Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

E-commerce registra 5,6 milhões de tentativas de fraude em 2022

Por| Editado por Claudio Yuge | 07 de Março de 2023 às 15h20

Link copiado!

Reprodução/DCStudio
Reprodução/DCStudio

A segurança do seu comércio é tão importante para as lojas virtuais, quanto nas físicas. Segundo os dados do Mapa da Fraude, realizado pela ClearSale, revelam que o e-commerce brasileiro registrou 5,6 milhões de tentativas de fraudes ao longo de 2022. O estudo analisou 312,2 milhões de pedidos no setor.

Os dados da pesquisa foram analisados pelo CEO da we.digi, Felipe Trudes, que pontuou a importância de se alertar para o problema que assombra lojistas e clientes: “É preciso pensar em plataformas seguras, que não sejam de código aberto, investir em um intermediador de pagamento, definir limites de compras e estudar o padrão de comportamento dos seus consumidores, por exemplo”, afirma o executivo.

Visando alertar os comerciantes, a pesquisa ainda revela o aumento dos casos de golpes em datas sazonais, como Dia das Mães (2,5%), Dia do Consumidor (2,2%), Dia dos Namorados (2,1%) e a Black Friday (1%). É fundamental que os e-commerces criem estratégias de proteção para prevenir este tipo de situação.

Continua após a publicidade

A partir dos dados também foi possível categorizar as fraudes em três tipos, confira:

  • Fraude efetiva: em que o criminoso utiliza dados de cartões de crédito roubados para fazer a compra;
  • Autofraude: quando o próprio dono do cartão efetua a compra, mas alega, dentro do prazo de 180 dias, que não realizou a aquisição que consta na sua fatura;
  • Fraude amigável: feita por parentes ou conhecidos próximos do titular do cartão, porém sem o seu consentimento para a compra.

“Além da segurança diária que deve ser prioridade no setor, a fim de evitar prejuízos maiores, devemos nos atentar a datas comemorativas que, naturalmente, movimentam o comércio e aumentam a demanda dos fornecedores. Esses são considerados momentos estratégicos de cibercriminosos, já que o volume aumenta e muitos padrões podem passar despercebidos ou sofrerem falhas”, conclui Trudes.