Udemy | Como encontrar cursos online e grátis

Com a correria do dia a dia, não é todo mundo que consegue se matricular em um curso presencial e comparecer todos os dias em uma escola ou universidade para estudar. Os cursos que ensinam à distância se tornaram a principal alternativa para quem quer se manter em dia com a educação sem sair de casa.

Uma das principais plataformas de cursos EaD (sigla para Ensino à Distância) é o Udemy, que oferece aulas pagas e gratuitas online, com direito a material de apoio, como apostilas, mapas e livros. A maioria das aulas entregam certificação de conclusão após o fim do curso, e alguns deles são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Como acessar o Udemy

O Udemy conta com aplicativo para Android e iOS, mas você também pode usar a versão web em udemy.com para buscar e assistir aulas. É claro que a versão para navegadores é mais completa e traz ferramentas extras, mas os aplicativos entregam os recursos essenciais para quem deseja estudar via smartphone, em qualquer lugar, usando conexão móvel ou Wi-Fi.

Como se cadastrar no Udemy

Entre no site do Udemy ou abra o aplicativo que você baixou e clique em "cadastre-se". Você só precisa preencher neste momento seus dados pessoais, como nome completo, endereço de e-mail e criar uma senha alfanumérica.

Fazendo cadastro no Udemy online / Captura de tela: Bruno Salutes

Como encontrar cursos grátis no Udemy

Entre os cursos que são oferecidos pela Udemy, estão opções gratuitas e pagas. Existem temas para diferentes estudos e você pode fazer a busca por aulas usando uma palavra-chave ou fazendo filtros.

Os cursos cobrados podem ser pagos através de um cartão de crédito (MasterCard, Visa, Elo e Amex), e compras acima de R$ 50 podem ser parceladas em 3x sem juros, e acima de R$ 100 em até 6x sem juros. Além de cartão, você pode pagar usando sua conta do PayPal ou boleto.

Use a guia principal, que fica no topo do app e do site, para buscar por um curso do seu interesse como, por exemplo, "SEO" ou "Marketing". Existem alguns detalhes importantes que você deve levar em consideração antes de comprar ou assistir uma aula grátis. São eles (acompanhe o índice na imagem abaixo):

  • (1) Verifique o idioma do curso ou as legendas disponíveis;
  • (2) Duração total do curso;
  • (3) Grade e módulos que fazem parte;
  • (4) Se o curso oferece certificado após a conclusão
  • (5) Requisitos (alguns cursos exigem softwares, apps, ferramentas ou contas em serviços específicos.
O que você deve levar em consideração antes de escolher um curso na Udemy / Captura de tela: Bruno Salutes

Leve sempre esses pontos em consideração antes de se inscrever e comprar um curso. O Udemy tem uma política de devolução do dinheiro em até 30 dias no caso de compra indevida.

Agora, se você quiser assistir a aulas gratuitas, faça a busca pelo curso de seu interesse e depois clique em "Todos os filtros", logo abaixo. Marque a opção "gratuitos".

Selecionando o filtro para cursos gratuitos / Captura de tela: Bruno Salutes

Escolha uma aula e inscreva-se para iniciar o curso. As opções grátis não carregam tantos detalhes como as aulas pagas, mas, fique atento para a descrição e os requisitos mínimos que o instrutor pede. Veja também as avaliações de outros usuários que já concluíram o curso em questão, clicando em "avaliações".

Se você não tiver um curso em mente, vale a pena navegar entre as categorias acadêmicas que o Udemy oferece.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.