Mercado Livre: como devolver um produto no site ou aplicativo
Por Ariane Velasco | Editado por Bruno Salutes | 23 de Junho de 2020 às 10h35
O Mercado Livre permite devolver compras que foram efetuadas dentro do prazo de 30 dias após sua realização, seja porque o comprador se arrependeu, porque recebeu o produto errado ou porque ele veio com algum defeito.
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A devolução do produto deve ser solicitada no site do Mercado Livre e, depois disso, o comprador deve embalar novamente o pacote enviá-lo para o endereço de onde ele saiu. Uma vez que o vendedor tenha recebido o objeto, o site garante que o reembolso da quantia seja feito. Saiba mais a seguir.
Mercado Livre: como funciona a devolução no site
Conforme já foi dito anteriormente, o comprador tem até 30 dias para devolver um produto que não tenha lhe agradado por algum motivo. O código de devolução é gerado no próprio site e o processo pode ser realizado gratuitamente.
O código gerado no Mercado Livre tem validade de 7 dias, ou seja, depois que ele for gerado, você tem uma semana para entregar o produto nos Correios ou em oura transportadora. Já, caso o envio tenha sido enviado diretamente ao seu endereço pelo vendedor, você deve retorná-lo ao remetente ou enviar uma mensagem para ele pelo próprio site do Mercado Livre.
Mercado Livre: quais produtos podem ser devolvidos?
Assim como em qualquer loja, seja ela online ou não, existem produtos que não podem ser devolvidos. São eles:
- Alimentos e Bebidas (o que inclui suplementos);
- Animais;
- Artigos adultos;
- Brincos;
- Produtos de higiene, beleza ou cuidado pessoal;
- Imóveis;
- Ingressos para eventos e shows;
- Moda íntima, lingerie e moda praia;
- Plantas;
- Produtos de saúde;
- Serviços;
- Veículos.
Qualquer produto que não se encaixe nas categorias acima pode ser devolvido no Mercado Livre sem nenhuma cobrança.
Mercado Livre: reembolso
Existem regras para reembolso no caso de devoluções de produtos no Mercado Livre. Geralmente, o site reembolsa o comprador quando recebe o aviso de que o produto foi deixado nos Correios ou em uma transportadora. No entanto, pode acontecer que o site espere até que o produto chegue no vendedor para realizar o reembolso.
Os prazos de aprovação dependem do meio de pagamento realizado. No caso de pagamento à vista em dinheiro ou boleto (via Mercado Pago), o reembolso é imediato. O mesmo ocorre para cartão de crédito no Mercado Pago.
Já, caso você tenha efetuado o pagamento utilizando um cartão de crédito que não seja do Mercado Pago, o prazo é de 2 a 9 dias, dependendo de seu banco.
Mercado Livre: como solicitar a devolução
Para pedir a devolução de um produto, siga o breve tutorial abaixo:
No computador
Passo 1: entre no Mercado Livre e faça login em sua conta. Depois, no menu, localizado no canto superior direito da tela, clique em “Compras”.
Passo 2: acesse a compra que contém o produto a ser devolvido e clique em “Devolver grátis”.
Passo 3: depois de seguir as etapas mostradas no Mercado Livre, anote o código gerado pelo site. O Mercado Livre analisará seu caso e terá um prazo para entrar em contato.
Passo 4: após o prazo, você receberá um código de devolução - ou a equipe do Mercado Livre procurará entender seu caso para saber se existe essa possibilidade. Feito isso, efetue a entrega do produto em uma agência dos Correios ou em outra transportadora.
Pelo aplicativo do Mercado Livre
Passo 1: abra o aplicativo (Android | iOS) em seu smartphone e, após o login, toque no ícone de menu, no canto superior esquerdo da tela. Depois, selecione “Minhas compras”.
Passo 3: toque em “Devolver grátis”.
Passo 4: siga os passos para receber o seu código de reclamação.
Você sabia que era possível devolver um produto no Mercado Livre? Conte pra gente nos comentários!
Fonte: Mercado Livre