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O que é e como funciona a Hotmart?

Por| Editado por Bruno Salutes | 01 de Novembro de 2021 às 21h00

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Divulgação/Hotmart
Divulgação/Hotmart

A Hotmart é uma plataforma voltada para a venda, distribuição e consumo de produtos digitais. Grande parte dos itens disponíveis segue pelo caminho educacional, colocando o serviço como uma alternativa que reúne cursos online e e-books para educação a distância (EAD).

Além de hospedar conteúdos digitais, a Hotmart oferece aos afiliados a opção de lucrar com a divulgação dos produtos. A seguir, saiba o que é e conheça mais sobre o funcionamento da Hotmart.

O que é e como funciona a Hotmart?

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Com sede na Europa e escritórios nas Américas, a Hotmart é uma empresa que vende e distribui produtos digitais, a maioria destes focados para o mercado de educação a distância. Qualquer pessoa pode se inscrever gratuitamente na plataforma e se tornar um produtor de conteúdo ou afiliado, contando com a ajuda da Hotmart para hospedar e divulgar o produto.

Um professor, por exemplo, pode criar um produto digital e hospedá-lo na Hotmart. Depois, o mesmo produto pode ser divulgado em toda a rede da plataforma, que por sua vez oferece ao consumidor a opção de comprar o produto. A compra pode ser feita diretamente na Hotmart ou por um link criado pelo produtor do conteúdo ou pelo afiliado.

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Todos os produtores e afiliados recebem uma comissão pela venda de cada produto. Como a Hotmart fica responsável pela hospedagem e parte da divulgação, a plataforma também fica com uma parte da receita.

Se o produto custar igual ou menos de R$ 10, a taxa da Hotmart é de 20% por transação. Produtos acima desse valor são cobrados 9,90% + R$ 1 do valor. Essas são as únicas taxas cobradas pela Hotmart. Caso os produtos hospedados não registrem nenhuma venda, o usuário não precisará pagar nada.

A Hotmart ainda oferece ferramentas analíticas para que tanto produtores quanto afiliados possam saber exatamente quem está acessando e comprando os produtos. Há também outros recursos para ajudar a impulsionar as vendas na plataforma.

Produtor, afiliado e consumidor

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O produtor nada mais é do que a pessoa responsável pela criação de um produto. Logo, qualquer pessoa pode se tornar um produtor, desde que crie o próprio material e se cadastre na Hotmart usando essa categoria para que o produto seja hospedado na plataforma.

Os afiliados, por sua vez, fazem a divulgação dos produtos na internet. Os produtores podem divulgar por conta própria os produtos, mas é interessante consultar e utilizar o trabalho dos afiliados pois são eles que possuem conhecimento especializado para impulsionar as vendas dos produtos.

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Para os afiliados, a Hotmart não exige que eles vendam produtos de uma única categoria. É por isso que os afiliados possuem total liberdade para ajudar os produtores a venderem produtos digitais de nichos distintos. Entretanto, todos os afiliados precisam atender a alguns pré-requisitos, como ter mais de 18 anos e endereço de e-mail e documento de identidade válidos.

Por fim, o consumidor é aquele que vai comprar um produto hospedado da Hotmart. O usuário final pode fazer pesquisas no site do serviço ou acessar um link divulgado por um afiliado ou produtor.

Lembrando que, em todos os casos, é preciso criar uma conta na Hotmart e, no momento do cadastro, informar se você é um produtor, afiliado ou consumidor.

Quais produtos são vendidos na Hotmart?

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Atualmente, a Hotmart permite a venda dos seguintes produtos digitais:

  • Ebooks em PDF ou EPUB;
  • Documentos (.doc, .rtf), audiobooks e músicas (mp3, wma);
  • Videoaulas;
  • Palestras e screencasts (MPEG, FLV, MOV, WMV);
  • Softwares (.exe, .msi);
  • Imagens;
  • Podcasts;
  • Scripts e quaisquer outros formatos de arquivo que possam ser baixados pela internet.

Também está disponível um modelo pago de adesão em que os produtores cobram um valor mensal para dar ao consumidor acesso a produtos exclusivos. Entre as opções que cobram um taxa adicional periodicamente estão clubes de assinaturas privados, sites de conteúdo restrito a membros e coaching clubs.

Como vender na Hotmart?

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Para vender um produto digital na Hotmart, primeiro você cria um perfil na plataforma acessando o site da Hotmart e clicando em "Cadastre-se", no canto superior direito da tela. Você pode inserir todos os dados solicitados manualmente ou fazer um pré-preenchimento com suas informações do Facebook.

Feito isso, você verá opções para se tornar um produtor de conteúdo ou afiliado. Aí é com você: decida qual das soluções é mais vantajosa para o seu negócio.

Se optar pela produção de conteúdo, você deverá informar o nome, preço e descrição completos do produto, além de permitir ou não que outras pessoas (afiliados) façam a divulgação daquele produto.

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Agora, se preferir trabalhar como afiliado, é só encontrar as categorias que você mais domina para começar a promover os conteúdos de outros produtores. Dependendo das configurações de cada produtor, você pode iniciar a divulgação no mesmo instante, mas também há casos em que você precisará aguardar uma autorização do produtor para divulgar o produto.

Como divulgar um produto na Hotmart?

Independentemente da sua escolha, faça o cadastro na Hotmart já com tudo do seu produto devidamente planejado. Isso inclui os preços que serão cobrados pelo produto, em quais categorias ele se encaixa, quem é o público alvo e em quais plataformas ele será veiculado. Todas as informações e imagens precisam estar completas na descrição do produto.

Por se tratar de um serviço mais voltado para a área educacional, o LinkedIn pode ser um bom chamariz para a divulgação do produto. A rede social, que tem foco em carreiras e empregos, também reúne links, indicações e a veiculação de produtos específicos de educação. Por esse motivo, o site é um começo interessante para você e seus afiliados divulgarem o produto.

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Como ganhar dinheiro com a Hotmart?

Aqui entra um fator muito importante na hora de precificar os produtos que estarão à venda na Hotmart: estude a concorrência. Muito do que é oferecido na plataforma vai de acordo com a demanda de determinados assuntos. Alguns temas são mais populares que outros e, portanto, estão disponíveis em maior quantidade.

Por conta disso, muitos consumidores tendem a escolher o que estiver mais barato, então não compensa vender o produto por um preço mais alto. Do outro lado da moeda estão os produtos que são pouco procurados. Neste cenário, o valor do conteúdo pode ser mais alto, sem que isso comprometa a sua reputação ou os afiliados.

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No geral, esteja sempre atento aos movimentos do mercado, em especial das áreas e categorias em que os seus produtos estão inseridos. Dessa forma, você consegue fazer mudanças mais rápidas e adaptar os conteúdos, melhorando o alcance para os consumidores.

Fonte: Hotmart