Publicidade

Prova do Enem será alinhada com novo ensino médio a partir de 2024, diz MEC

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Julho de 2021 às 16h31

Link copiado!

Wirestock/Freepik
Wirestock/Freepik

O Ministério da Educação (MEC) revelou, nesta quarta-feira (14), que a partir de 2024 o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estará alinhado com o novo ensino médio, que começa a passar por mudanças no ano que vem.

As alterações do ensino médio consistem em ampliação da carga horária, possibilitando uma organização curricular mais flexível, ou seja, os alunos poderão escolher diferentes áreas de estudo. Até 2024, também serão alteradas as matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para estar alinhada à nova forma de ensino.

Continua após a publicidade

Ainda neste ano, será feita a aprovação e homologação dos referenciais curriculares do ensino médio pelos Conselhos de Educação, assim como as formações para esses profissionais. Segundo o cronograma do MEC, as mudanças do ensino médio irão acontecer em 2022 para o 1° ano, em 2023 para o 1° e 2° ano, encerrando a mudança para todos os anos em 2024.

A mudança do ensino médio acontece para incentivar a adesão e interesse dos alunos em diferentes disciplinas, fugindo do ensino tradicional.

Fonte: MSN