Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Você sabe o que é studygram? Veja 10 perfis do Instagram que te ajudam a estudar

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Abril de 2021 às 21h20

Link copiado!

microgen/envato
microgen/envato

Que a internet trouxe muitas possibilidades para os estudos, você já deve saber. Mas você sabia que dá para estudar por meio do próprio Instagram? Acontece que a famosa rede social de fotos e vídeos tem um nicho chamado studygram, cuja proposta é literalmente te ajudar a estudar, com direito a resumos, listas, mapas mentais. Basicamente, materiais dinâmicos — e, por sua vez, bastante estilosos.

"Os studygrams são, na minha opinião, uma forma muito honesta de democratização de conhecimento para ENEM e vestibulares, porque a maioria esmagadora é feita pelos próprios estudantes, que estão nessa luta dos vestibulares, assim como também alguns que já se formaram, que já estão inclusive cursando medicina, direito, entre outros cursos. E alguns são gigantes em números de seguidores", conta o professor Pedro Rennó, que dá aula de História e Filosofia para cursos pré-vestibulares e costuma compartilhar seus ensinamentos no canal Parabólica, no YouTube, onde une mais de 500 mil inscritos.

"No Instagram, os perfis publicam mapas mentais, dicas, algumas questões, e te direcionam inclusive para plataformas externas, se você precisar. Também são muito descontraídos. Publicam vídeos, e tem a possibilidade também de lives com professores. E isso ajuda inclusive quem está fazendo o próprio studygram, nesse processo de vestibular, porque a pessoa está estudando, tem uma organização muito boa e compartilha os seus materiais de estudo. Os studygrams são um dos caminhos, junto com outras plataformas que a gente tem, para democratizar o estudo e realizar o grande sonho que é a universidade", completa o youtuber.

Continua após a publicidade

E para coroar o dia da educação, comemorado a cada 28 de abril, listamos dez studygrams que têm potencial para ajudar você a absorver determinadas disciplinas da maneira mais dinâmica e descontraída possível:

@estudecomcamila

A estudante Camila aproveita seu perfil do Instagram (@estudecomcamila) para compartilhar suas rotinas de estudo e fornecer dicas de hábitos para estudar melhor, tal como técnicas de concentração, por exemplo. Vale notar que a influenciadora, que já une mais de 300 mil inscritos, conta com um canal no YouTube onde hospeda os famosos study vlogs, em que realiza as tarefas do dia, como lições, resumos e até mesmo a própria organização de seus materiais, enquanto conversa. É basicamente aquele tipo de vídeo para colocar enquanto você estuda, para quebrar aquela sensação de estar estudando sozinho.

Continua após a publicidade

@motivastudy

Em seu perfil do Instagram (@motivastudy), a Maria compartilha um pouco de sua rotina como brasileira estudando Ciências Biomédicas e Saúde Pública Europeia na Holanda. Mas não apenas isso: suas publicações apostam em temas complementares para a vida do estudante, como saúde mental, renda extra e profissões do futuro. A conta, que já acumula quase 90 mil seguidores, também explora questões voltadas a estudos fora do Brasil.

@med_rabiscos

Continua após a publicidade

Você está pensando em estudar medicina? Então o @med_rabiscos é o studygram certo! Lá, a estudante de medicina Taise Terra, de Minas Gerais, compartilha todos os detalhes de sua rotina acadêmica e, de quebra, ainda traz dicas para o que fazer na hora de uma prova ou de um vestibular. Além disso, esse perfil, que já conta com mais de 80 mil seguidores, traz resumos de conteúdos relacionados a tudo o que tange medicina e outros cursos da área da saúde e da biologia. A universitária também ajuda a montar cronogramas e até disponibiliza um drive com conteúdos para dar aquela força para quem precisa fazer uma prova.

@estudapotter

Essa é para os potterheads de plantão! Precisa estudar para os seus NOMs e NIEms? Em seu perfil (@estudapotter), o Enzzo Queiroz traz resumos e mapas mentais de várias disciplinas diferentes, sempre com aquela técnica de lettering (aquelas letras curvilíneas e bem estilosas) e com a organização visualmente satisfatória que só um studygram é capaz de fazer. Além de sua conta do Instagram, que já acumula 288 mil seguidores, o Enzzo também administra um canal no YouTube, onde faz reviews de materiais escolares e tutoriais de lettering e outras técnicas.

Continua após a publicidade

@heloostudies

Heloísa Helen, de 16 anos, atualmente cursa o segundo ano do ensino médio. No Instagram (@heloostudies), aposta em resumos e flash cards — pequenos cartões, também conhecidos como “fichas pautadas”, utilizados para testar a sua memória — para ajudar a absorver o conteúdo de diversas disciplinas, além de dicas de rotinas de estudos e, principalmente, como se preparar para as temidas provas.

Continua após a publicidade

@robertostudies

O sonho de Roberto, de 17 anos, é cursar medicina na Universidade de Pernambuco. Mas enquanto estuda, o recifense também ajuda você a estudar. Seu perfil do Instagram, que já une mais de 150 mil seguidores, traz inúmeros conteúdos para quem está se preparando para o vestibular, além de dicas de como focar nas aulas e como lidar com aquela matéria que não entra de jeito nenhum. Tudo isso a base de muito lettering, claro.

@annestudyblr

Continua após a publicidade

A Anne, de 16 anos, também está no segundo ano do ensino médio e utiliza suas redes sociais para ajudar outros estudantes. De humanas a exatas, seus resumos e mapas mentais estão disponíveis por todo o perfil (annestudyblr), que acumula mais de 130 mil seguidores. Anne também traz dicas de como se organizar e de como lidar com os estudos e até mesmo de como fazer anotações eficientes, por exemplo. Tudo para ajudar os internautas a estudarem melhor.

@estudepatricia

Em seu perfil do Instagram, a universitária Patrícia (@estudepatricia), que atualmente cursa o segundo semestre de medicina e participa de uma iniciação científica em fisiopatologia, compartilha sua rotina acadêmica, ajudando pré-vestibulandos de medicina a entenderem o que os espera no curso. Além disso, a estudante também compartilha várias de suas anotações.

Continua após a publicidade

@malena.studies

Estudos, organização e lettering. Esse é um belo resumo do feed de Malena Palmieri (@malena.studies), que traz anotações voltadas a diferentes disciplinas. A criadora de conteúdo também fornece dicas para os estudantes, que vão desde como se livrar da matéria acumulada até qual curso escolher. Malena também conta com um canal, onde compartilha suas rotinas de estudos, com os famosos study vlogs, em que coloca suas matérias em dia enquanto conversa com seus inscritos.

Continua após a publicidade

@polianastudies

Poliana Braga, de 17 anos, utiliza seu perfil (@polianastudies) para apontar dicas de como ter foco, produtividade e autodisciplina. A studygram também ajuda a montar cronogramas de estudo e a se livrar da procrastinação, e dispões várias anotações de diferentes disciplinas do ensino médio. Além da conta do Instagram, que conta com quase 80 mil seguidores, Poliana também dá as caras no YouTube, onde compartilha sua rotina de estudos, mostrando desde seus materiais escolares até seus hábitos matinais e noturnos.