Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GitHub | As 10 linguagens favoritas dos desenvolvedores na plataforma

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Julho de 2022 às 19h20

Link copiado!

Divulgação/GitHub
Divulgação/GitHub

O mercado de desenvolvimento de software é um dos que mais cresce em todo o mundo, e essa importância se dá, entre outras razões, por conta das linguagens de programação “clássicas” que os desenvolvedores modernos utilizam. Hoje, é importante que profissionais de tecnologia emergentes tenham uma sólida compreensão das linguagens de programação para crescer em suas carreiras.

A demonstração crescente do domínio de linguagens de programação e desenvolvimento de software pode ser encontrada na plataforma GitHub. De propriedade da Microsoft, este repositório é um espaço onde profissionais emergentes podem aprender e compartilhar bastante sobre desenvolvimento. Como este é um ambiente especial para desenvolvedores, listamos as linguagens favoritas dos usuários do GitHub.

Conheça as 10 linguagens favoritas dos usuários do GitHub

Continua após a publicidade

Java: é uma das mais usadas no mundo e uma das mais queridas pelos usuários do GitHub. Trata-se de uma linguagem de uso geral, com estrutura orientada a objetos. Hoje, é praticamente uma estrutura padrão para aplicativos multiplataforma, muito por conta de seus recursos Write Once e Run Anywhere.

Javascript: é uma das mais conhecidas e usadas no mundo, estima-se que cerca de 4 milhões de desenvolvedores da comunidade utilizem-a. Esses números, baseados em relatórios, colocam o Javascript como o sistema com mais taxa de crescimento entre todas presentes no Github.

Python: esta é uma das linguagens mais populares atualmente. Por ser gratuita, de código aberto, com amplos módulos de suporte e desenvolvimento, o Python se ganhou bastante adesão dentro da comunidade dev. Além disso, ainda possui fácil integração com serviços da web e estruturas de dados amigáveis.

TypeScript: muito parecido com o Javascript, o TypeScript também tem se popularizado bastante e tem um número de usuários que não pára de crescer. A principal diferença para sua “irmã mais velha” são novos recursos, como tipo de enumeração e números flutuantes, que não estão presentes no Javascript.

Continua após a publicidade

C: é uma das mais antigas já criadas e é o núcleo de uma série de outras, como C#, Java e JavaScript. É usada para a escrita de vários aplicativos e em diferentes etapas do desenvolvimento dos sistemas, como a construção de aplicativos, geração de construção de bancos de dados e mais uma série de aplicações.

C++: é uma versão aprimorada da C, muito querida por desenvolvedores e bastante popular entre os contribuidores do GitHub. Com ela, é possível criar sistemas operacionais, jogos e uma ampla gama de softwares para diferentes tipos de uso. Por conta disso, é uma das linguagens mais usadas e teve um aumento em sua classificação de desempenho no ano passado.

Ruby: inicialmente projetada para ter uma sintaxe mais amigável e ser flexível na arquitetura orientada a objetos, com suporte a notação de programação procedural e funcional, a linguagem Ruby se tornou a queridinha dos desenvolvedores iniciantes.

Kotlin: a linguagem Kotlin é a mais interoperável dentre as principais usadas pelos contribuintes do GitHub. Ela é bastante usada para aplicativos Android, web e para desktop, além de softwares para servidores. Ela foi construída para ser uma espécie de opção simplificada em relação ao Java.

Continua após a publicidade

Dart: esta é uma das principais linguagens focadas em cliente, podendo ser utilizada em diferentes plataformas. Além disso, pode ser usada para “coleta de lixo” orientada a objetos. A Dart é baseada em classes e tem sintaxes parecidas com C, e assim como a Ruby, é muito popular entre devs iniciantes.

PHP: por último, mas não menos importante, temos o ecossistema de recursos para desenvolvedores PHP. Esta linguagem de código aberto de execução em servidor é profunda o suficiente para ser a base de grandes redes sociais, além de ajudar a gerar conteúdos em páginas dinâmicas, a coletar dados de formulário e criptografar conteúdo.