Amazon Prime: serviço de entregas com frete gratuito ilimitado chega ao Brasil

Por Rui Maciel | 10 de Setembro de 2019 às 00h00
Divulgação
Tudo sobre

Amazon

Saiba tudo sobre Amazon

Ver mais

A Amazon anunciou nesta terça-feira (10) a chegada do Amazon Prime ao Brasil. Para quem não conhece, trata-se de um serviço de entregas com frete gratuito ilimitado e sem valor mínimo, em que o usuário paga uma taxa única mensal. Além das entregas, ele terá acesso ainda a uma série de serviços focados em entretenimento, como o já conhecido Prime Vídeo, o Prime Music, o Prime Reading e o Twitch Prime.

Criado em 2005, o Amazon Prime já está presente em 18 países e conta com 100 milhões de usuários pagantes. O Brasil será o 19º país e o primeiro da América do Sul a contar com o serviço. De acordo com Talita Taliberti, gerente-geral para Prime na Amazon Brasil., as entregas serão feitas em todo o território nacional, com prazo a partir de dois dias úteis. "O Brasil é o país com o pacote mais completo de serviços do Amazon Prime em seu dia de lançamento", afirmou a executiva. "Nos outros países, para além do serviço de entrega, as plataformas de entretenimento foram sendo inseridas gradualmente. Já no Brasil, os usuários terão acesso a todos os serviços de uma vez só", completa.

Produtos disponíveis no plano, tempo de entrega e promoções

De acordo com a gigante do e-commerce, serão centenas de milhares de produtos entregues pelo Amazon Prime, em mais de 20 categorias, além de milhões de livros impressos. Isso inclui games, eletrônicos, produtos de beleza, vestuário, calçados, produtos para casa, brinquedos e muitos outros. Os produtos participantes do Prime serão comercializados pela própria Amazon, ou seja, aqueles pertencentes à modalidade de marketplace não entram no plano.

Para identificar quais produtos estão disponíveis para entrega via Amazon Prime, haverá um selo do serviço, inserido em cada um deles. Membros Prime em mais de 90 cidades brasileiras, incluindo as àreas metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, capitais e principais cidades do Sul e Sudeste terão frete a partir de dois dias úteis gratuito e ilimitado. Para as outras regiões, o Prime também terá entrega com frete grátis, mas com prazos de entrega a partir de três dias úteis. Para verificar a expectativa de tempo de envio para o seu endereço, o usuário pode visitar o site "Entrega Prime", digitar o CEP da sua residência ou serviço e verificar em quanto tempo a encomenda chegará. Em todos os casos, não há limite diário de compras com frete gratuito.

Outro benefício do Amazon Prime é que os membros do plano terão acesso antecipado de 30 minutos às chamadas "ofertas relâmpago", (promoções de curta duração de diversos produtos) antes que elas cheguem ao público em geral.

Desafios logísticos e assinantes

Para superar os desafios logísticos que envolvem um país continental como o Brasil, a Amazon afirma que tem parcerias com diversas empresas de entrega espalhadas pelo país. Além disso, a empresa afirma que o objetivo é manter a média de 98% das entrefas feitas no prazo e que seus dois centros de distribuição, localizados na cidade de Cajamar, em São Paulo, terão condições de atender as demandas em todo território nacional.

Além disso, a companhia afirma que mesmo com o preço agressivo cobrado para os assinantes, o foco não é formar uma base de clientes a qualquer custo: "Queremos focar na experiência de compra de nossos clientes e não crescer a a base [do Amazon Prime] a qualquer custo", afirma Taliberti. "Acreditamos que esse crescimento será orgânico se garantirmos que nossos usuários tenham uma boa gama de produtos à disposição, com preços competitivos e, claro, com a entrega no prazo combinado".

Centro de Distribuição da Amazon em São Paulo

Plataformas de entretenimento

Para além das entregas com frete gratuito ilimitado, o Amazon Prime traz uma série de serviços de entretenimento integrados, onde o usuário pode aproveitar todos pagando uma taxa única, como dissemos anteriormente. Confira abaixo quais são:

Prime Video: já conhecido do público brasileiro, o Prime Vídeo chegou ao país em 2016 e é um dos principais concorrentes do Netflix no mercado de streaming de vídeos. O serviço traz filmes, séries e documentários de outros canais de TV e estúdios de cinema (Two and a Half Men, Seinfield, Chaves, Mr. Robot, This is Us e The Office), mas também conta com conteúdo original, com séries como Jack Ryan, The Marvelous Mrs. Maisel, Good Omens, The Boys e filmes como Manchester À Beira Mar e os documentários da série All or Nothing, que ganhará um novo episódio focado na conquista da Copa América de futebol pela Seleção Brasileira nesse ano.

Prime Music: A Amazon está trazendo seu serviço de música em streaming para o Brasil e que concorrerá com o Spotify, Deezer, Apple Music, YouTube Music (antigo Google Play Music) e Deezer. O Prime Music terá um acervo com mais de dois milhões de músicas, sem anúncios, podendo alternar sem limites entre as canções e fazer download das mesmas para ouvir off-line.

Amazon Prime Music: acervo com dois milhões de canções

O Prime Music oferecerá ainda centenas de playlists e estações, sem nenhum custo adicional. Estão disponíveis músicas de diversos artistas nacionais e internacionais, como Caetano Veloso, Pabllo Vittar, Ludmilla, Queen e Gusttavo Lima; além de playlists selecionadas como “Prime Hits”, “Festa Sertaneja” e “Café, MPB e Trabalho”. O serviço será acessado por meio do aplicativo Amazon Music, disponível para celulares e tablets iOS e Android, Fire TV, na versão web ou no carro, através dos apps Android Auto ou Apple CarPlay. Para ter acesso a mais músicas, clientes no Brasil poderão optar por fazer o upgrade para o Amazon Music Unlimited, o serviço premium de música em streaming da Amazon, com mais de 50 milhões de músicas, incluindo os últimos lançamentos. No entanto, a empresa não confirmou quanto custaria esse upgrade.

Prime Reading: Este serviço trará uma seleção rotativa de centenas de eBooks, incluindo títulos de ficção, não-ficção, livros em inglês, entre outros, incluindo best-sellers. Entre os títulos presentes, estão Outros Jeitos de Usar a Boca, de Rupi Kaur; a versão em inglês de Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling; Vendedor de Sonhos, de Augusto Cury; e O Melhor do Cortella, de Mario Sergio Cortella; além disso, o usuário também poderá acessar revistas da Editora Abril, como Veja, Claudia e Saúde. Membros Prime poderão ler os títulos baixando os aplicativos gratuitos do Kindle para Android e iOS ou ler em qualquer dispositivo Kindle.


Twitch Prime: Comprado pela Amazon em agosto de 2014, a plataforma de transmissão de streaming de jogos Twitch passa a fazer parte do pacote do Prime, com o nome Twitch Prime. Membros do serviço têm acesso a loot de jogos para aproveitar em alguns dos maiores títulos do mundo, como Apex Legends, Grand Theft Auto Online e Call of Duty: Black Ops 4. Além disso, eles terão uma seleção gratuita de jogos a cada mês, uma assinatura em um canal da Twitch por mês, e muito mais.

Preço

Em sua chegada ao Brasil, o Amazon Prime terá um preço bastante agressivo para conquistar sua base de assinantes: eles custará R$ 9,90 por mês ou R$ 89,90 por ano (economia de 25% para quem optar por esta modalidade). Além disso, o usuário terá um período de destes de 30 dias gratuitos para testar o serviço e, terminado esse prazo, pode optar por adotá-lo pelos valores citados.

Aliás, se você quiser usar os 30 dias de testes gratuitos do Amazon Prime agora, basta clicar aqui.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.