Kindle serve como agenda? | Números de telefone, planner mais
Por Bruno Bertonzin • Editado por Wallace Moté |
Há quase dois meses a Amazon lançou sua nova geração de e-readers e anunciou os novos Kindle Paperwhite com tela de 6,8 polegadas e Kindle Paperwhite Signature Edition que, além da tela grande com o mesmo tamanho, também conta com suporte para carregamento sem fio. Os gadgets são excelentes para reunir uma vasta biblioteca virtual em um único aparelho, mas também possuem utilidades além de simplesmente permitir a leitura de ebooks.
- Kindle serve para estudar? | 6 dicas de uso do e-reader para alunos
- Como atualizar o Kindle para o sistema mais recente
- Amazon Kindle: qual modelo comprar?
Como já vimos em outro artigo, ele é ótimo para ajudar nos estudos, com ferramentas para destacar trechos importantes de um PDF, por exemplo, e também adicionar anotações para ajudar a entender melhor o assunto estudado. No entanto, o que pouca gente sabe é que ele também serve como um planner — ou uma agenda, útil para anotar compromissos e ter sempre à mão as necessidades e tarefas para os próximos dias, semanas ou meses.
É importante destacar, porém, que o Kindle não funciona como um celular ou até mesmo um tablet — isso quer dizer que ele não tem um sistema de alarmes ou notificações para te alertar sobre a proximidade de um evento ou compromisso, portanto tenha em mente que utilizar um planner no dispositivo da Amazon servirá apenas como mais uma forma para você acompanhar seu calendário e planos para o futuro sem precisar de um aparelho mais completo. É apenas mais uma forma de dar mais utilidade ao seu e-reader.
Como transferir um planner para o seu Kindle pela loja da Amazon
A forma mais simples de obter uma agenda para o Kindle é pela loja virtual do e-reader — que pode ser acessada pelo aplicativo no celular, pela página oficial da Amazon ou direto pelo leitor. Na store, é possível encontrar agendas que permitem a adição de notas e destaques e, portanto, podem ser utilizadas como planner.
Na verdade, essas agendas são, basicamente, ebooks “normais”, mas com um aspecto visual que permite sua utilização como agenda ao adicionar notas em cada data ou página presente no planner.
A primeira opção disponível na loja da Amazon é o Kindle Notes — ele não conta com um aspecto que permita a sua visualização como um calendário propriamente dito, mas mostra cada linha com uma data, que pode ser selecionada individualmente para adicionar uma nota.
É importante destacar, porém, que por ser um “ebook” antigo na loja, cada data não corresponde ao dia exato da semana em 2021 ou 2022, mas pelo menos é um calendário bissexto, então deve servir para qualquer ano, desde que você não precise fazer a identificação por dias da semana.
Já a segunda opção é o “2022 Planner”, que já tem a vantagem de ser configurada para o ano de 2022 e pode ser adquirida de graça por usuários que tenham uma assinatura do Kindle Unlimited ativa. Um ponto negativo, porém, é que ele é todo em inglês, mas nada que dificulte muito seu uso.
Ela possui um aspecto que lembra mais uma agenda, de fato, com páginas para adicionar informações como orçamento mensal, calendário semanal e mensal. No entanto, ela não permite adicionar notas individuais para cada dia, sendo necessário abrir uma observação para a página inteira.
Como transferir um planner do seu computador ou celular para o Kindle
Já para quem procura alternativas totalmente grátis — sem depender de assinaturas ou compras em lojas virtuais — é possível transferir uma agenda do computador ou celular direto para a conta do Kindle.
Antes de começar a explicar como isso pode ser feito, é válido lembrar que o e-reader da Amazon aceita vários formatos além do MOBI, como o PDF e arquivos DOC do Word, por exemplo. Dito isso, basta você criar um calendário do seu jeito no editor de textos da Microsoft e transferi-lo para a sua conta por e-mail (ensinarei como fazer isso no final deste artigo).
Caso você não esteja com tempo ou simplesmente não queira criar um calendário do zero no Word, também é possível baixar um de graça no site WinCalendar, que já oferece os planners configurados para o ano de 2021 ou 2022. No site, é possível encontrar opções com calendários semanais ou mensais — estes com todos os meses em apenas uma página ou cada mês por página.
Uma dica, ao utilizar estes arquivos baixados, é diminuir totalmente o tamanho da fonte para o mês caber adequadamente em uma tela. Depois disso, basta trocar de página normalmente, como se fosse um livro, para visualizar todos os meses.
Como transferir arquivos do computador ou do celular para o Kindle
Além da opção de comprar livros direto pelo kindle ou pela loja da Amazon, também é possível transferir arquivos direto de um computador ou celular. Para isso, basta anexar o arquivo e enviar para a conta de e-mail do Kindle. Caso você não saiba qual o seu endereço, basta acessar as configurações do dispositivo, clicar em “Sua Conta” e verificar a informação na última opção.
No e-mail, não é necessário escrever nada nos campos de assunto e no corpo do texto — basta simplesmente anexar o arquivo desejado e fazer o envio. Depois disso, basta conectar seu Kindle em uma rede Wi-Fi e sincronizar o aparelho com a conta para acessar o arquivo no e-reader.
Mas e a agenda de contatos?
Infelizmente não há uma forma oficial de se ter uma agenda de contatos no Kindle, mas assim como o planner, é possível “adaptar” um arquivo do Word para funcionar dessa forma. Uma dica, por exemplo, é criar uma página com cada letra do alfabeto para que elas possam ser selecionadas para a adição de notas, que poderão ser utilizadas para inserir o nome e número de cada contato.