Tomada solar promete energia gratuita na janela de casa; entenda conceito
Por Wendel Martins • Editado por Léo Müller |

A energia solar pode estar perto de ganhar uma nova aplicação nas casas com a Window Socket (ou tomada de janela, em tradução livre), uma "tomada solar" que promete gerar eletricidade gratuita direto na janela. O dispositivo conceito chama atenção pela praticidade e design inovador.
- Como funciona a energia solar?
- Economia x praticidade: vale a pena mesmo tirar eletrodomésticos da tomada?
Desenvolvida pelos designers Kyuho Song e Boa Oh, do Instituto de Design de Seul, a inovação foi considerada o melhor projeto de 2013, pelo site Yanko Design. O conceito se destaca pela simplicidade de uso e portabilidade.
O aparelho tem formato de plugue comum e usa uma ventosa transparente para fixar em qualquer vidro. Assim, é possível aproveitar a luz solar mesmo em apartamentos sem espaço para painéis convencionais.
Como funciona a tomada solar?
O funcionamento da Window Socket é intuitivo, já que ele conta com uma ventosa que permite grudar em janelas, vidros de carros ou até aviões durante viagens.
Na parte traseira, pequenos painéis solares captam a energia do sol e armazenam em uma bateria interna de 1.000 mAh. Segundo os desenvolvedores, a capacidade garante até 10 horas de uso após carregamento completo.
Para carregar totalmente, são necessárias entre 5 a 8 horas de exposição solar direta. O processo é automático, basta posicionar na janela e aguardar.
Nesse sentido, o uso esperado seria a captação da energia durante o dia para usar a carga da bateria durante a noite.
Produto ainda é um conceito
Apesar do potencial e do tempo desde a apresentação, a tomada solar ainda não chegou ao mercado. Além disso, não existe uma previsão de que a tomada seja produzida em larga escala.
Até o momento, os fabricantes ainda trabalham em métodos para tornar o produto acessível e funcional para uso doméstico.
Tomada solar seria ideal para recarregar celular e fones de ouvido
É importante destacar que a Window Socket foi desenvolvida especificamente para eletrônicos portáteis de pequeno porte, já que a bateria é de apenas 1.000 mAh.
Ou seja, seu uso é voltado para o carregamento de smartphones, fones de ouvido, smartwatches, fontes de água para pets e outros gadgets do cotidiano.
A capacidade garante energia suficiente para manter esses dispositivos funcionando sem depender da rede elétrica, mas não por muito tempo.
Além disso, tendo em vista a portabilidade, o uso da tomada solar como powerbank é mais uma opção.
Leia mais
- Quanto custa deixar um carregador na tomada sem conectar ao celular?
- Novo painel solar consegue gerar energia durante a noite
- Como funciona uma placa solar residencial?
VÍDEO: Carregamento solar: por que smartphones com a tecnologia não conquistam o mercado nem estão à venda
Fonte: Yanko Design