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Estes são os principais tipos do golpe de atendimento ao cliente

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Abril de 2023 às 21h00

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wayhomestudio/Freepik
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Um novo golpe está sendo aplicado para enganar consumidores, em que os fraudadores se apresentam como representantes de atendimento ao cliente para roubar dados financeiros e dinheiro das vítimas — é o que diz a ESET, empresa de detecção de ameaças.

Segundo a companhia, o objetivo é estabelecer o contato telefônico, mas até lá, utilizam outras alternativas. Confira alguns dos principais métodos utilizados para aplicar esse tipo de golpe, a seguir;

1. Sites falsos nos resultados de pesquisa do Google

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A hierarquia de links do Google, geralmente, reserva os primeiros resultados para sites legítimos e de qualidade. No entanto, golpistas estão colocando sites falsos no topo das pesquisas através de anúncios pagos ou por meio de técnicas fraudulentas de SEO, conhecida como BlackHat SEO. Dessa maneira, a companhia reforça que é importante não confiar cegamente nos primeiros links oferecidos pelo Google ou por outro mecanismo de pesquisa.

2. Perfis falsos nas redes sociais e o uso de bots

A ESET observou que golpistas estão monitorando comentários feitos por usuários em redes sociais, como Twitter e Instagram, através de determinadas palavras-chave ou quando marcam um perfil verificado. Quando essas mensagens se referem a algum tipo de reivindicação ou inconveniente que precisa ser resolvido, perfis falsos se aproveitam da situação e enviam mensagens diretas para os consumidores.

Os criminosos usam variações do nome de conta da empresa e o mesmo logotipo, fazendo com que as vítimas acreditem se tratar da conta oficial e de um funcionário que deseja ajudar em seu problema. Para rastrear esses casos, os criminosos utilizam bots.

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3. Números falsos do WhatsApp

Os fraudadores entram em contato com as vítimas via WhatsApp através de contas falsas ou então perfis que foram roubados de empresas e que têm a marca de verificação. O objetivo é convencer as vítimas de que se trata de um funcionário real e tentar obter os dados pessoais, incluindo detalhes da conta bancária.

4. Vishing

Segundo a ESET, o vishing é um ataque de engenharia social realizado através de chamadas telefônicas ou mensagens de voz. Neste caso, os criminosos entram em contato com o consumidor para fornecer os novos números de contato da entidade que está sendo forjada e, em seguida, buscam persuadir as vítimas a compartilhar dados do seu cartão. Apesar de não ser uma novidade, esta modalidade de golpe continua em alta.

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Como se proteger?

Para Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina, os golpes de suporte ao cliente são muito comuns e é importante que as pessoas estejam atentas e nunca compartilhem informações pessoais, visto que empresas geralmente não solicitam dados pessoais através de ligações, e-mail ou pelas redes sociais. "Muito menos compartilhar essas informações se formos contatados inesperadamente", afirma Camilo, em e-mail enviado ao Canaltech.