Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como transformar sua loja em ponto de coleta Mercado Livre

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Junho de 2023 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/Mercado Livre
Divulgação/Mercado Livre
Tudo sobre Mercado Livre

É possível cadastrar um estabelecimento comercial como ponto de coleta do Mercado Livre. Com a mudança, sua loja pode ser utilizada para retirada de pacotes ou devolução de produtos.

O serviço também é conhecido como Agência Mercado Livre e paga uma comissão a lojistas após cada retirada. Para clientes, é vantajoso por dois motivos: dá mais flexibilidade para retirar compras em lugares diferentes e pode ter um valor de frete mais barato em algumas situações.

O que é um ponto de coleta do Mercado Livre?

Continua após a publicidade

O ponto de coleta é um estabelecimento comercial autorizado para estocar, receber, entregar e devolver pedidos do Mercado Livre. O processo de cadastro é feito pela empresa Kangu, responsável pela logística, e há o pagamento de comissão a cada pedido retirado.

As lojas aprovadas na parceria recebem a certificação de Agência Mercado Livre e são identificadas por uma placa do e-commerce. Clientes podem pesquisar por agências próximas no site do Mercado Livre e escolher essa opção como forma de entrega.

Entretanto, a inclusão de novas agências depende da demanda do Mercado Livre e da Kangu nas respectivas regiões. É necessário fazer um pré-cadastro e aguardar a análise das empresas.

Como converter loja em ponto de coleta Mercado Livre

  1. Acesse kangu.com.br/seja-um-ponto-kangu/via computador ou celular;
  2. Clique em “Pré-cadastro”;
  3. Preencha o formulário com os dados da empresa;
  4. Selecione “Enviar”.

A equipe do Kangu analisa o pedido e, caso decida seguir com o processo de cadastro, retorna o contato em até sete dias úteis.

Além do cadastro, o Mercado Livre tem os seguintes requisitos para pontos de coleta;

Continua após a publicidade
  • Espaço para armazenar produtos;
  • Celular com acesso à internet;
  • Conta bancária vinculada ao CNPJ da empresa.

O Mercado Livre não é a única empresa que permite transformar lojas em pontos de coleta — também é possível cadastrar seu estabelecimento para receber pedidos dos Correios.