Mesbla, loja clássica dos anos 80 e 90, volta como site de vendas
Por Márcio Padrão • Editado por Claudio Yuge |
A Mesbla, uma das principais redes de lojas de departamento do Brasil até os anos 90, voltou às atividades após 23 anos. No entanto, a marca ressurgiu nesta terça-feira (3) na forma de um site de compras marketplace, como uma vitrine para lojistas menores, na URL mesbla.com. Segundo o UOL, o investimento para o retorno foi de R$ 500 mil.
O site já conta com produtos eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, artigos de casa, decoração e brinquedos. O empreendedor Marcel Jeronimo e o advogado Ricardo Viana são os responsáveis pela operação. Os dois compraram o direito e a licença para usar o nome, a marca e identidade visual da Mesbla na internet.
A Mesbla surgiu em São Paulo em 1912 e encerrou as atividades em 1999, com a falência da rede; houve ainda uma tentativa de seu ex-dono, Ricardo Mansur, revitalizar a marca em 2009 como um site para o público feminino, mas o negócio não foi fechado. Agora, a nova Mesbla não deve abrir lojas físicas. "Nosso DNA não vai ser de um marketplace de nicho. Vamos oferecer o máximo de categorias para atender o Brasil inteiro", contou Jeronimo ao UOL.
De acordo com o empresário, a plataforma vai gerar 2.500 empregos diretos e indiretos. Para divulgar a novidade, vagões do metrô do Rio de Janeiro foram cobertos com adesivos da Mesbla.
O retorno da marca como um site, segundo a empresa, é consequência da expansão do e-commerce no Brasil. A Neotrust, empresa que monitora 85% do comércio eletrônico do país, afirma que o setor cresceu 26,9% em 2021, em comparação com o ano anterior. Também obteve um faturamento de R$ 160 bilhões no ano passado, graças principalmente à pandemia de covid-19.
Fonte: UOL