Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 melhores plataformas para hospedar cursos online em 2022

Por| Editado por Claudio Yuge | 29 de Agosto de 2022 às 18h20

Link copiado!

Lana_M/Envato
Lana_M/Envato

Embora a pandemia tenha colocado os cursos online de educação à distância (EAD) como uma necessidade, essa modalidade de ensino já era uma realidade muito antes disso. A principal proposta era democratizar a formação inicial e continuada, permitindo aos alunos escolher onde, quando e como estudar, sem prejuízo a qualidade da experiência do aluno.

No Brasil, os cursos online e EAD estão se consolidando no Brasil, com tendência de crescimento para os próximos anos, com o segmento se tornando atrativo tanto para quem produz quanto para quem consome conhecimento. Isso ocorre porque essa modalidade de ensino atende a estudantes regulares, universitários, profissionais em busca de qualificação ou quem só quer aprender alguma coisa nova.

O que observar antes de escolher

Continua após a publicidade

As principais plataformas de cursos online dispõem de tecnologias apropriadas para atender às demandas de empresas, alunos e professores. Uma boa plataforma deve ter uma interface intuitiva e facilmente navegável, suporte técnico, além de um contato facilitado com professores ou tutores para solução de dúvidas.

Da mesma forma que as instituições de ensino físicas, os cursos online devem cumprir um cronograma, e oferecer a estrutura necessária para que os alunos consigam navegar com calma, sem grandes problemas de infraestrutura que interfiram negativamente em seu aprendizado. Além disso, também é importante ter a garantia de um certificado, que é o que vai garantir que alguém estudou o que é ensinado naquele curso.

Algumas plataformas de cursos online têm por padrão o fornecimento de certificados de conclusão, trabalhando com a hospedagem dos mais variados tipos de cursos, indo desde programação, até massagem, passando por mixologia e mecânica básica. Confira as melhores opções do mercado e como decidir onde hospedar suas aulas para ter os melhores resultados e conseguir passar conhecimento à diante.

Continua após a publicidade

Principais plataformas para hospedagem de curso online

1. SambaTech

A SambaTech é um ecossistema que permite a publicação e o consumo de vídeos online. A plataforma dispõe de duas plataformas, a Samba Play, que é voltada para professores independentes e produtores de conteúdo, e a Samba Tutor, que é focada em instituições de ensino.

A plataforma permite a hospedagem de aulas, cursos ou conteúdos de vídeo diversos, com aposta em aspectos como segurança e praticidade. Mesmo usuários que não têm muito conhecimento em programação ou desenvolvimento de sites, não devem ter problemas em usar o SambaTech.

Outro ponto importante do sistema é o encoding automático, que padroniza qualquer vídeo que é colocado na plataforma para o formato pedido pela plataforma. Com isso, basta gravar, não sendo necessário se preocupar com o formato dos vídeos.

2. Udemy

A Udemy é uma das plataformas digitais mais populares e importantes do mundo. Estima-se que mais de 100 mil cursos estejam disponíveis na Udemy atualmente, onde é possível encontrar de tudo um pouco, com cursos em áreas como negócios, programação, design e desenvolvimento pessoal.

A plataforma incentiva que qualquer pessoa com conhecimentos técnicos e práticos relevantes sobre qualquer tema, comece a gravar vídeos e divulgá-los na Udemy, sem muitas complicações. Mas caso o usuário ainda assim encontre problemas para postar seus conteúdos, ainda assim pode contar com um suporte em português disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

3. EAD Box

A EAD Box é uma plataforma que permite a criação de cursos online com controle total dos dados de alunos, relatórios e gerenciamento de pagamentos em um único lugar. O sistema permite a montagem de um site com com domínio personalizado e aulas criptografadas, o que impede que o conteúdo das aulas seja pirateado e distribuído sem o devido pagamento.

Em outras palavras, a EAD Box permite que você tenha sua própria escola online. O sistema tem mais de 40 mil cursos cadastrados, com mais 2,4 milhões de alunos inscritos na plataforma, com taxa de conclusão de cursos de 82%, uma das mais altas do mercado. Estima-se que as vendas realizadas por meio do sistema tenham movimentado mais de R$ 55 milhões.

Continua após a publicidade

4. Hotmart

A Hotmart é uma das plataformas mais completas para a hospedagem de cursos online. O serviço oferece uma gama bastante ampla de ferramentas para quem quer iniciar um negócio digital. Os professores têm algumas preocupações adicionais além de criar, como organizar e distribuir suas aulas. No entanto, a Hotmart conta com um sistema integrado de pagamentos.

Um diferencial da plataforma é o programa de afiliados, que facilita um pouco a distribuição dos cursos, apesar de reduzir o lucro, já que os associados recebem uma porcentagem pelas vendas. Porém, o editor de páginas, analytics e a segurança do conteúdo, garantida pelo certificado SSL, fazem com que a Hotmart siga como uma excelente opção.

5. EAD Plataforma

A EAD Plataforma tem como foco a simplicidade e a possibilidade de personalização das páginas virtuais dos cursos ofertados. A plataforma permite a criação e customização de uma identidade visual única, que é otimizada para funcionar de maneira adequada em computadores, tablets e smartphones.

Outro atrativo são as opções de pagamento, que são bastante variadas, com configurações que permitem pagamentos com cartão de crédito e boleto, com parcelamento para ambos e cálculo facilitado de juros. Para quem não está completamente convencido, a EAD Plataforma permite um teste gratuito de sete dias.

Continua após a publicidade

Fonte: Neil Patel