Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 linguagens ideais para quem está começando a programar

Por| Editado por Claudio Yuge | 12 de Agosto de 2022 às 18h20

Link copiado!

Sigmund/Unsplash
Sigmund/Unsplash

Algumas previsões apontam que, até o final da década de 2020, em torno de um bilhão de empregos serão substituídos por robôs e inteligência artificial, ao mesmo tempo que mais de um bilhão serão gerados. Das novas vagas, a maior parte deve ser no setor de tecnologia da informação.

Neste cenário, os programadores serão mais desejados ainda no mercado de trabalho, Aprender novas habilidades e migrar a carreira para a área de desenvolvimento pode ser uma decisão bastante acertada. Mas para mudar de carreira, é necessário começar de algum lugar Por isso, separamos as cinco linguagens mais amigáveis para iniciantes.

Cinco linguagens de programação para começar

Continua após a publicidade
  1. Go (Golang): desenvolvida pelo Google, esta linguagem de programação é uma mistura de outras codificações mais antigas, que usa uma ampla base de aplicativos já existentes. Ao mesmo tempo que pode ser usada para diversos fins, é uma linguagem de fácil aprendizagem.

    Por conta disso, muitos programadores iniciantes decidem começar a escrever suas linhas de código em Go. Além disso, a demanda por aplicativos desenvolvidos neste ambiente já é grande e tende a aumentar, com um número cada vez maior de vagas abertas, com salários que são bastante atrativos.

  2. Javascript: a maior parte dos sites existentes hoje são desenvolvidos em JavaScript. Desenvolvida nos anos 90, esta linguagem se tornou uma das bases da programação atual. Hoje, milhões de pessoas são qualificadas para trabalhar com JavaScript, e sempre há demanda para novos profissionais qualificados, principalmente em front-end.

    Por usar elementos de CSS e HTML, o aprendizado de JavaScript é relativamente simples e, uma vez que você aprende a trabalhar nela, também pode transferir esses conhecimentos para outras codificações mais complexas.

  3. Python: conhecida como a linguagem de programação mais fácil de aprender para iniciantes, Python é uma linguagem gratuita, de fácil leitura e com uma série de módulos de suporte prontos para uso. Além disso, os programadores em Python contam como uma vasta comunidade de desenvolvedores para obter ajuda.

    A linguagem é necessária para o desenvolvimento de aplicativos da Web e de desktop, uma área não muito abarcada por linguagens mais modernas. Por conta disso, especialistas em Python estão entre os profissionais mais requisitados e melhor remunerados no mercado atualmente.

  4. Kotlin: esta linguagem de programação multifuncional varia de serviços web a aplicativos móveis. É uma das linguagens de maior sucesso entre as que foram lançadas recentemente, uma vez que foi lançada para uso em 2016.

    Kotlin é uma linguagem amigável para iniciantes justamente por ser moderna. Ainda não existem especialistas de verdade em seus códigos, já que ainda não deu tempo para que isso pudesse acontecer.

  5. PHP: desenvolvida em 1990, PHP é uma linguagem que moldou a internet como conhecemos. Mesmo após mais de 30 anos de seu lançamento, ainda é uma das principais codificações existentes, presente em mais de 80% dos sites da internet.

    Ao contrário do Kotlin, o PHP tem milhões de especialistas justamente por estar a tanto tempo por aí. Porém, isso também pode ser uma vantagem, já que a comunidade pode ajudar bastante em caso de dúvidas e existem centenas de cursos online e gratuitos para aprendizado em diferentes níveis.

Fonte: Analytics Insight