Publicidade

Para que serve a função "dry" do ar-condicionado?

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech

Além de apenas climatizar ambientes, o ar-condicionado também tem outros recursos para melhorar o ar do ambiente. Um deles é a função “Dry”, que pode ser encontrada facilmente no controle remoto de aparelhos que tenham suporte para a função.

Em inglês, “Dry” significa seco. Como o nome pode sugerir, o modo serve para reduzir a umidade dos ambientes, sem necessariamente diminuir a temperatura do local.

Para isso, o ar-condicionado passa a sugar ar úmido para dentro de si mesmo, onde ocorre um fenômeno de condensação — ou seja, quando as gotículas de água suspensas no ar são transformadas em água líquida. O ar é então reenviado para o ambiente, com uma composição mais “seca”.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Caso o aparelho de ar-condicionado seja configurado para funcionar na mesma temperatura ambiente, ele identificará qual é essa temperatura no momento do Dry. Desta forma, ele não terá a função de resfriar o ambiente, mas apenas melhorar a qualidade do ar.

Vantagens do modo Dry

Além de melhorar a qualidade da respiração, o modo Dry tem diversas vantagens. Veja quais são as principais:

  • Fornece um ar mais saudável: afinal, evita o mofo ou outros efeitos indesejados da umidade;
  • Reduz a conta de energia elétrica: usar o Dry em vez do modo de resfriamento é indicado para utilizar menos energia, e por isso se mostra como um método eficiente para gerenciar o ar em ambientes internos;
  • Reduz odores: cheiros indesejados de ambientes úmidos, causados pelo bolor, são evitados com a função;
  • Aumenta vida útil dos móveis: um dos grandes inimigos da longevidade de móveis é a umidade, especialmente quando são dispositivos eletrônicos e quadros na parede, por exemplo. Por isso, modelos de ar-condicionado com o Dry são recomendados para aumentar a durabilidade.

Quando usar o modo Dry

Em geral, o modo Dry é recomendado para aqueles momentos em que a umidade do ar está muito alta, o que pode provocar sensação de abafamento em dias quentes, por exemplo. Confira abaixo algumas situações características para o uso do modo de desumidificação do ar-condicionado:

  • Momentos antes ou depois de uma chuva ou tempestade: durante o verão, é comum que o ar fique demasiadamente úmido nos períodos de chuva de verão. Neste caso, o ar-condicionado pode atuar de forma eficiente no Dry;
  • Em dias úmidos de inverno: quando está frio e o tempo fica nublado e úmido por muitos dias seguidos, essa umidade pode se mostrar dentro de casa — inclusive deixando as paredes e janelas com pequenas gotículas. O modo Dry é ideal para evitar esse efeito
Continua após a publicidade

Modo Dry ou desumidificador?

Dependendo do caso, o ar-condicionado no Dry costuma gastar mais energia em comparação com um desumidificador dedicado, especialmente em situações extremas de ar muito úmido.

Por isso, o modo Dry do ar-condicionado é considerado apenas como uma função extra e cômoda para situações específicas. Se a alta umidade for um problema recorrente, pode ser uma boa ideia encontrar um desumidificador de alta qualidade — até porque ele costuma ter vantagem em termos de portabilidade, já que pode ser levado para ambientes tipicamente úmidos, como o banheiro e a cozinha.

Continua após a publicidade

Fonte: Learn Metrics, Appliance Teacher, AirConditionerLab