Publicidade

Magalu compra plataforma Sode e avança no mercado de entregas ultrarrápidas

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Julho de 2021 às 22h00

Link copiado!

Magazine Luiza
Magazine Luiza
Tudo sobre Magazine Luiza

Entregas ultrarrápidas são, atualmente, um dos diferenciais do varejo eletrônico brasileiro. Para se destacar dos concorrentes, o Magalu acaba de concluir a aquisição da plataforma de logística urbana Sode. Essa não é a primeira compra da companhia no segmento: em 2018, comprou a Logbee, e, em 2020, a transportadora GFL e a plataforma de tecnologia SincLog.

Presente em oito estados (São Paulo, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Piauí e Sergipe), a Sode tem mais de mil entregadores ativos, que fazem cerca de 2 milhões de entregas por ano. A empresa tem tecnologia proprietária especializada em gestão, roteirização e rastreamento de entregas realizadas por parceiros.

Como parceira do Magalu, a Sode já atuava na entrega de pedidos em até 1 hora. A taxa de conversão é 62% maior para pedidos com entrega ultrarrápida em comparação com o prazo de 48 horas. Segundo Luís Fernando Kfouri, diretor de operações logísticas do Magazine Luiza, nas lojas em que esse serviço foi implementado, ele representa de 70% a 80% das vendas.

Continua após a publicidade

Entregas ultrarrápidas

Com a aquisição, o Magalu pretende acelerar a expansão da entrega ultrarrápida, que atualmente já é oferecida em 140 lojas de 30 cidades — ainda em 2021, a ideia é ter a opção em todas as capitais. E mais: em breve, a Sode fará entregas ultrarrápidas para os vendedores do marketplace do Magalu e para os restaurantes parceiros da AiQFome.

A disputa pela oferta da entrega mais rápida foi parar no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) em junho: Magazine Luiza e Mercado Livre recorreram ao órgão para saber quem tem a entrega mais rápida do Brasil. Por enquanto, o Magazine Luiza ganhou, mas o Mercado Livre promete recorrer.

Continua após a publicidade

Outros concorrentes também buscam fazer entregas cada vez mais rápidas. O Universo Americanas, que usa a plataforma logística Let’s, fez 44% das entregas em até 24 horas e 14% em até 3 horas no primeiro trimestre de 2021. Já a Via faz 42% das entregas em 24 horas. Em dois dias, são 65%.

Outras aquisições

Outro objetivo do Magalu é atuar no segmento de entrega de refeições. Para isso, adquiriu os aplicativos AiQFome e ToNoLucro, e as plataformas GrandChef e Plus Delivery. “Alimentos e produtos de supermercado estão entre nossos principais drivers de crescimento para o futuro. O principal racional estratégico para isso é o aumento da frequência de compra no nosso superapp”, afirma Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza.

Continua após a publicidade

Além disso, a companhia acaba de captar quase R$ 4 bilhões, em um follow on (uma nova oferta de ações ao mercado). O dinheiro será usado para financiar a compra da plataforma de e-commerce Kabum!, anunciada há dez dias. Estimado em R$ 3,8 bilhões, esse foi o maior negócio da história do Magazine Luiza. A operação envolveu dinheiro e ações.

Os recursos devem, ainda, ser usados para a expansão do Magalu em novos mercados e o pagamento de aquisições estratégicas. Devem, ainda, financiar investimentos em logística, com abertura de novos centros e hubs de distribuição.

Fonte: Neofeed