E-commerce brasileiro fatura R$ 237,5 milhões em janeiro de 2023
Por Giovana Pignati • Editado por Claudio Yuge |
Somente no primeiro mês de 2023, as pequenas e médias empresas faturaram R$ 237,5 milhões em vendas online — um crescimento de 33% em comparação ao ano passado, quando registraram R$ 177,7 milhões. É o que diz um levantamento da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online.
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O avanço no faturamento no e-commerce se deu por alguns fatores, como o aumento de 7% do tíquete médio, alcançando R$ 251; o crescimento de 26% no volume de produtos vendidos, registrando 4,3 milhões; e o alto número de pedidos online, que registrou um crescimento de 24% em relação ao mesmo período de 2022 — saindo de 762 mil para 946 mil.
“O início do ano costuma ser desafiador para os varejistas. No entanto, os dados mostram que os empreendedores online estão se planejando com mais antecedência. Principalmente com a volta às aulas e as festas de Carnaval presenciais, os lojistas estão aproveitando as datas para realizar campanhas específicas e aumentar suas vendas”, afirma Tamires Barlette, especialista em e-commerce da Nuvemshop.
Moda lidera as vendas e uso do Pix cresce 80%
Os dados da plataforma ainda apresentam as categorias que obtiveram os melhores resultados neste início de ano. O setor de Moda liderou o ranking das vendas com folga, faturando R$ 88,5 milhões — valor bem distante dos demais segmentos. Em seguida, está Saúde & Beleza (R$ 19,5 milhões), Acessórios (R$ 18,5 milhões), Casa & Jardim (R$ 10,5 milhões) e Joias (R$ 8,2 milhões). Os itens mais vendidos foram: roupa escolar, óculos de sol e perfumes.
No quesito meios de pagamento, o cartão de crédito ficou em primeiro lugar, sendo utilizado em 50% dos pedidos pagos. No entanto, o PIX se destacou devido a um crescimento de 80% do seu uso, saindo de 14,5% dos pagamentos em 2022 para 26% em janeiro de 2023.
Já no ranking nacional dos estados com maior venda, São Paulo lidera, com R$ 120,8 milhões, seguido por Minas Gerais (R$ 24,4 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 15,8 milhões). Goiás e Santa Catarina se destacaram devido ao crescimento, em relação ao ano passado, que foi superior à média nacional, com 70% e 52%, respectivamente. O estudo considerou mais de 100 mil lojistas da Nuvemshop durante o período de janeiro de 2022 e 2023.