SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

O que significa “Cool” no controle do ar-condicionado?

Por| Editado por Léo Müller | 07 de Janeiro de 2024 às 11h00

Link copiado!

Danilo Berti/Canaltech
Danilo Berti/Canaltech

Os controles de ar-condicionados possuem vários recursos diferentes para climatizar o ambiente, e uma das funções mais utilizadas é o modo “Cool”. Neste texto, portanto, esclarecemos qual o significado desse modo e como funciona a configuração nos eletrodomésticos. 

O que é o modo “Cool” do controle do ar-condicionado? 

Em tradução direta, a palavra inglesa “cool” significa frio e é justamente este modo cool do ar-condicionado o responsável por resfriar o ambiente, deixando o ar mais refrescante nos dias de calor. 

Continua após a publicidade

Basicamente, um aparelho deste tipo tem vários modos de funcionamento e, enquanto uns apenas ventilam o cômodo, outros servem para climatizar. A funcionalidade do modo “cool” é exatamente esta. 

O modo cool muitas vezes é representado por um símbolo de “floco de neve” no visor do controle remoto ou do próprio ar-condicionado. Ele pode ser ativado pela tecla “modo” na maioria dos aparelhos, mas também há modelos com uma tecla dedicada para ele.

Dessa forma, para deixar a temperatura do ambiente mais “geladinha” nos dias de calor intenso, é necessário ativar essa configuração no seu ar-condicionado. Além disso, também é preciso se atentar para o nível de resfriamento, já que também é possível selecionar a temperatura desejada. 

Continua após a publicidade

É importante destacar, no entanto, que leva um tempo para que o ambiente seja completamente resfriado e, dependendo da diferença entre a temperatura real do ambiente e a definida no ar-condicionado, pode levar um tempo a mais para resfriar o local.