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E-commerce brasileiro cresce 12,6% e fatura R$ 39,6 bi no 1º trimestre

Por| Editado por Claudio Yuge | 19 de Maio de 2022 às 23h30

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Reprodução/Anna Shvets/Pexels
Reprodução/Anna Shvets/Pexels

O e-commerce brasileiro teve um crescimento de 12,6% no primeiro trimestre deste ano, com faturamento de R$ 39,6 bilhões. O dado é da Neotrust, empresa de inteligência para o comércio eletrônico. Houve ainda 9,7 milhões de compras online, 14% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Todas as regiões brasileiras apresentaram crescimento no trimestre, de acordo com a Neotrust. A Nordeste registrou aumento de 20% no faturamento e somou R$ 6,95 bilhões, além de 14,3 milhões de compras, uma alta de 29%. O Sudeste arrecadou R$ 22,8 bilhões e teve mais de 54,7 milhões de compras online (9% de crescimento na comparação com 2021).

Telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, moda e acessórios e informática foram as categorias com maior faturamento. Eletrodomésticos cresceram 25,8%, e moda e acessórios, 25,5%. Já telefonia e informática, apesar de estarem no top 5, apresentaram queda em faturamento, com redução de 0,6% e 20,3% respectivamente.

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Moda e acessórios, beleza e perfumaria, alimentos e bebidas, saúde e utilidades domésticas são as categorias com maior número de pedidos entre janeiro e março. Alimentos e bebidas foram o setor que mais cresceu em pedidos no trimestre, com 73,4%. Saúde teve um aumento de 38,1% nas compras.

Métodos de pagamento e clientes únicos

O cartão de crédito foi o método mais usado nas compras digitais nos primeiros três meses de 2022, representando 82,6% do faturamento total. Segundo a Neotrust, houve 6,5 pontos percentuais de redução no número de pagamentos por boleto no primeiro trimestre. Já o Pix saltou de 4,3% no primeiro trimestre de 2021 para 9,7% no mesmo período em 2022.

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O número de clientes únicos — que fizeram ao menos uma compra — chegou a 24 milhões, contra 23 milhões no mesmo período em 2021, 16 milhões no mesmo período em 2020 e 13 milhões no mesmo período em 2019.