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WhatsApp | Como vão funcionar as compras no mensageiro?

Por| Editado por Claudio Yuge | 06 de Março de 2023 às 18h20

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Pexels/Mike Jones
Pexels/Mike Jones

Na última quinta-feira (2), o Banco Central liberou o pagamento com cartões de crédito, débito e pré-pago por meio do WhatsApp no Brasil. A novidade, que deve entrar em vigor em abril, passa a permitir as transações entre pessoas físicas e pessoas jurídicas (PJ).

A ferramenta, porém, não estará disponível imediatamente para os usuários. Segundo o BC, o início das transações "deve ser comunicado pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias".

O serviço foi lançado em 2020 pela holding que, até então, ainda se chamava Facebook. No entanto, a autarquia brasileira rapidamente suspendeu o serviço, liberando a funcionalidade para transações entre indivíduos em 2021. O presidente-executivo da Meta, controladora do WhatsApp, comemorou a liberação em seu Instagram:

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"Atualização do WhatsApp do Brasil: o Banco Central acaba de autorizar o lançamento de nosso novo recurso de pagamento para que as pessoas possam pagar pequenas empresas diretamente no WhatsApp. Ansioso para lançar isso em breve", afirmou.

Já o chefe do WhatsApp para América Latina, Guilherme Horn, afirmou que o pagamento de produtos e serviços em uma conversa usando cartões Mastercard e Visa será liberado "em breve". O BC já havia concedido um aval preliminar para as duas empresas no final de 2022 — embora não permitisse o funcionamento do recurso.

Como vai funcionar?

Tanto nas transferências entre indivíduos, quanto nas entre pessoa física e jurídica, o serviço do WhatsApp Pay é habilitado pelo Facebook Pay. No primeiro caso, as transferências podem ser realizadas a qualquer horário, todos os dias da semana e totalmente isentas de taxas. Os usuários podem enviar até R$ 1 mil e receber até 20 transações por dia, ou R$ 5 mil por mês.

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Segundo avaliado pelo portal Valor, espera-se que a versão do aplicativo para comerciantes, o WhatsApp Business, não tenha limites de valores. Os lojistas deverão cadastrar a conta da adquirente (Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago ou Rede), inserir os dados bancários e esperar até três dias úteis para começar a receber. O lojista poderá editar o pedido do cliente, adicionando descontos, frete, impostos, etc.

Confira como utilizar a ferramenta no aplicativo, a seguir;

  • No menu "+", será possível encontrar a opção "Pagamento";
  • Ao clicar nela, o aplicativo vai pedir um valor e redirecionar para a criação de uma conta;
  • Será preciso aceitar os termos de uso da plataforma e criar uma senha numérica de 6 dígitos;
  • Em seguida, o usuário vai precisar incluir nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos parceiros.

Para realizar cada transação o Facebook Pay vai exigir um PIN ou a biometria, caso o usuário tenha acesso a essa opção. Os dados do cartão dos clientes é criptografado para proteger suas informações. No caso, ao salvar um cartão de débito, o usuário precisará fazer uma verificação por SMS ou pelo aplicativo do seu banco — para evitar o uso de cartões roubados.

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Fonte: Valor; Extra