apple, por Carmine Gallo

Continua após a publicidade

Em "A Experiência Apple", Carmine Gallo detalha as práticas por trás de uma das empresas mais lucrativas do mundo, mostrando o sucesso desde a lealdade de seus clientes, até a motivação dos empregados. Segundo Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, há muito o que aprender com a Apple.

"Sendo a primeira empresa a alcançar a marca de US$ 3 trilhões em valor de mercado, a Apple tem muito a ensinar. Ela não só foca em seus produtos, mas também mostra a importância de uma boa comunicação interna, sempre com o intuito de melhor desenvolver seus colaboradores para que eles garantam as melhores experiências aos consumidores”, destaca.

4. O Poder do Hábito, por Charles Duhigg

O "Poder do Hábito" explora como os hábitos funcionam e como podem ser usados para transformar rotinas, negócios e a sociedade. Apresentando desde exemplos cativantes até pesquisas científicas, o autor desvenda o ciclo do hábito e ensina como identificar e modificar os que são considerados indesejados para criar novos.

Continua após a publicidade

"Como diria Aristóteles: 'Somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito'. Considero a Inovação como um hábito que, qualquer um que queira, pode obter e assim gerar cada vez mais resultados em sua empresa e na sua vida. Indico este livro a todos que têm vontade de criar o hábito de inovar no dia a dia", é o que afirma André Medina, Gerente de Inovação da Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG, programa de inovação aberta da construtora.

5. C.H.O.Q.U.E: Tratamento para o surto empreendedor, por Marcus Linhares

Marcus Linhares é mentor de startups, escritor, professor e co-fundador da fintech Bipp. Em seu livro "C.H.O.Q.U.E.: Tratamento para o Surto Empreendedor", aborda as principais dúvidas de todos o empreendedor e oferece uma metodologia para ajudá-lo a colocar seus planos em ação, considerando seis variáveis: Conhecimento, Habilidade, Operacionalidade, Quanti-Qualidade, Uniformidade e Efetividade.

6. De Zero a Um, por Peter Thiel

Continua após a publicidade

O co-fundador do PayPal, Peter Thiel, traz uma perspectiva diferente sobre o que é preciso aprender de empreendedorismo com o Vale do Silício, porém com a consciência de que não existe uma fórmula para o sucesso. O livro se destaca ao exemplificar como cada inovação é única, portanto, o autor incentiva que as empresas criem sempre coisas do zero.

Para Guilherme Salgado, CEO da healthtech 3778, a obra é uma ótima oportunidade para encontrar valores e insights que não conseguimos enxergar no decorrer do empreendedorismo atual.